terça-feira, 6 de março de 2018

Crónica e Análise: Liverpool 0 – FC Porto 0



1 – Crónica

No início de noite desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Liverpool, em jogo a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Filipe, Reyes e Diogo Dalot; André André, Óliver e Bruno Costa; Corona, Aboubakar e Waris.
O primeiro tempo foi disputado num ritmo relativamente baixo. Ao minuto 9 Aboubakar não conseguiu  dar a direção mais desejada ao lance. Pouco depois, minuto 17, Waris viu o guarda-redes, com relativa facilidade, travar-lhe a intenção de colocar a bola na baliza. Dois minutos depois, novamente Aboubakar não conseguiu dar a melhor sequencia ao lance. Do outro lado do relvado, minuto 31, o Liverpool criou perigo, mas a bola acabou no poste da baliza portista.
No segundo tempo as equipas colocaram em campo maior ritmo de jogo e, consequentemente, surgiram lances interessantes. Primeiro foi o Liverpool a criar perigo, mas o remate terminou ao lado. O FC Porto respondeu por intermédio de Waris:, que obrigou o guarda-redes adversário a travar-lhes os festejos. Nos últimos 10 minutos de jogo, Corona, Sérgio Oliveira e Óliver tentaram a sorte, mas nenhum foi feliz. Do outro lado do campo, os ingleses procuraram responder, mas encontraram pela frente Casillas que não permitiu os festejos. E o jogo acabou com uma fantástica manifestação de apoio dos portistas.
Com este resultado o FC Porto fica fora da prova rainha do futebol europeu.

2 – Análise

Depois do resultado verificado na 1ª mão dos oitavos de final, não se esperava que acontecesse algo de extraordinário que fizesse o FC Porto passar à próxima fase da prova. Por isso, restava aos Dragões jogarem o melhor possível, mas sem sacrificarem os jogos seguintes por causa de um jogo que já não serve de muito. Por isso Sérgio Conceição aproveitou para dar minutos a alguns jogadores, fazendo, simultaneamente, descansar outros. Apesar do resultado alcançado pelos ingleses na 1ª mão, não eram esperadas facilidades e não as houve. Só que hoje, ao contrário do que se passou na 1ª mão, as coisas correram um pouco melhor, seja porque também para o Liverpool este jogo não passava de uma formalidade, seja porque os Dragões, livres de pressão, conseguiram equilibrar mais o jogo; a verdade é que o FC Porto fez um jogo interessante.
Em suma, os Dragões foram a cumprir calendário e aproveitaram para de certa forma, “limpar” a imagem deixada no jogo da 1ª mão. Agora o foco é o campeonato.

E que dizer dos adeptos portistas? A quem quero agradecer o facto de terem estado lá a apoiar a nossa equipa num jogo em que já nada havia a fazer para reverter a história desta eliminatória. Obrigada! Tenho orgulho em ser portista! E tenho orgulho em dizer que os adeptos do meu clube foram à Inglaterra dar um verdadeiro espetáculo nas bancadas, um espetáculo capaz de calar os adeptos da casa! Vocês foram grandes! Mostraram a toda a Europa do futebol que o #MarAzul não deixará a equipa caminhar só; que vão estar em todo o lado #SempreJuntos; a apoiar e empurrar a equipa a cada minuto, a cada jogo, sempre a relembrar que #EuQueroOPortoCampeão … Por isso, vamos Porto! Juntos! #SomosPorto



Sem comentários: