sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Crónica e Análise: Benfica 1 – FC Porto 2



Casillas, Herrera e Aboubakar Concretizaram uma Importante Vitória

Ao início de noite desta Sexta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 22ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este encontro Peseiro apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Chidozie, Martins Indi e Layun; Danilo, Herrera e André André; Corona, Aboubakar e Brahimi.
Nos primeiros minutos do clássico ambas as equipas procuraram disputar a bola, sem contudo criarem demasiado perigo junto das balizas. Ao minuto 14, Herrera descobriu Aboubakar na área adversária, mas o número 9 portista não conseguiu o remate. Na resposta os da casa obrigaram Casillas a dizer presente, essa seria apenas a primeira defesa protagonizada pelo guardião espanhol esta noite. Contudo, poucos minutos depois o Benfica chegou à vantagem. O FC Porto não destabilizou e correu à procura do golo que devolvesse o empate ao marcador. Esse golo haveria de chegar ao minuto 28, por intermédio de Herrera. Brahimi, ao minuto 37, ficou perto do segundo golo, tal como Herrera ao minuto 42. Do outro lado, Casillas voltou a dizer presente e viu uma bola passar por cima da sua baliza. Desta forma o intervalo chegou com um empate a um.
O FC Porto iniciou o segundo tempo com mais bola, contudo, ao minuto 53, foi o Benfica a ficar perto do golo, mas Casillas negou-o ao efetuar uma grande defesa. 10 minutos depois Aboubakar rematou ao lado e ao minuto 65 fez o segundo golo da noite. O camaronês acertou na baliza e colocou, pela primeira vez no encontro, o FC Porto em vantagem. Mas na resposta Casillas teve de se aplicar para negar novamente o empate.
Não foi um jogo fácil, um clássico nunca o é. Foi um bom jogo, pautado pelo equilíbrio e intensidade, com uma arbitragem justa e em que os jogadores portistas demonstraram muito querer. No final sobra a sensação de que esta foi uma vitória justa e merecida. Hoje todos foram Porto! Hoje foi uma equipa solidária, sólida, unida, competente, concentrada, guerreira, que soube sofrer e aguentar a pressão. Mas seria injusto não destacar Casillas, pelas fantásticas defesas que foram muito importantes para que no final  todos pudéssemos festejar esta saborosa vitória. Obrigado Iker!; Herrera, porque foi dele o golo que devolveu o empate ao jogo; Aboubakar, pelo golo que significou a cambalhota no marcador; Chidozie, por ter feito o seu primeiro jogo pela equipa principal, para o campeonato, num jogo tão exigente como é um clássico e ter se demonstrado tão seguro; Peseiro, por ter devolvido a esta equipa a garra, a ambição e a determinação que pareciam faltar.
Sem embandeirar em arco, até porque todos sabemos que esta vitória significou exatamente o que todas as outras significam, 3 pontos, mas hoje apetece-me dizer que tenho orgulho no meu/nosso FC Porto! Somos todos Porto! As contas fazem-se no final, vamos acreditar?
Com este resultado o FC Porto coloca-se à distância de 3 pontos do Benfica e Sporting, ainda que os segundos tenham menos um jogo.
Em suma, esta é uma importante vitória que, desde logo, permite reduzir a desvantagem de 6 para 3 pontos para o Benfica; permite aos Dragões terem vantagem no confronto direto com os encarnados em caso de igualdade pontual e mantém a luta pelo título acesa.


PS. Enorme o apoio dos portistas que se deslocaram ao estádio da luz!



Sem comentários: