sexta-feira, 13 de março de 2015

Afinal Lopetegui Tinha Razão!



Rotatividade, esta palavra, no início da época, causou críticas a Lopetegui. E essas críticas vieram de todos os lados: eram os comentadores que criticavam e até achavam que o espanhol não era competente; eram os adeptos portistas que criticavam porque não jogava A, B ou C. enfim, a rotatividade de Lopetegui era sempre o assunto perfeito para alimentar uma crítica ao treinador

A 29 de Setembro de 2014, (que podem ver aqui),
escrevi isto acerca da rotatividade:
«Desde o início da época, Lopetegui tem optado por não repetir o onze em cada um dos jogos. Se há quem discorde desta política de gestão do grupo, eu concordo com ela. Se não vejamos. O FC Porto tem um plantel recheado de jogadores com valor, pelo menos dois para cada lugar – algo que qualquer treinador gostaria de contar, seguramente. E todos nós portistas esperamos que cada um deles estejam aptos para jogar assim que Lopetegui os chamar. Ora bem, como é que um jogador pode estar motivado e em forma, estando no banco à espera da sua vez enquanto o treinador repete um onze? É ou não é melhor alterar as escolhas, promovendo rotatividade, fazendo com que todos trabalhem bem durante a semana, porque nunca sabem que escolhas vai fazer o treinador. Desta forma Lopetegui consegue manter os jogadores motivados e prontos para entrar em campo. Pois eu concordo com este método de rotatividade do treinador portista.
Bem sei que podem dizer-me: pois, mas há jogadores que ainda não foram opção, ou que foram menos vezes opção. Pois, pois há, mas ainda a época está a começar, ainda há tempo para esses mostrarem mais nos treinos e entrarem na equipa.»

E a 19 de Outubro de 2014, (podem ver aqui o texto na íntegra)
voltei a escrever sobre o assunto, reforçando a ideia anterior:
«E claro, lá veio outra vez a história da rotatividade que parece ser um problema grave. Pois bem, para mim que não sou, nem de perto nem de longe especialista na matéria, digo apenas e só aquilo que me parece e que para mim faz todo o sentido. O FC Porto tem um plantel recheado de bons jogadores, muitos talentos que estão a se afirmar e prontos para crescer. A equipa precisa do contributo de todos eles e, todos nós queremos que quando seja necessário entrar alguém para substituir um lesionado ou castigado, faça o melhor. Ora para tal acontecer, julgo que o melhor será o jogador jogar com regularidade. Certo? Então a rotatividade não serve para isso?»
Olhando agora para a equipa eu pergunto: Afinal estão ou não estão todos prontos para entrar em qualquer altura? Afinal estão ou não estão todos motivados? Não terá sido graças à rotatividade que quando Brahimi foi para a Taça das Nações Africanas nem se notou a sua ausência? Não terá sido graças à rotatividade que a ausência de Óliver foi bem colmatada? Não será graças à rotatividade que a lesão de Jackson não é vista por nós adeptos como dramática? Não terá sido graças à rotatividade que, quando Danilo foi obrigado a abandonar o jogo, nem se notou a sua ausência? Afinal a rotatividade foi um problema?
Pois é, afinal Lopetegui tinha razão em promover rotatividade no plantel. Mas na altura a malta em vez de olhar para a floresta, preferiu olhar para a árvore e criticar as opções do treinador foi mais fácil. Lopetegui, ao promover a rotatividade, estava não só a pensar na motivação de todos, mas também a pensar nesta fase da época. Ou seja, estava a ver a floresta para lá da árvore.



2 comentários:

SDF disse...

Pronto, lá vem o adepto do "eu sabia" "eu disse"... em nada diferente dos que criticaram a rotatividade e o treinador na primeira parte da época!

O povo Portista criticou a rotatividade apenas porque se estavam a perder pontos em jogos fundamentais!
E essa mesma rotatividade. embora seja muito útil agora, fez-nos perder pontos que nos podem vir a custar um campeonato!

Fazer agora de Lopetegui um grande treinador ainda é demasiado cedo, vamos ver como isto acaba!

Ana Andrade disse...

Não se trata de querer dizer que tinha razão, trata-se, isso sim, de constatar factos. E é um facto que Lopetegui tinha razão.
Quanto aos pontos que a equipa perdeu em determinados jogos, também é importante não esquecer que muitos deles foram marcados por erros, erros normais para uma equipa que estava na altura a formar-se.
Como vai terminar o campeonato, não sabemos, logo se vê, mas há uma coisa que não se pode por em causa, Lopetegui é um bom treinador, que já fez muitas coisas positivas neste FC Porto independentemente de como terminar o campeonato.

Ana Andrade