quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Fechou o Mercado de Transferências

Finalmente chegou o dia que tanto ansiamos, o fecho do mercado de transferências. A nível financeiro este mercado não terá sido positivo para o FC Porto que não realizou vendas sonantes. Mas a nível desportivo o mercado resultou num plantel com mais soluções do que na época passada. Os Dragões conseguiram segurar Luis Diaz (que depois da prestação na Copa América despertou interesses) o que fez com que todos nós portistas temêssemos a sua saída. 

 

O último dia de mercado revelou que: 

 

Diogo Leite segue por empréstimo para o SC Braga 

O defesa central segue para o Minho até ao final da época (não sem antes renovar o seu contrato com o FC Porto por mais uma época), ficando o SC Braga com opção de compra no final da época. Preferia que o Diogo ficasse no plantel portista, mas até entendo a opção de emprestar o defesa central para que este possa jogar mais e faz sentido ser para uma equipa que luta pelos lugares cimeiros da tabela (mas o SC Braga? …). O que não entendo é a opção de compra. Vejamos. Pepe e Marcano caminham para o final das suas carreiras e Mbemba entra no seu último ano de contrato (pode sempre renovar nos próximos dias), o que significa que mais ano menos ano o FC Porto terá de renovar a zona central da defesa. Por esta ordem de ideias, o empréstimo do Diogo faz sentido para ganhar “estaleca”, mas na verdade o FC Porto precisa que ele regresse ao Dragão para colocar toda a experiência que adquirir ao serviço do SC Braga ao serviço dos azuis e brancos. É por isso que não entendo a opção de compra. Espero que seja um até já, Diogo! 

 

Romário Baró segue por empréstimo para o Estoril 

O médio segue por empréstimo para o Estoril (não sem antes ter renovado contrato com o FC Porto até 2026). Entendo este empréstimo, Baró precisa jogar para ganhar minutos e experiência e no FC Porto tal seria mais complicado, visto estar tapado por outras opções. Até já Baró! 

 

Deste mercado resultou o reforço de algumas posições no plantel portista, nomeadamente, um lateral esquerdo, Wendell, que fará concorrência a Zaidu. Esta era uma posição que necessitava ser reforçada com urgência e felizmente foi colmatada. 

 

Vítor Ferreira está de volta

Esta foi outra boa notícia do mercado, embora esteja por explicar porque e como não foi acionada a opção de compra que havia após o empréstimo de uma época. O FC Porto ficou a ganhar uma boa opção para o meio campo, é certo, mas perdeu muito dinheiro com o qual, supostamente, já contava.

 

Sérgio Oliveira continua no FC Porto 

Supostamente, o médio esteve com os dois pés fora do Dragão, mas o negócio (que seria bom para o FC Porto a nível financeiro, mas na minha perspetiva, nada relevante a nível desportivo para a carreira do Sérgio) caiu. Em boa forma física Oliveira é importante para a equipa, por isso considero uma excelente notícia a continuidade de um jogador da casa e um dos capitães de equipa.

 

Corona fica no FC Porto 

Depois de, supostamente, ter existido um acordo entre o FC Porto e o Sevilha, que terá falhado porque, alegadamente, os espanhóis não terão conseguido chegar a acordo com o empresário do jogador que detém uma percentagem do seu passe. Depois, supostamente, o AC Milan estaria interessado em contratar o mexicano, mas não terá chegado a acordo com os Dragões. Sendo assim, Corona fica no FC Porto. Só pode ser boa notícia quando um bom jogador fica no plantel. O problema é que entra no seu último ano de contrato, o que significa que da próxima vez que houver um interessado, o empresário libertará a sua parte do passe do jogador com mais facilidade e o FC Porto fica a ver o jogador ir a custo 0. Espero estar enganada e que Corona aceite renovar o seu contrato com os Dragões  

Custa-me entender que, no futebol atual, os empresários tem a faca e o queijo na mão e que são, de facto, eles quem dita as regras nos mercados de transferências e os clubes, muitas vezes, pouco podem fazer para reverter as situações contratuais de jogadores que entram em final de contrato. Tal parece-me óbvio no caso de Corona.

Também custa-me entender que há adeptos que não conseguem ver esta realidade, tão óbvia nos valores de transferências de muitos jogadores e atiram sempre contra os clubes… 

 

Mercado finalmente fechado (nunca vou entender isto da época começar e o mercado continuar aberto), agora é foco total nos objetivos da equipa. 

 

 

Sem comentários: