sábado, 17 de março de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Boavista 0



1 – Crónica

No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Boavista, em jogo a contar para a 27ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Diogo Dalot; Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio; Brahimi, Aboubakar e Ricardo Pereira.
O FC Porto entrou bem em jogo, colocando-se em vantagem, por intermédio de Filipe, logo ao minuto 2. O Boavista, apesar da desvantagem, não desistiu de colocar em campo a sua estratégia de jogo, à desvantagem respondeu pressionando o FC Porto. E, ao minuto 10 procurou acertar na baliza à guarda de Casillas, sem sucesso. Ao minuto 14, os Dragões, por intermédio de Filipe, estiveram muito perto do segundo golo, no entanto, o guarda-redes boavisteiro não o permitiu. Ricardo, ao minuto 20, também tentou aumentar a vantagem, mas o seu remate não teve a direção mais desejada, acabando ao lado do alvo.
O segundo tempo começou com Herrera a tentar marcar, no entanto, a bola acertou em cheio nas mãos do guarda-redes, minuto 47. 10 minutos depois Casillas teve de se aplicar para evitar o golo do empate. ao minuto 62, Herrera duplicou a vantagem portista no marcador, ao aproveitar da melhor forma uma falha do adversário. Ao minuto 71, o senhor árbitro lembrou-se de assinalar uma grande penalidade; e tal como Sérgio Conceição havia prometido em conferência de imprensa, Sérgio Oliveira avançou para a marcação da mesma – ainda que Aboubakar também quisesse batê-la – a bola entrou, ainda que o médio tivesse escorregado no momento da conversão; o senhor árbitro recorreu às imagens do vídeoárbitro e anulou o terceiro golo portista, por considerar que Sérgio Oliveira terá dado dois toques na bola. Já quase no final do jogo, foi Gonçalo Paciência a ficar perto de marcar.
Com este resultado o FC Porto soma 70 pontos e mantém-se no primeiro lugar do campeonato, com 2 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica.

2 – Análise

Não se esperavam facilidades no dérbi da cidade invicta e, de facto, não as houve. O Boavista tentou ao máximo colocar em campo a sua estratégia e dificultar a estratégia portista. Os Dragões, porque se colocaram cedo no marcador, procuraram contrariar a estratégia dos visitantes, de modo a aumentar a vantagem. O primeiro tempo foi ligeiramente mais equilibrado; no segundo houve um domínio portista. O FC Porto fez dois golos – por isso destaco Filipe e Herrera – mas podia ter marcado mais - Aboubakar ainda não recuperou a confiança que tinha antes de se lesionar, precisa voltar a marcar. Depois houve aquela cena toda à volta da grande penalidade… enfim… Que pena que outras vezes este recurso não tenha funcionado…
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer neste jogo, venceu e mantém o segundo classificado à distância de dois pontos. Agora vem aí uma paragem para jogos das seleções – que nenhum jogador se lesione nesses jogos amigáveis – é tempo para recuperar lesionados e para o treinador procurar afinar algumas coisas que precisem ser afinadas, porque depois vem a fase decisiva do campeonato.


Sem comentários: