segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Crónica e Análise: Belenenses 1 – FC Porto 2



Vitória Difícil Num Terreno Difícil

No final de tarde, início de noite, deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Belenenses, em jogo a contar para a 24ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este encontro Peseiro apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Marcano, Chidozie e José Ángel; Danilo, Herrera e André André; Corona, Suk e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo, e ao minuto 9, Brahimi ativou o marcador. 9 minutos depois chegou o segundo golo dos portistas: Maxi cruzou  e um defesa contrário acabou por introduzir a bola na própria baliza. Até este momento os azuis do restelo não tinham conseguido chegar à área portista, mas na primeira vez que lá foram, fizeram-no com perigo: na marcação de um livre a bola embateu no poste da baliza defendida por Casillas. Na resposta, Brahimi ficou perto de fazer o segundo golo. Seguiu-se nova ameaça do Belenenses, em que o remate foi ao lado.
No segundo tempo os do restelo, sem nada a perder, alteraram o seu esquema tático, na tentativa de procurar criar mais perigo junto da baliza portista. Mas a primeira ocasião de golo do segundo tempo pertenceu ao FC Porto e a Suk, no entanto o guarda-redes contrário impediu o terceiro golo portista. Suk não conseguiu fazer o terceiro, o Belenenses reduziu a desvantagem. Na resposta ao golo sofrido, Herrera quase marcava. Mas uma vez que o terceiro golo não foi conseguido, os azuis do Restelo criaram dificuldades aos portistas, com Casillas a ter de se aplicar para manter a vantagem.
O FC Porto fez uma boa primeira parte, marcou dois golos, na verdade marcou um, o outro foi autogolo, mas podia ter marcado mais. No segundo tempo o Belenenses, sem nada a perder, foi à procura de mais, fez o golo e o FC Porto abanou. Também é verdade que podia ter feito o terceiro golo e resolvido dessa forma a questão. Como não o fez, o apito do árbitro soou a música para os ouvidos dos portistas que, respiraram de alívio. Pelo menos eu respirei, porque é muito bonito haver jogo e emoção até ao final, mas há sempre o, chamemos-lhe, medo, que a equipa mergulhe na ansiedade e comece a jogar com o coração e deite a perder os pontos que agora não pode perder.
Em suma, foi uma vitória difícil, num terreno difícil, que permite manter a esperança acesa.
Com esta vitória o FC Porto fica a três pontos do Sporting e iguala o Benfica, ficando, naturalmente, à espera dos resultados dos adversários.
Vamos Porto!


Sem comentários: