segunda-feira, 1 de abril de 2019

Antevisão da 2ª Mão das Meias Finais da Taça de Portugal


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 2ª mão das meias finais da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga.

“"ESTAMOS A MEIO DE UMA ELIMINATÓRIA E NÃO PODEMOS RELAXAR"

Sérgio Conceição anteviu o Sporting de Braga-FC Porto da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal (terça-feira, 20h15)
Após o triunfo na Pedreira no último sábado (3-2) em jogo da 27.ª jornada do campeonato, o qual valeu a manutenção da liderança da prova, o FC Porto reencontra o Sporting de Braga, no Minho, esta terça-feira (20h15), na 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na projeção do embate, Sérgio Conceição lembrou que a eliminatória ainda está a meio, salientando a confiança do plantel para abordar o desafio. Na primeira mão, no Dragão, os azuis e brancos bateram os arsenalistas por 3-0.   
A abordagem ao jogo
“É preciso percebermos que estamos a meio de uma eliminatória e não podemos relaxar à sombra dessa vantagem. Vamos defrontar uma equipa forte e o jogo está 0-0. Preparámos o jogo, com o pouco tempo que tivemos, com o intuito de o ganhar e não com a ideia de ir passear.”
Gestão física dos jogadores
“Importa perceber que jogadores me dão mais e melhores condições para ganharmos o jogo. Temos obviamente de ter em atenção o que foi o último jogo e qual será o próximo em termos de gestão física. Animicamente o plantel está muito bem e fisicamente temos duas baixas: Alex Telles e Marius. A mim cabe-me escolher o melhor onze para amanhã. O Boavista é só na sexta-feira. Queremos muito ir ao Jamor e é para isso que estamos a trabalhar.”
Prioridades
“A preparação mesmo com pouco tempo passa por ver qual é o estado físico dos jogadores. Em termos estratégicos, temos de perceber qual é o jogo do adversário e tentar antever cenários em função, neste caso, da qualidade individual e coletiva do Braga. Quando há pouco tempo para treinar há mais trabalho meu e do staff ao nível da análise de vídeo. Mas estamos habituados a estas semanas apertadas com muitos jogos em pouco tempo.”
Novo desafio com o Braga
“Não há jogos iguais. Presumo que vamos defrontar um Braga mais audaz, mais subido no campo porque tem de ir à procura de fazer golos para tentar passar a eliminatória e chegar à final. Penso que eles vão mudar um pouco a postura, mas em termos daquilo que é a dinâmica da equipa, não haverá grandes alterações porque as rotinas estão bem cimentadas, ainda por cima num jogo de “mata mata”. Acho que nem o Braga vai surpreender o FC Porto nem o FC Porto vai surpreender o Braga.”

A lesão de Alex Telles
“Não sou adivinho nem médico para saber o que se passa exatamente. Depende da recuperação, que varia de jogador para jogador. Amanhã não estará disponível.”
As palavras de Seixas da Costa
“Parece que há aí alguém que representa o nosso país no estrangeiro, mas não há nada nem ninguém que o faça melhor do que o futebol e as pessoas do futebol. Vejamos as equipas portuguesas na Liga dos Campeões, a Seleção Nacional. Temos de distinguir quem são os “fala barato” e os verdadeiros embaixadores de Portugal no estrangeiro. Não sei como dão tanto destaque a uma pessoa que é perfeitamente irrelevante no contexto futebolístico em Portugal. Acho estranho que lhe atribuam tanta publicidade. Percebo mais eu de relações bilaterais entre Portugal e França do que esse senhor de futebol.”
Sporting ou Benfica na final?
“Não tenho preferência, primeiro temos de garantir nós próprios que lá chegamos.”
Preparar a substituição de Alex Telles
“Se não jogar um jogador que normalmente joga, tem de jogar outro. Temos de ver se o substituto encaixa nas dinâmicas e princípios da equipa. Se está a referir-se ao Manafá, por exemplo, há que ver que na Liga dos Campeões ele não pode jogar. É uma preocupação que tenho e tenho de fazer essa gestão em função dos adversários e das competições.”
Possibilidade de estreia de Loum
“O Loum esteve várias semanas indisponível depois de ter chegado, mas agora está bem, apto e até jogou recentemente na seleção. Temos aqui um médio com qualidade e capacidade para impor-se num clube com a exigência do FC Porto, que é máxima.”
O melhor FC Porto da História, segundo Abel
“Acho que o Abel disse isso um pouco “aziado comigo”, porque na última antevisão eu disse que o Braga lutava pelo título. Ele até me falou disso antes do último jogo. Eu não disse isso para perturbar o Braga. É conhecido que o objetivo do presidente do Braga é ser campeão. Não quis com isso criar mais pressão sobre o Abel e o Braga. Amanhã, por acaso, até lhe vou perguntar se ele entendeu mal as minhas palavras. Se o Abel realmente pensa que o FC Porto que treino é o melhor da História, fico lisonjeado com isso. É um plantel feito essencialmente à base de jogadores que já cá estavam e fomos campeões nacionais. Quero ressalvar o grande trabalho que o Abel está a fazer no Braga e digo-o com toda a sinceridade. Com os recursos disponíveis, está a fazer um trabalho excelente.””

Em


2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Fabiano; Maxi, Felipe, ÉDER Militão E Manafá; Danilo, Herrera e Óliver; Brahimi, Adrian e André Pereira.

3 – Sobre o jogo
O FC Porto tem uma vantagem confortável, é certo, mas não pode facilitar. Ainda assim, não se espera facilidades, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente,; concentrado; coeso; confiante; determinante; motivado; ambicioso; empenhado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!




Sem comentários: