quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Crónica e Análise: SC Braga 1 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

No início de noite desta quarta o FC Porto deslocou-se ao terreno do SC Braga, em jogo a contar para a 1ª mão da meia final da Taça de Portugal.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Manafá, Pepe, Mbemba e Sarr; Uribe, Sérgio Oliveira, Fábio Vieira, Luis Diaz, Marega e Taremi.

O primeiro lance de perigo do encontro pertenceu ao FC Porto e a Sérgio Oliveira, contudo o remate forte do médio portista não resultou em golo. Mas esse remate seria um aviso para o que viria depois. Ao minuto 9, o guarda-redes do SC Braga afastou a bola de Marega, mas acabou por a colocar à disposição de Taremi que não perdoou e colocou os Dragões em vantagem. Mais tarde, por três vezes, Fábio Vieira procurou visar as redes dos minhotos, mas não conseguiu ser feliz.

No segundo tempo o SC Braga veio disposto a mudar o rumo dos acontecimentos e deu trabalho à defesa portista. Do outro lado do campo Luis Diaz rematou à baliza, a bola acabou por ser travada pelo guarda-redes contrário, no entanto, no momento do remate de Diaz, o defesa do Braga saiu gravemente lesionado. E o senhor árbitro achou por bem expulsar Luis Diaz. FC Porto com menos um e o SC Braga galvanizado na procura pelo empate. A defesa portista procurou resistir ao máximo, mas tudo ficou mais difícil com a expulsão de Uribe. E já perto do final, os minhotos acabaram por conseguir empatar.

A segunda parte desta eliminatória joga-se no início de março no Estádio do Dragão.

 

2 – Análise

 

Três dias depois de se defrontarem para o campeonato, SC Braga e FC Porto voltaram a medir forças, desta feita para a Taça de Portugal. Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O FC Porto marcou ao minuto 10, podia ter aumentado a vantagem no primeiro tempo e procurou manter longe da baliza de Diogo Costa as naturais intenções do SC Braga de tentar responder à desvantagem. O segundo tempo adivinhava-se complicado, porque os minhotos estavam a procurar pressionar mais, mas claramente tudo ficou pior com a expulsão de Luis Diaz (voltarei a falar deste assunto mais à frente). Ainda assim a equipa portista serrou fileiras e procurou agarrar a vantagem com unhas e dentes. Mas já quase no final, Uribe foi expulso, cá me parece que alguém do Braga deveria ter acompanhado o jogador azul e branco, mas é só a minha opinião… a partir daí segurar a vantagem era quase impossível… e foi. Em Março há mais, mas desta feita no Dragão. E espero que nessa altura só entrem em campo os 22 artistas da bola e que o senhor árbitro passe pelos pingos da chuva.

Quanto a arbitragem de hoje. Já começo a sentir que me faltam as palavras para comentar o que nos últimos jogos tem acontecido nas arbitragens dos jogos do FC Porto. Assim não senhores, assim não. Confesso que já tinha uma sensação que os Dragões não iam terminar este jogo com 11, só não consegui acertar no jogador expulso. Como é que Diaz é expulso naquele lance? Gostava, juro que gostava, de perceber os argumentos dos senhores árbitros, se bem que parece-me que ia ficar difícil de terem argumentos credíveis.

Em suma, este jogo terminou com um empate e com mais marcas na equipa. O calendário avança em velocidade de cruzeiro e o Boavista é o adversário que se segue. Rapazes, vamos a levantar a cabeça, fazer das fraquezas forças e lutar dentro do campo, porque não nos vergam. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: