terça-feira, 9 de abril de 2019

Crónica e Análise: Liverpool 2 – FC Porto 0


1 – Crónica

No início de noite desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Liverpool, em jogo a contar para a 1ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 2-0.
Para este encontro Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Óliver e Otávio; Corona, Marega e Soares.
O FC Porto procurou entrar bem em jogo, pertencendo a Marega a primeira ocasião para criar perigo. Contudo, ao minuto 5 a vontade dos portistas esbarrou na eficácia dos ingleses, já que estes inauguraram o marcador, num lance em que a bola desviou em Óliver e traiu Casillas. Os Dragões sentiram o golo e tiveram dificuldade em construir jogo. Por duas vezes os ingleses tiveram perto de aumentar a vantagem, sendo que numa das ocasiões, Casillas teve de aplicar-se; noutra ocasião falhou o ataque dos de Liverpool. No entanto, ao minuto 26 os ingleses aumentaram a vantagem no marcador. A perder os azuis e brancos procuraram arriscar e, por duas vezes, minuto 31 e 33, Marega esteve perto de conseguir reduzir a desvantagem.
No segundo tempo os ingleses baixaram o ritmo do jogo o que deixou o FC Porto mais confortável. No entanto estes não deixaram de, sempre que possível, dar trabalho à defesa portista. Do outro lado do campo, Marega voltou a ter duas ocasiões para reduzir a desvantagem no marcador.
Com este resultado a vida do FC Porto na prova milionária está complicada, sendo que tudo se decide na próxima semana no Estádio do Dragão.


2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, já que nesta fase da prova nenhum jogo é fácil e todos os adversários são de grande nível. É certo que há vontade de “vingar” a eliminação da época passada, mas sejamos realistas, vencer em casa do Liverpool pareceu-me complicado. E não aconteceu. Infelizmente as coisas não correram bem ao Dragão que sofreu dois golos – falhas em momentos cruciais - e não conseguiu aproveitar nenhuma das oportunidades de que dispôs para reduzir a desvantagem – faltou a eficácia ao ataque - para empurrar a decisão para o nosso Estádio, o que seria importantíssimo. Uma vez que estamos no meio de uma eliminatória, não é de bom censo dizer-se que tudo está perdido, até porque no futebol não há impossíveis, mas sendo realista é importante ter a noção de que a vida está muito complicada para o FC Porto. Acredito que a equipa não vai desistir de lutar, da mesma forma que nós adeptos ajudaremos a empurrá-la para que consiga “escalar a difícil montanha que terá pela frente”. Destaco Alex Telles, pelo esforço que fez durante todo o jogo; Danilo, pelo que lutou; Corona, pelo que procurou jogar. Pela negativa (lamento muito fazê-lo), destaco Óliver, talvez o lance do primeiro golo dos ingleses tenha o perturbado, na minha perspetiva hoje o espanhol não conseguiu ser o que costuma ser. É também de lamentar a falta de coragem da equipa de arbitragem ao não expulsar Salah depois de uma entrada dura sobre Danilo.
Em suma, o FC Porto perdeu um jogo difícil, ainda não está tudo perdido, mas a vida está complicada para os portistas. Entretanto segue-se o campeonato com a deslocação a Portimão já no próximo sábado. Vamos Porto!

Sem comentários: