domingo, 11 de março de 2018

Crónica e Análise: Paços de Ferreira 1 – FC Porto 0




1-      Crónica

No início de noite deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Paços de Ferreira, em jogo a contar para a 26ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Diogo Dalot; André André e Sérgio Oliveira; Corona, Waris, Aboubakar e Brahimi.
O FC Porto demorou a entrar em jogo, ao minuto 14, Aboubakar viu um defesa contrário tirar-lhe a oportunidade de fazer o primeiro golo da partida. Do lado contrário do campo, Casillas ainda travou uma primeira oportunidade pacense. Mas ao minuto 34, não foi possível evitar o golo do Paços de Ferreira. O FC Porto tentou reagir, contudo, Aboubakar, por duas vezes, não conseguiu acertar na baliza.
No segundo tempo o FC Porto entrou à procura de dar a volta ao resultado, no entanto, apanhou pela frente uma equipa do Paços muito organizada defensivamente, que dificultou todas as manobras ofensivas dos Dragões. André André, ao minuto 62, foi o primeiro a tentar a sorte; ao minuto 67, Brahimi teve a oportunidade de converter uma grande penalidade, no entanto, permitiu a defesa do guarda-redes; mais tarde, minuto 74, novamente Aboubakar, tentou o golo; e ao minuto 81, foi a vez de Gonçalo Paciência ter a oportunidade de marcar; mas seja por ação de um defesa, por intervenção do guarda-redes, ou falta de pontaria, a bola não entrou.
Com esta derrota o FC Porto permanece com 67 pontos e continua a ocupar a primeira posição do campeonato, com mais 2 pontos que o segundo classificado.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O paços conseguiu marcar e depois limitou-se a defender, saindo de quando em vez em contra-ataque e desperdiçando todo o tempo possível com paragens. O FC Porto, por sua vez, demorou a entrar em jogo, demorou a reagir à desvantagem e, mais uma vez, não foi eficaz no ataque. Até Brahimi desperdiçou uma grande penalidade. Não, o FC Porto hoje não esteve bem, mas merecia, pelo menos, ter saído de Paços de ferreira com um empate. Perdeu-se a margem de conforto, agora não há espaço para perdas de pontos, mais do que nunca cada jogo é uma final e a vitória é o único resultado possível. Ainda estamos na frente do campeonato, embora pelo contentamento de alguns até pareça que essa não seja a realidade. Na próxima jornada há outra batalha, por isso, vamos Porto!



Sem comentários: