quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Borussia Dortmund 1



Fim da Participação Portista Na Liga Europa

No início de noite desta Quinta o FC Porto recebeu o Borussia Dortmund em jogo a contar para a 2ª mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 0-1.
Para este encontro Peseiro apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Layun, Marcano e José Ángel; Danilo, Ruben Neves e Evandro; Varela, Aboubakar e Marega.
O FC Porto entrou em campo sabendo que para passar à próxima fase, tinha a difícil missão de fazer, pelo menos, três golos e não sofrer nenhum. Com este pensamento os Dragões entraram em jogo um tanto ou quanto pressionantes, a procurar ganhar a bola na expetativa de criar perigo junto da área adversária. No entanto, os alemães concretizaram a primeira real oportunidade de golo, minuto 23, num lance precedido de fora-de-jogo, sendo que Casillas ainda conseguiu suster o primeiro remate. Este golo sofrido complicou ainda mais as contas. O FC Porto demorou a reagir ao golo, apenas nos finais criou algum perigo: primeiro por intermédio de Evandro, que ficou perto do alvo; e Varela que obrigou o guarda-redes adversário a negar-lhe os festejos.
A equipa encarou o segundo tempo de forma mais ou menos resignada, contudo por diversas ocasiões criou perigo e podia ter sido feliz. Foi do FC Porto a primeira ocasião de perigo, protagonizada por Aboubakar que rematou à figura do guarda-redes adversário. Mais tarde foi Suk a ficar perto do empate, ao rematar contra o guarda-redes. Mas mais perto do golo esteve Brahimi, não fosse a bola ter embatido na barra da baliza à guarda dos Alemães. Do outro lado, o poste da baliza de Casillas impediu o segundo golo do Borussia.
Não se esperavam facilidades, nem tarefa fácil para o FC Porto. Os Dragões até entraram bem em jogo, contudo o golo dos alemães derrubou a crença portista e, perante a realidade, a equipa demorou a reagir. No final sobra a sensação de que o empate seria, por certo, um justo resultado e, creio, não chocaria ninguém.
O que choca é a dualidade de critérios de uma equipa de arbitragem, composta por seis elementos… será que nenhum deles vislumbrou que havia fora de jogo no lance que deu golo dos alemães? E como é possível Danilo sofrer uma entrada duríssima, punida com, apenas, cartão amarelo?
Em suma, esta foi uma participação infeliz dos portistas na Liga Europa, competição para a qual entraram em consequência do terceiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. O FC Porto começou por não ter sorte no sorteio, uma vez que o Borussia Dortmund é, provavelmente, um forte candidato a vencer a prova; posteriormente, no jogo da primeira mão, Peseiro não pôde contar com o contributo de elementos importantes na manobra da equipa, como foram os casos de Maxi e Danilo; e, por fim, ter de fazer três golos perante uma equipa forte como é o caso do Borussia para conseguir anular a desvantagem de dois golos não é tarefa fácil para ninguém. Creio que passou a melhor equipa.
Com esta derrota o FC Porto sai da Liga Europa, concentrando-se em exclusivo nas duas competições nacionais, campeonato e Taça de Portugal.
Vamos Porto!



Sem comentários: