quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Crónica e Análise: Belenenses 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta quinta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Belenenses, em jogo a contar para a 17ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Nanu, Pepe, Mbemba e Manafá; Uribe, Sérgio Oliveira, Fábio Vieira, Felipe Anderson, Taremi e Evanilson.

Não há muito a referir dos primeiros 15 minutos de jogo. Ao minuto 20, Uribe tentou almejar a baliza contrária, contudo a bola parou nas mãos do guarda-redes adversário. Pouco depois, minuto 22, do outro lado do campo, foram os da casa que tiveram oportunidade para marcar, mas por sorte dos portistas, o remate foi por cima. Do outro lado do campo, Sérgio Oliveira tentou a sorte, o guarda-redes do Belenenses não conseguiu segurar  e na recarga, Taremi não acertou no alvo. Depois foi Evanilson a tentar a sorte, mas também errou o alvo. Mais tarde, Evanilson marcou, contudo viu o golo ser anulado por fora de jogo. Mesmo antes do intervalo, Felipe Anderson tentou fazer golo, não o conseguiu e Taremi não fez melhor na recarga.

No segundo tempo, o FC Porto manteve a tentativa de chegar ao golo, mas continuou a não ter sucesso. Taremi, voltou a tentar marcar, no entanto, o guarda-redes contrário voltou a responder com uma defesa. Já perto do final, o guarda-redes do Belenenses chocou violentamente com Nanu e este teve de ser transportado de ambulância para o hospital. A partir daqui passou a ser mais coração, ainda mais, do que razão e não surgiram mais oportunidades para marcar.

Com este empate o FC Porto soma 39 pontos.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O FC Porto não fez um bom jogo, mas podia e devia ter aproveitado alguma das poucas oportunidades de golo de que dispôs para marcar. Os Dragões não marcaram e, por isso, acabaram por somar 1 ponto neste jogo. Sobre o jogo jogado nas 4 linhas, não tenho mais a acrescentar, mas há duas notas que quero deixar aqui.

Em primeiro lugar, a sobrecarga de jogos é, nesta fase, mais que muita, é preciso ter sempre em conta que são homens, não máquinas que de três em três dias estão a jogar e, por isso, a equipa ressente-se física e mentalmente, sendo mais difícil dar resposta positiva em cada jogo. Alguém deveria ter consciência deste facto e procurar uma solução para que os jogadores sejam mais protegidos. Pior ainda é jogar num relvado em péssimo estado, algo que a Liga também deveria demonstrar preocupação.

A segunda nota que queria aqui deixar é para a arbitragem. Minha gente, decididamente, as regras não são iguais para todos e eu cada vez menos as percebo. Como é que é possível não haver uma margem de erro nos fora-de-jogo? Depois dos Dragões terem visto um golo ser anulado por 3 centímetros, voltou a ver um golo ser anulado por 8 centímetros. E menos percebo quando há grandes penalidades que ficam por marcar em lances que o vídeoárbitro poderia e deveria fazer mais e melhor.

Em suma, o FC Porto empatou um jogo em que não jogou bem, que deveria ter aproveitado para marcar numa das poucas ocasiões que teve a seu favor, mas também que foi prejudicado. Este jogo já passou, resta levantar a cabeça e seguir em frente, ainda há muito campeonato para jogar e muita coisa pode acontecer. É cedo para deitar a toalha ao chão. Esta equipa já nos mostrou que não vira a cara à luta e acredito que não será agora que vai agir de outra forma. Domingo há mais um jogo difícil. Vamos Porto!

 

 

PS. Força Nanu! Foi um grande susto quando o defesa portista saiu do relvado transportado por uma ambulância para uma unidade hospitalar. Já se sabe que o jogador sofreu uma concussão cerebral e um traumatismo vertebro-medular com perda de conhecimento, mas está estável e consciente. Os exames realizados no hospital não revelaram alterações com gravidade clínica, ainda assim, Nanu irá continuar em observação no hospital. Rápidas melhoras Nanu!

 

 

 

 

 

Sem comentários: