quarta-feira, 20 de maio de 2015

Somos Porto!



“Adeptos cortaram estrada junto ao Olival com pás e picaretas
O treino do F. C. Porto foi, esta terça-feira, perturbado por cerca de 100 adeptos, que cortaram a estrada junto ao centro de estágios e impediram os jogadores de chegar ao Olival. Munidos de pás e picaretas, deixaram mensagem à equipa portista.
GNR foi chamada ao local para serenar os ânimos e ficou colocada junto à porta e nas zonas circundantes ao Olival 
O protesto ocorreu cerca das 9 horas da manhã, a hora a que os jogadores portistas costumam apresentar-se no Olival para o treino.
Perto de 100 adeptos ocuparam a estrada no cruzamento junto ao centro de estágios e não deixaram os jogadores seguirem para o treino. Perante a falta de forças policiais, os futebolistas decidiram voltar para trás.
Teve de ser pedido um reforço policial e, largos minutos depois, vários agentes policiais deslocaram-se ao local para serenar os ânimos.
O JN apurou, junto de fonte de claque portista, que alguns dos que foram ao Olival para protestar estavam munidos de sacholas, picaretas e pás, retiradas de uma carrinha do serviço de manutenção dos relvados que se dirigia para o centro de estágio. A intenção não era a violência, antes deixar uma mensagem irónica: os adeptos não queriam que os jogadores fossem treinar, mas sim que fossem trabalhar. "Para o que jogam não precisam de treinar. Vão mas é trabalhar para o campo", ouviu-se. (…)”
Em
Parece que esta é a notícia que melhor relata o que se passou, é que pelos vistos muitos órgãos de comunicação contaram o sucedido com contornos diferentes… Nenhuma novidade, portanto. Mas vamos ao que interessa.
Posso ou não concordar com o protesto ordeiro, protagonizado pelos Super Dragões, na manhã de ontem; posso ou não achar que o fizeram na melhor altura. Mas não concordo, de todo, com esta resposta dada pelo Dragões Diário:
A época está no fim, não correu como desejávamos e os adeptos têm direito a manifestar o seu descontentamento. Já não têm, porém, o direito de interferir com a planificação da equipa, mesmo numa altura em que se joga para cumprir calendário. Até o bloqueio a Cuba está no fim, há coisas que já não se usam.”
E não concordo por uma simples razão, porque todos nós adeptos, membros de claques ou não, somos Porto. Que seria do FC Porto sem os adeptos? O que seria do clube sem as claques que acompanham a equipa para todo o lado? Todos nós adeptos somos a alma do FC Porto. Muitos são os jogadores que vestem a camisola do clube e acabam por sair, tal como os treinadores; mas nós não, nós adeptos estamos sempre aqui tanto nos bons momentos, como nos maus, nós não vamos a lado algum e sem nós o clube não vive. Nós somos Porto. Por isso seria bom que não se esquecessem disso…

Eis a resposta dos Super Dragões

“Diariamente pensamos no FC Porto!
Diariamente levantamo-nos a pensar no nosso Porto!
Diariamente deitamo-nos a pensar no nosso Porto!
Não sofremos semanalmente com os insucessos!
Não festejamos semanalmente as vitórias!
Não, a nossa rotina diária é mesmo pensar no clube 24h por dia!
O nosso único interesse, a nossa única motivação é ver um clube que vence desde 1893 continuar a fazê-lo!
Se quem o faz fala em português, brasileiro, espanhol ou basco, pouco interessa...a nossa nacionalidade é o FC Porto!
Os deveres que temos perante o nosso clube são também acompanhados pelos direitos. Não perceber isso é pensar que só servimos para aplaudir.
É por isso que hoje vamos voltar a bloquear uma via de acesso, neste caso a A1 rumo ao pavilhão de Odivelas....é assim o nosso estilo diário.
Se aqueles que não gostam de bloqueios quiserem perceber como se faz...venham connosco!
Sim, nós sabemos que o portismo de hoje é diferente.
Sim, nós sabemos que agora há um portismo diário que só aparece nas derrotas.
Sim, nós sabemos que sofrer, ficar incomodado, não dormir quando as coisas correm mal, é um portismo fora de moda....mas esta vai continuar a ser a nossa rotina diária.
Como para nós a verdade só tem um lado, e como achamos que quem mente uma vez pode mentir mais vezes, não damos credibilidade aqueles aquém ainda recentemente o nosso presidente virou costas.
Tudo o que esses digam sobre nós...é de desconfiar!
Os nossos alvos são aqueles que não defendem e honram o nosso clube até á última gota do seu suor e do seu sangue.
Já aqueles que o sentem, aqueles que lutam por ele, aqueles que nunca viram as costas mesmo perante um chorrilho de críticas externas, esses têm o nosso respeito e terão que ter sempre espaço num clube guerreiro como o nosso sempre foi.
Dos fracos não reza a história....Sofremos por te amar, connosco nunca estarás só!
Super Dragões 1986”

Retirado de:


3 comentários:

iur disse...

Não me agrada nada esta troca de galhardetes entre o Dragão Diário e os Super Dragões. Os problemas devem resolver-se em família, que era uma das grandes virtudes desta casa. Não é altura para conflitos entre irmãos, muito menos expô-los na praça pública. Disso andam os outros sedentos.

Ana Andrade disse...

Boas,
Completamente de acordo, iur.

Cumprimentos

Ana Andrade

Gil Lopes disse...

O problema surge no topo da hierarquia portista...

Sem a liderança efectiva de JNPC, o FCP está a dar tiros nos pés sempre que um qualquer comentador portista se autorga no direito de falar em nome do FCP...

Com isso só cria ainda mais divisões no clube...
Nesta altura seria aconselhável prudência, silêncio e muito trabalho...

Gil Lopes