domingo, 8 de maio de 2016

FC Porto B Campeão da Segunda Liga!



Quem, no início da época, acreditava possível este desfecho?
A equipa B portista não entrou com o pé direito no campeonato da Segunda Liga, ao perder, em casa, frente ao Portimonense por 1-2. Mas ao longo da competição a equipa foi crescendo, alcançando o topo da classificação à 7ª jornada, lugar que não mais largou até aos festejos do título.
Nunca é de mais recordar que a principal função das equipas B é fazer a transição do futebol de formação para o futebol profissional, por isso terminar em primeiro lugar não é nem uma obsessão, nem um objetivo expressamente definido. Contudo, a partir de determinado momento da competição começou a perceber-se que a equipa B portista tinha possibilidade de contrariar as probabilidades e sagrar-se campeã.
Este FC Porto B carateriza-se por ser uma equipa muito jovem, em que muitos dos atletas cumpriram a primeira época de futebol sénior, mas que revelaram muita maturidade e qualidade, de tal forma que a partir de determinado momento começaram a faltar os elogios. Tudo porque o FC Porto B fez um campeonato fantástico, com exibições pautadas por maturidade e qualidade, aliada a muito rigor, competência, união, ambição e espírito de luta.
A notícia da consagração do campeão chegou à hora de almoço, antes, portanto, do FC Porto B entrar em campo, devido ao empate do Desportivo de Chaves. Quando os Dragões pisaram o relvado de Pedroso – hoje um estádio cheio – sabiam que a melhor forma de fazer a festa era conquistando os três pontos. E que melhor forma podia haver para festejar o título do que uma vitória frente ao Benfica B?
Foi uma caminhada com altos e baixos, que é como quem diz, jogos melhores do que outros; vitórias mais fáceis ou difíceis; derrotas mais ou menos merecidas; empates mais ou menos amargos. Felizmente foram mais as vitórias e hoje podemos festejar, orgulhosos, esta conquista num campeonato longo e desgastante como é esta segunda Liga; que é um feito inédito em Portugal e raro na europa, apenas o Real Madrid o conseguiu na década de 80.
Parabéns aos campeões! Jogadores, equipa técnica e staff!

PS. É lamentável que tal feito não tenha merecido o destaque que se exigia em alguns meios de comunicação, é que quem visse os telejornais, em pelo menos dois canais de televisão, ficaria com a clara ideia de que o dono do primeiro lugar da Segunda Liga é o Desportivo de Chaves – parabéns aos flavienses pela subida – só que não, à frente dos de Chaves ficou outra equipa… O problema é que foi a equipa B do FC Porto a alcançar este título inédito em Portugal… ou alguém tem dúvidas de que o tratamento seria diferente caso fosse a equipa B de outro clube? Não, nós portistas não temos a mania da perseguição, apenas somos realistas.



Sem comentários: