domingo, 14 de fevereiro de 2021

Revoltada, Incrédula, Frustrada e Triste

Não tem sido fácil digerir estes últimos resultados da equipa. Sinto-me revoltada e incrédula com os erros de arbitragem que tem prejudicado os Dragões, sobretudo nos dois jogos em Braga. É difícil perceber os critérios e difícil aceitar que se erre tanto e que não há possibilidade de reverter as injustiças. Sinto-me triste com os resultados e sinto-me frustrada porque não posso fazer nada para ajudar a equipa... e como eu gostaria de os ajudar. Acredito que a equipa sabe que pode contar com o nosso apoio, sempre, mas também sinto que eles precisam de nós mais do que nunca e nós não podemos estar perto deles.

 

Ontem o FC Porto não venceu por culpa própria. E como este empate foi frustrante e triste… está difícil de digerir. A primeira parte foi péssima, a equipa estava desligada, desconcentrada, frágil. A estratégia do treinador para este jogo fazia sentido, mas os intervenientes não a conseguiram pôr em prática. Não diria que os três jogadores que saíram ao intervalo Diogo Leite, Fábio Vieira e João Mário estiveram pior que os outros, porque todos estiveram mal. Saíram estes três, porque tinham de entrar outros três que procurassem dar outra energia à equipa. Por isso a segunda parte foi um pouco melhor.

Sérgio Oliveira converteu uma grande penalidade, mas não conseguiu converter a segunda. Falhar faz parte do futebol e eu sei que o Sérgio saberá isto melhor do que qualquer um de nós, mas caramba, está difícil digerir e de acreditar... não consigo deixar de pensar que aquela grande penalidade poderia ter feito a diferença. E eu sei que o Sérgio sabe o mesmo. Está difícil digerir, é certo, mas não consigo culpar o Sérgio por ter falhado, porque também sei que ele já se sente culpado. Cabeça para cima, Sérgio.

Mas ontem não foi tudo mau. Sérgio Conceição apostou no jovem Francisco Conceição. Já se esperava esta aposta há algum tempo mas ontem concretizou-se. O menino tem talento e acredito que ajudará muito a equipa. Foi pena o golo de Evanilson, em que o Francisco teve todo o mérito, ter sido anulado. Ficou para a posteridade o momento entre jogador e treinador que não pode dissociar-se do facto de serem pai e filho. Que se repita brevemente e muitas vezes!

 

Vamos a factos? Sabem quantos jogos o FC Porto fez desde o início do ano? Foram 12 jogos, muitos deles jogados de 3 em 3 dias. E nem estou a contar com os realizados em novembro e dezembro, jogados num calendário igualmente apertado. Os últimos 3 jogos foram demasiado desgastantes, um pelo estado do relvado, os outros 2 por ter jogado muito tempo com 10 jogadores. A equipa está fisicamente e mentalmente cansada. Desta forma começa a ser difícil gerir o esforço, as emoções, as decisões dentro das 4 linhas, manter a concentração e o discernimento. O querer pode ser muito, mas perante o cansaço pode não ser o suficiente. E ontem não foi, até porque faltou muito mais do que o querer. E há mais um pormenor, que poderá ser um por maior. O FC Porto também teve casos de COVID e até pode ser só impressão minha, mas parece-me que o Sérgio Oliveira ainda não está a 100% e como ele tem sido um elemento importante, diria mesmo fundamental, nota-se a sua quebra.

Na minha perspetiva é importante ter estes factos em conta, até porque os jogadores são homens, não máquinas. De repente parece que se está a exigir aos jogadores muito mais do que é possível dar. Receio que surjam mais jogos como os de ontem, com uma equipa apática.

 

Espero que a equipa encontre rapidamente forças para ultrapassar estes resultados menos positivos. Sim, eu sei que ainda há muito para jogar, que a equipa não vai desistir facilmente. Quero acreditar que este grupo tem forças suficientes para lutar contra tudo e todos e alcançar os seus objetivos, mas sou realista e percebo que vai ser difícil, muito difícil, chegar ao primeiro lugar. Enquanto for possível acreditar, força rapazes, nós estamos aqui, distantes, mas cá estamos a dar-vos força, a suportar-vos e empurrar-vos, sempre! Não duvidem, nunca, da força do mar azul nem dos dragões juntos. Todos somos parte da nação porto e todos nascemos para vencer. Somos Porto desde 1893 e nada nos verga, porque estamos habituados a lutar contra tudo e todos! Vamos equipa! Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: