domingo, 7 de fevereiro de 2021

Crónica e Análise: SC Braga 2 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

No início de noite deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do SC Braga, em jogo a contar para a 18ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se um empate a 2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Sarr; Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Diaz, Corona, Marega e Taremi.

O FC Porto entrou bem em jogo e na primeira oportunidade para criar perigo, Taremi acertou num defesa contrário. Na resposta, os minhotos atiraram a bola perto do poste da baliza à guarda de Marchesin. Mais tarde, minuto 35, Sérgio Oliveira converteu uma grande penalidade, falta sofrida por Marega, no primeiro golo do encontro.

No segundo tempo os Dragões estavam interessados em consolidar a vantagem no marcador, o que viria a acontecer ao minuto 52, por intermédio de Taremi. Minutos depois, Corona foi expulso e a partir daí, muda a história do jogo. O Braga não tinha nada a perder e arriscou a sorte. Os minhotos pressionaram e a defesa portista foi afastando o perigo da sua baliza. até que ao minuto 87, a defesa portista não conseguiu afastar o perigo e os bracarenses reduziram a desvantagem. Com muito menos a perder, o SC Braga continuou a pressionar e, ao minuto 95 chegaram à igualdade. Marega ainda teve nos pés a oportunidade de recolocar os Dragões em vantagem, mas não foi feliz.

Com este resultado o FC Porto soma 40 pontos e fica, provisoriamente, a 5 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O FC Porto conseguiu controlar, ter mais bola e colocar-se em vantagem na primeira parte, não permitindo que o Braga reagisse. Depois, os Dragões conseguiram aumentar a vantagem, o que dava mais conforto para gerir melhor o resultado. Mas depois, depois Corona foi expulso (volto a dizer o que disse na análise do ultimo jogo, decididamente, as regras não são iguais para todos e eu cada vez menos as percebo) a equipa ressentiu-se e a história do jogo mudou. Como é óbvio o Braga, que não é uma equipa qualquer, percebendo que o FC Porto estava com menos 1, com muito tempo pela frente, foi à procura de marcar. Não os condeno, se fosse ao contrário os Dragões fariam o mesmo. A questão é que havendo a necessidade de retirar alguém para refrescar a equipa e ao mesmo tempo não perder o foco na frente de ataque, a decisão iria recair sobre quem? Retirar um defesa para colocar mais um médio poderia ser pior a emenda que o soneto e a bem dizer, estando o FC Porto em vantagem, não havia necessidade de recorrer a essa opção. A decisão recaiu na troca de Diaz por Zaidu. Confesso que não optaria por esta substituição, porque à partida Luis Diaz poderia ser o tal jogador capaz de procurar levar bola para a frente, quem sabe até ganhando algumas faltas. No entanto, não sei se fisicamente Diaz está a 100%, provavelmente já estaria muito desgastado e por alguma razão ficou no banco na jornada passada. O problema é que Zaidu, que também tem vindo a ser poupado, acabou por sair lesionado. Olhando agora para o jogo e sabendo o desfecho, será que teria sido mais proveitoso, partindo do princípio que há necessidade de gerir fisicamente Luis Diaz, ter entrado para o lugar deste Fábio Vieira? O médio conseguiria ajudar a conter a meio campo, mas também poderia procurar ajudar a subir um pouco a equipa. Sim, eu sei que agora é fácil fazer este género de análises… A questão é que a equipa aguentou a pressão exercida pelo Braga quase até ao final do encontro, mas em dois lances desconcentrou-se e os minhotos acabaram por chegar ao empate. O ideal seria que a defesa mantivesse-se concentrada até ao final, em jogos que, cada vez mais, revelam-se verdadeiras finais. Mas vou voltar a escrever aqui algo que também já escrevi no final do jogo passado, a sobrecarga de jogos é, nesta fase, mais que muita, é preciso ter sempre em conta que são homens, não máquinas que de três em três dias estão a jogar e, por isso, a equipa ressente-se física e mentalmente, sendo mais difícil dar resposta positiva em cada jogo.

Em suma, o FC Porto deixou em Braga 2 pontos, depois de estar em vantagem. Resultado difícil de digerir. Eu sei que esta equipa não vai desistir de lutar. Vai ser difícil? Vai. Todos nós sabemos que vai ser contra tudo e contra todos, mas também sabemos que mesmo distantes, nós estamos aqui com eles, sempre! E a equipa sabe isso. Este jogo já passou e é mais um que deixa marcas na equipa, não só físicas, mas também no orgulho. Quarta há mais um jogo, novamente em Braga, frente ao Sporting local, desta feita para a Taça de Portugal. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: