sábado, 21 de março de 2015

Crónica e Análise: Nacional 1 – FC Porto 1



1 – Crónica

Empate Deixa Dragão a 3 pontos da Liderança

No início de noite deste Sábado o FC Porto deslocou-se até ao terreno do Nacional em jogo a contar para a 26ª Jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Helton; Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Evandro; Tello Aboubakar e Brahimi.
O Nacional entrou pressionante, procurando fazer com que o FC Porto tivesse algumas dificuldades para chegar com perigo à área madeirense. Ainda assim, foram os dragões quem mais somaram remates à baliza do adversário. Casemiro, ao minuto 12, foi o autor de um desses remates, outro foi da autoria de Brahimi, ao minuto 25, mas o mais perigoso foi da autoria de Alex Sandro, já ao minuto 38, visto que obrigou o guarda-redes do Nacional a defender. Do outro lado, os madeirenses apenas fizeram um remate. E, a 3 minutos do intervalo, Tello ativou o marcador, com um grande golo. Assim, foi com os dragões em vantagem que terminou o primeiro tempo.
A segunda parte foi diferente. Começou com uma oportunidade de golo para os azuis e brancos, no entanto, Maicon viu o seu remate, na cobrança de um livre direto, ser travado pela barra da baliza adversária. Na resposta, Helton teve de se aplicar para travar um remate. Contudo, esse seria um aviso de que o Nacional ia apostar mais no ataque. E ao minuto 62 surgiu o empate. Lopetegui pediu aos seus jogadores que reagissem, e foi o que tentaram fazer. Danilo viu um remate seu ser parado pelo poste e Aboubakar  viu o guarda-redes adversário negar-lhe o golo. Do outro lado, o Nacional acabou por desperdiçar uma boa oportunidade de golo. Os dragões procuraram o golo, contudo, faltou a calma, a intensidade   e o discernimento para voltar a ficar em vantagem no marcador.
Com este empate o FC Porto fica a 3 pontos da liderança do campeonato, visto que o Benfica perdeu em Vila do Conde.


2 – Análise

O FC Porto voltou a depender de si próprio e isto talvez seja o ponto mais positivo desta noite. É verdade que se o FC Porto tivesse vencido - e devia ter feito um bocadinho mais para o conseguir, mas já lá vou – estaria numa posição bem mais confortável. Mas agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado, o resultado do jogo na Madeira foi um empate e digamos que do mal o menos.
Na minha opinião, o FC Porto teve atitude, mas faltou um pouco mais de calma, faltou um pouco mais de discernimento nos momentos cruciais e faltou intensidade. Mas também parece-me que é importante não esquecer que o Nacional não facilitou a vida ao FC Porto, o que aliais já era esperado.
Tello voltou a marcar para o campeonato, mas por outro lado, a defesa azul e branca voltou a sofrer golo.
Em suma, foi um empate num jogo difícil, mas onde sobrou a sensação de que podia ter sido feito um bocadinho mais, sobretudo pelo facto de ter entrado em campo sabendo que o Benfica tinha perdido e que por isso uma vitória encurtaria a distância para apenas 1 ponto. Agora é olhar para a frente, porque ainda há muito para jogar e se antes, que o FC Porto não dependia de si, não era impossível, agora que depende de si, menos impossível é. É preciso é manter a mesma atitude em todos os jogos e em certos momentos, jogar mais com a razão do que com o Coração. Vamos Porto!







Sem comentários: