sábado, 13 de abril de 2013

Crónica e Análise: SC Braga 1 - FC Porto 0



1 – Crónica

Dragões Falharam A Conquista da Taça da Liga

No início de noite deste Sábado, FC Porto e SC Braga defrontaram-se no Estádio Cidade de Coimbra em jogo a contar para a final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos minhotos por 1-0.
Menos de uma semana depois, portistas e bracarenses voltaram a defrontar-se, editando assim, uma final inédita nesta prova. Vítor Pereira, como fez ao longo da competição, atribuiu a titularidade a Fabiano, deixando Helton sentado no banco de suplentes. Para além desta alteração, Abdoulaye foi titular em detrimento de Otamendi.
O primeiro tempo ficou marcado, inicialmente, pela abordagem cautelosa de ambos os lados, Braga e FC Porto conhecem-se bem e utilizaram esse conhecimento para se protegerem. A primeira grande oportunidade de golo surgiu do lado portista. Defour colocou a bola na área, mas nem Jackson nem James conseguiram fazer o mais importante, o golo. O FC Porto ia procurando controlar as operações, enquanto os bracarenses procuravam surpreender, sem contudo, criarem perigo eminente nas imediações da baliza defendida por Fabiano. Mas eis que chegou o momento do jogo. Abdoulaye cometeu falta no interior da área, viu segundo amarelo e como consequência disso deixou o FC Porto duplamente prejudicado; primeiro por ficar irremediavelmente reduzido a dez e depois por ficar a perder, uma vez que o jogador bracarense converteu a grande penalidade.
No início do segundo tempo Vítor Pereira foi forçado a fazer uma alteração, para fazer entrar Otamendi retirou Lucho do meio campo. Entretanto cabia ao FC Porto correr atrás do prejuízo, mas o Braga também procurou ampliar o marcador. Os minhotos estiveram algumas vezes perto de marcar, mas Fabiano ou o poste estavam lá. Jackson também esteve perto de empatar, mas o remate saiu ao lado.
E desta forma o SC Braga conquistou a sexta edição da Taça da Liga. Quanto ao FC Porto, falhou, pela segunda vez, a conquista deste troféu.



2 – Análise

No meu post de antevisão referi o seguinte: «Será um bom jogo, certamente diferente do da passada Segunda.» Não falhei muito, na minha opinião o Braga foi muito mais igual a si próprio no jogo deste Sábado, completamente diferente daquele que se apresentou no Estádio do Dragão. E claro, o jogo que não se esperava fácil, complicou-se mais. Considero que foi um bom jogo, onde ambas as equipas jogaram no erro uma da outra, com as defesas atentas aos movimentos dos ataques contrários. Tudo ficou mais complicado para o FC Porto com a expulsão do defesa Abdoulaye que obrigou Vítor Pereira a mexer no meio campo; e a consequente grande penalidade que acabou por decidir o jogo. Acho que os jogadores tentaram dar a volta ao texto, talvez mais com o coração do que com a razão, mas não deu certo, talvez faltou a sorte. Em suma, foi uma final entre duas equipas nortenhas, que se conhecem bem, venceu o Braga, a quem dou os parabéns. Agora é hora de todos, jogadores e adeptos portistas, concentrarem todas as atenções e esforços no campeonato, porque esse sim é o nosso grande objectivo.


1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Só pude ver parte da segunda metade do jogo, mas pelo que vi, foi mais do mesmo. trapalhões na generalidade, sem imaginação, com Fabiano a impedir um resultado mais pesado, e com Fernando uma vez mais a demonstrar que dignifica a camisola que enverga.
Mossoró conquistou bem o penalti perante o jovem Abdoulaye.

O nosso jogo é previsível, falta-nos velocidade e magia.
Temos um treinador que não consegue abanar a equipa, e ser o anti-depressivo que retirasse ansiedade e motivasse. Somos bicampeões e temos de nos assumir como tal.
A nossa equipa caminha para final da temporada ligada à máquina.
Vai nos valendo o brio e carácter de alguns atletas, que lutam até não terem forças.
Nas últimas partidas Fernando e Castro têm sido exemplo daquilo que digo. Podem não ser prodígios, mas têm aquilo que falta à equipa - Garra e Mística.
Inexplicavelmente Castro desapareceu das opções.
A sul americanização do plantel ao longo dos últimos anos tem delapidado a cultura do "Ser Porto".

A nós adeptos compete-nos continuar a apoiar a equipa, para que o final da época seja menos penoso, e sempre na esperança da conquista do tão ambicionado Tri.

Parabéns ao Braga pelo troféu.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt