terça-feira, 10 de março de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Basileia 0



1 – Crónica

FC Porto Entre os 8 Melhores da Europa

No início de noite desta Terça o FC Porto recebeu o Basileia em jogo a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0, 5-1 no conjunto dos dois jogos.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Evandro; Tello, Aboubakar e Brahimi.
O Basileia entrou pressionante, mas ao minuto 14 o FC Porto adiantou-se no marcador, através de um golo de Brahimi, na marcação de um livre direto. Pouco depois de um momento de festa, seguiu-se um grande susto. Danilo e Fabiano chocaram, o lateral direito caiu desamparado e foi obrigado a abandonar as quatro linhas e teve de ser transportado ao hospital. Com esta situação, Lopetegui teve de colocar em jogo Martins Indi, que passou a ocupar o lado esquerdo da defesa, enquanto que Alex Sandro passou a ocupar o lado direito. Talvez em consequência da lesão de Danilo, nos minutos que se seguiram, os dragões pareceram desligar um pouco. No entanto, Aboubakar, a meia hora de jogo, fez tocar o alarme e voltar a focar a equipa. Já próximo do descanso, os Suíços procuraram  criar perigo, mas não conseguiram ser felizes. E foi com este resultado que chegou o intervalo.
O FC Porto praticamente entrou a ganhar no segundo tempo, já que ao minuto 47, Herrera fez o segundo golo da noite, ampliando ainda mais a vantagem portista na eliminatória. E, menos de 10 minutos depois, ao minuto 56, na conversão de um livre, Casemiro fez o terceiro golo. A perder por 3 golos, os Suíços procuraram o golo, mas Fabiano respondeu da melhor forma, com uma defesa. E, para fechar as contas da noite, Aboubakar fez o quarto golo, ao minuto 76.
Com esta vitória o FC Porto carimbou a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, integrando assim, o grupo das oito melhores equipas europeias.



2 – Análise

Já está, o FC Porto garantiu a passagem aos quartos de final da prova rainha do futebol europeu. Pareceu fácil, mas porque o FC Porto transformou as dificuldades em facilidades. Certamente que o Basileia vinha com o objetivo de procurar dar a volta ao resultado, mas um FC Porto unido, solidário, competente, consistente, concentrado, lutador, controlador e dominador, não permitiu qualquer reação. Brahimi, Herrera, Casemiro  e Aboubakar fizeram os golos que deram a vitória portista. Foi uma vitória brilhante, uma vitória justa, sem qualquer contestação. E eu gostei, gostei muito e, mais uma vez, estou muito orgulhosa desta equipa.
 Em suma, foi um FC Porto à Porto que, mais uma vez, conquistou a vitória e a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões.


PS. Felizmente está tudo bem com Danilo, tudo não passou de um grande susto. Mas ainda assim, recupera rápido, Danilo.


Sem comentários: