quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Crónica e Análise: Atlético de Madrid 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Atlético de Madrid, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Corona, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Uribe e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Toni Martínez.

O Atlético entrou melhor em jogo e, ao minuto 5, Diogo Costa disse presente para negar o golo dos da casa. Minutos depois, por volta do minuto 15, do outro lado do campo, Grujic tentou a sorte, mas errou o alvo. Mais tarde, Luis Diaz colocou a bola em Zaidu, que viu negada a sua tentativa de alvejar a baliza.

No segundo tempo, minuto 50, Otávio atirou ao poste e na recarga Taremi não teve pontaria afinada. Mais tarde, do outro lado do campo, Diogo Costa voltou a negar o golo aos da casa. Ao minuto 80, o FC Porto marcou por intermédio de Taremi, no entanto, o senhor árbitro achou que seria melhor anular o golo. Mais perto do final, Mbemba ficou muito perto de desviar para a baliza um livre cobrado por Sérgio Oliveira. E, no último minuto de jogo, Mbemba acabou expulso e o livre, resultante da falta, foi por cima.

Com este resultado o FC Porto soma 1 ponto, está a 2 pontos da liderança do grupo.

 

2 – Análise

 

O FC Porto iniciou a participação na liga milionária num terreno difícil, frente a uma equipa difícil. Mas o ADN dos Dragões não permite, nunca, jamais, que a equipa vire a cara à luta. E a equipa não virou a cara à luta. Foi mais uma vez com solidariedade, união, ambição, determinação, competência que o FC Porto disse presente e fez frente a uma equipa complicada. É isso mesmo rapazes! Os Dragões procuraram anular as dificuldades, sem deixar de parte a possibilidade de marcar. Foi um jogo interessante, com o Atlético a dominar em alguns momentos, a ter mais bola, mas sem que o FC Porto se desorganizasse. E quando o perigo tornava-se eminente, lá estava Diogo Costa para o afastar. Já perto do final Taremi colocou os Dragões em vantagem, mas o senhor do apito considerou que deveria anular o golo. Somar 1 ponto ou 3 no final deste jogo não é, definitivamente, a mesma coisa, muito menos num grupo destes. Os 2 pontos que o senhor árbitro roubou ao FC Porto podem fazer falta no final e fazer a diferença nas contas. Tenho dificuldade, muita dificuldade em digerir roubos destes quando há vídeoárbitro e a possibilidade do árbitro principal ver e rever as imagens, não há como explicar uma coisa destas. Voltando ao futebol… Sérgio Conceição fez alterações no onze, ajustando a equipa ao adversário e, possivelmente, procurando gerir esforços. As substituições foram no sentido de, por um lado, refrescar a equipa, por outro equilibrar a equipa em resposta às substituições do adversário e, por fim, no sentido de retirar jogadores amarelados, como aconteceu com Zaidu ou Uribe. Destaco a equipa, todos desempenharam da melhor forma possível as suas tarefas.

Em suma, o FC Porto conquistou 1 ponto fora (o que não seria, nem é, um mau resultado) não fosse os Dragões terem sido impedidos de sair de Madrid com os 3 pontos. No domingo regressa o campeonato. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: