quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Juventus 1

.

1 – Crónica

.

Na noite desta quarta o FC Porto recebeu a Juventus, em jogo a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Marega e Taremi.

O FC Porto entrou muito bem em jogo, já que antes do segundo minuto Taremi ativou o marcador. Em vantagem, os Dragões mantinham-se compactos, procurando pressionar e impedir que a Juventus reagisse. Já no período final do primeiro tempo, os italianos  aproximaram-se pela primeira vez da baliza portista, mas Marchesin estava lá para segurar o remate e manter os Dragões em vantagem.

O segundo tempo iniciou-se do mesmo modo que o primeiro, ou seja, com um golo do FC Porto, desta feita da autoria de Marega. Na resposta, foi Uribe quem afastou o perigo. E novamente do outro lado do campo, Sérgio Oliveira aproveitou o espaço e atirou à baliza contrária, mas o guarda-redes travou o remate do médio portista. Minutos depois, Corona tentou fazer um golo de belo efeito, no entanto foi assinalado fora de jogo. Do outro lado do campo, Marchesin foi obrigado a dizer presente. Depois, novamente Sérgio Oliveira procurou atirar a baliza contrária, mas atirou à figura do guarda-redes. Depois, na sequência de um canto, Grujic errou o alvo por pouco. Ao minuto 82, a Juventus marcou e reduziu a desvantagem. Até ao final os Dragões procuraram gerir a vantagem, sem tirar os olhos da baliza contrária.

Com esta vitória o FC Porto parte em vantagem para a segunda mão da eliminatória, que se jogará a 09 de Março.

.

2 – Análise

.

Voltou a liga dos Campeões com um confronto entre o FC Porto e a Juventus. Os italianos são favoritos na eliminatória, mas os Dragões não vão virar a cara à luta. E hoje deixaram isso bem claro. Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. Mas o FC Porto procurou fazer das fraquezas forças e conseguiu levar a melhor. Foi uma equipa inteligente, competente, coesa, solidária, rigorosa, unida e por isso conseguiram anular a estratégia dos italianos. Foi importante aproveitar as duas oportunidades para marcar em momentos chave, logo a abrir o encontro e no início do segundo tempo. E gerir, gerir a vantagem e aproveitar para, quando possível, aproximar-se da baliza contrária; e gerir as investidas da Juventus, que naturalmente procurou reagir, com mais perigo no segundo tempo do que no primeiro, conseguindo reduzir a desvantagem já perto do final.  Tenho de destacar a equipa, que hoje esteve muito bem no seu todo, foi à Porto! Mas tenho de destacar dois nomes: Taremi e Marega, pelos golos.

Em suma, o FC Porto fez um bom jogo, foi audaz, arriscou sem se expor e venceu de forma justa. Nada está ganho, a eliminatória está a meio.

É importante ter a consciência que o objetivo do FC Porto na Liga dos Campeões era garantir presença nos oitavos de final da prova rainha do futebol Europeu e esse objetivo foi cumprido com distinção. O sorteio ditou um confronto entre o FC Porto e a Juventus. Adversário difícil e, por isso, a partir daqui, tudo o que vier é um acréscimo. Os Dragões não são favoritos, mas venceram este jogo com todo o mérito. É importante não esquecer que ainda há a 2ª mão da eliminatória e todos sabemos que não vai ser fácil, vamos sofrer um bocado. Mas também todos sabemos que o FC Porto não tem nada a perder, por isso é ir sem medo.

Entretanto na segunda está de volta o campeonato. É importante a equipa focar a 100% na Iliga, porque ainda há um caminho para fazer na competição interna e não é tempo para baixar a guarda ou deitar a toalha ao chão. Por isso, vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: