sábado, 7 de março de 2015

Não Insultem a Nossa Inteligência!



Antes de mais, tenho de fazer um alerta importante: o post é grande.
Na Quinta um tal de Varandas Fernandes veio com a história de que os dirigentes portistas estão a condicionar os árbitros.
“Varandas Fernandes acusa os responsáveis do FC Porto de tentativa de condicionar arbitragens. Dirigente encarnado considera que portistas tentam "conseguir fora de campo o que está a ser difícil dentro das quatro linhas".
O vice-presidente do Benfica João Varandas Fernandes pede uma investigação às declarações recentes de Pinto da Costa e Julen Lopetegui. Presidente e treinador do FC Porto têm mantido, na opinião do dirigente, o tema arbitragem na ordem do dia, o que deverá motivar "a abertura de um inquérito [por parte da Liga]". Para Varandas Fernandes, a estratégia dos responsáveis portistas é "pressionar os árbitros neste terço final de campeonato para tentar conseguir fora de campo o que está a ser difícil dentro das quatro linhas". Neste sentido, apela a uma medida preventiva por parte da Liga, de forma a averiguar "se há uma tentativa de condicionar os árbitros".
Nesta entrevista a Bola Branca, o vice-presidente do Benfica identifica, ainda, "contradições" no discurso de Pinto da Costa. "Há uns tempos dizia que os burros é que falam de arbitragem e agora todos falam", argumenta.
Confiança na conquista do título Varandas Fernandes assume preocupação, porque teme que "interferências externas" condicionem o Benfica na luta pelo título.
Retirado do blog:
Antes de mais estas declarações dão-me vontade de rir… Depois até consigo concordar com este senhor, mas só apenas na parte em que ele diz que a Liga deverá abrir um inquérito. Realmente é verdade, mas para investigar o gigante imbróglio que envolve Vieira, Bruno de Carvalho, Benfica, Sporting e uma aliança. Já para não falar do andor.
Mas será que ele está a falar destas declarações de Lopetegui?
“Mais uma vez, tivemos o azar de o árbitro não ver e de ter perdoado cartões vermelhos aos laterais do Boavista, enquanto nós fomos admoestados com cartões amarelos que não se entendem… A verdade é que a equipa já está habituada a isso… E infelizmente essa é a realidade: quando o futebol não chega, as outras equipas, que são boas e bem orientadas, quando o futebol não chega, têm a sorte com as decisões dos árbitros que nós não temos tido.”
(declarações no final do jogo frente ao Boavista no Bessa)
“Eu não falei de arbitragens, estão confundidos; eu falei de azar, é diferente. E não falei de nenhuma equipa em particular, mas só recebi resposta de uma equipa. Excusatio non petita, culpabilita manifesta  [“quem se desculpa sem ter sido acusado, culpabiliza-se”].”
(Isto em resposta a estas declarações de Jorge Jesus)
“É natural que [Julen Lopetegui] fale das arbitragens. Não vou comentar. Só lhe vou perguntar, porque não sei de que jogo é que ele está a falar… Se estiver a falar  do Penafiel vs. FC Porto, ficamos todos a perceber o que ele quer dizer… Seja como for, é uma área que não conheço nem estou interessado… Interessa-me separar-me do foco que é o nosso adversário, os adversários directos que no jogo estão na luta pelo título. Isso é que me interessa, para fazermos o que temos feito até hoje, sermos a melhor equipa, em primeiro lugar há 18 jornadas. Queremos chegar ao fim assim e não queremos desviar-nos com questões diferentes do jogo jogado. Não estou muito interessado no jogo falado.”
Retirado do blog:
Bom, para mim, e julgo que para os portistas, Lopetegui apenas constatou o óbvio, nada mais do que isso. E nem se referiu a ninguém em concreto, embora, para bom entendedor, meia palavra basta. Ou seja, o carapuço acertou-lhes em cheio.
Ontem foi a vez de João Gabriel, o diretor de comunicação do Benfica, ou como muitos dizem, o papagaio verde com bico encarnado, proferir umas declarações na mesma linha de ideias das de Varandas Fernandes. Às tantas o autor do guião é o mesmo…
“Em artigo de opinião no diário espanhol AS, diretor de comunicação do Benfica, acusa o FC Porto de tentativa de condicionamento dos árbitros na fase final da Liga.
"É público que há uma ruidosa campanha contra os árbitros promovida por um clube português. O objetivo é claro e assumido: condicionar e coagir o trabalho deles na fase final da Liga", escreve João Gabriel, diretor de comunicação do Benfica, num artigo de opinião, intitulado "Ofende só falar dos árbitros", publicado na edição desta sexta-feira do diário desportivo espanhol As.
"Vítor Baía, referência inevitável do FC Porto, disse há uns dias, em referência a esta campanha promovida pelo seu clube de sempre, que «os árbitros não são desculpa para o fracasso». Declaração valente e lúcida de quem não se identifica com esta campanha absurda", escreve ainda Gabriel, que acrescenta: "Recordando a história dos últimos 30 anos em Portugal, eu diria que ouvir o FC Porto queixar-se da arbitragem é o mesmo que ouvir Fidel Castro queixar-se do comunismo cubano", destacando ainda: "O Benfica é a equipa com o melhor ataque e a melhor defesa, venceu no Estádio do Dragão sem registo de protestos -- exceto vindos das bancadas --, conseguiu a maior goleada da temporada e é líder desce a quinta jornada. Aos leitores do As, que seguem regular ou esporadicamente a Liga portuguesa, posso dizer que, citando Steve Jobs, "o que se vê corresponde à verdade"".”
Retirado de:
Aqui, e infelizmente, Vítor Baía tem culpas no cartório. Gostava de perceber, Baía, porque tanto distanciamento do FC Porto? Será que a memória ficou curta?
E parece que no Domingo um comentador benfiquista tentou vender que o clube encarnado está a ser vítima de uma cabala. Pois é, vítima. Segundo li no blog bibo-porto-carago, “O comentador afecto à entidade a quem a Câmara de Lisboa pretende perdoar um número disparatado de milhões de euros teve a seguinte epifania: encontra-se em curso uma cabala contra o referido clube que se traduz na difusão reiterada, via comunicação social e redes sociais, da ideia falsa de que o mesmo vem sendo altamente beneficiado pelas equipas de arbitragem, esquema esse montado para ocultar o facto de ser o FCPorto quem, esse sim, é favorecido pelos árbitros.”
Vamos lá ver se percebi: estes três senhores, Varandas Fernandes, João Gabriel e o tal comentador benfiquista, estão a vender a ideia de que o Benfica tem sido vítima de uma campanha mentirosa que procura mostrar que os encarnados tem sido claramente beneficiados; mas afinal é tudo para camuflar os benefícios de que o FC Porto tem usufruído. É isto que querem fazer-nos acreditar? Valha-nos Deus, os Santinhos e os Anjinhos… que é preciso ter paciência… Se assim é, então respondam-me a três simples perguntinhas: em que jogos o FC Porto foi claramente beneficiado pelas arbitragens? em quantos jogos ficou a jogar com mais um jogador? Ou quantas vezes os adversários de um jogo viram os seus jogadores em risco serem amarelados na jornada anterior, tipo o que voltou a acontecer ao Arouca? Tenham paciência, mas o melhor será calarem-se, porque não é essa conversa da treta que nos vai fazer distrair e esquecer o que tem acontecido. E o que tem acontecido, há muito, muito tempo, é o Benfica ir num andor tão grande como a Torre dos Clérigos. Se não vejamos:
“14 pontos com intervenção directa de erros de arbitragem.
7 penáltis por marcar a favor dos adversários
3 penáltis mal marcados a favor do Benfica
7 golos precedidos ou através de irregularidades
4 golos limpos anulados aos adversários.
2 expulsões mal assinaladas a favor do Benfica
3 expulsões por assinalar contra o Benfica
0 pontos perdidos por erros de arbitragem
0 golos sofridos com irregularidades
6 jogadores sem impedimentos físicos que não defrontaram o ex-clube
17 jogadores de adversários suspensos para o jogo com o Benfica”
Dados retirados do blog o tribunal do Dragão e citado pelo blog portistas anónimos.
Por isso, façam-nos um favor, não insultem a nossa inteligência, porque nós não comemos palha ao pequeno almoço. Se há gente que acredita em tudo o que ouve e lê, é problema deles, porque estão a ser tão enganados quanto as vítimas de uma burla que envolve milhões de euros, mas nós portistas atentos não caímos nessa treta.
Termino dizendo que o que me parece é que o Benfica está com medo, só não sei bem de quê: 1 - porque estão a ver que o FC Porto não deita a toalha ao chão, que não desiste de lutar pelo título; ou 2 – porque tem medo que a estratégia que parece estar montada caia por terra com as declarações de Bruno de Carvalho a denunciar parte dela. Ou seja, decidiram atacar o FC Porto para ver se desviam as atenções. Estão com azar, nós portistas não damos para esse peditório e, por isso, vamos continuar a tocar no assunto andor quantas mais vezes for preciso.


Sem comentários: