segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Crónica e Análise: Marítimo 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No fim de tarde desta segunda o FC Porto deslocou-se ao terreno do Marítimo, em jogo a contar para a 20ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Corona, Luis Diaz, Taremi e Marega.

Pertenceu ao Marítimo a primeira tentativa de  desenhar um lance de ataque, contudo sem criar real perigo para a baliza portista. Mais tarde, minuto 14, surgiu a resposta dos Dragões. Uribe aproveitou da melhor forma a confusão originada por um livre de Sérgio Oliveira, um posterior remate de Corona e inaugurou o marcador. Na resposta, minuto 18, os insolares reestabeleceram a igualdade no marcador. Entretanto jogava-se mais no meio campo do Marítimo, sem que surgissem lances de real perigo. Ao minuto 34, Sérgio Oliveira colocou a bola à disposição de Mbemba que tentou visar a baliza contrária, mas o guarda-redes não o permitiu, tal como fez perante a recarga de Taremi.

No início do segundo tempo, o Marítimo entrou novamente a criar perigo, valeu Marchesin. Minutos depois, os insolares voltaram a criar perigo. Do outro lado do campo, Corona, por duas vezes, tentou colocar Os azuis e brancos novamente em vantagem. Seguiram-se três oportunidades para os da casa, que Marchesin se opôs. Já em período de descontos, Francisco Conceição sofreu falta no interior da área, grande penalidade assinalada que Otávio encarregou-se de converter no segundo golo dos Dragões.

Com esta vitória o FC Porto soma 44 pontos e está a 10 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil, primeiro porque no futebol não há jogos fáceis, depois porque o FC Porto costuma sentir dificuldades no terreno do Marítimo. E, de facto não foi fácil. Os Dragões entraram em campo sabendo que o único resultado que interessava no final deste jogo era a vitória. Mas como já vem sendo hábito, perante uma defesa muito organizada, os Dragões sentiram dificuldades em aproximar-se da baliza contrária. O Marítimo, por seu lado, sempre que teve oportunidade, procurou criar perigo e dar trabalho a Marchesin. Os azuis e brancos conseguiram marcar na primeira oportunidade de perigo que criaram, mas acabaram por sofrer logo em seguida. Mesmo dominando parecia faltar a inspiração necessária para ultrapassar a muralha defensiva. No segundo tempo, mesmo com mais jogadores com vocação ofensiva, parecia que os caminhos estavam cada vez mais bloqueados. Foi, por isso, importante sair da Madeira com os três pontos. Destaco Uribe e Otávio, pelos golos que marcaram.

Em suma, foi uma vitória difícil num terreno habitualmente difícil para os Dragões. Agora é descansar e preparar o próximo jogo. Vamos Porto!

 

PS. O guarda-redes de andebol do FC Porto, Alfredo Quintana, sofreu hoje, durante um treino dos Dragões, uma paragem cardiorrespiratória. Encontra-se internado no hospital de São João. A vitória de hoje, foi, por isso, dedicada a Quintana. A família portista está unida neste momento. Força e que fique bem é o que todos nós desejamos!

 

 

 

Sem comentários: