sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Crónica e Análise: Gil Vicente 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

 

Na noite desta sexta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a 7ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Corona, Marcano, Mbemba e Wendell; Uribe, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Taremi e Luis Diaz.

Foi dos da casa a primeira tentativa de criar perigo, antes de completar o primeiro minuto de jogo, com a bola a passar relativamente perto do poste da baliza à guarda de Diogo Costa. Mas na resposta, o FC Porto colocou-se em vantagem antes dos 10 minutos de jogo. Ao minuto 9, Taremi atirou para o 0-1. E, ao minuto 13, Luis Diaz ficou perto do segundo golo, contudo falhou o remate. Ao minuto 18, uma dupla oportunidade colocou os Dragões perto do segundo golo, primeiro por intermédio de Taremi, que viu o guarda-redes negar-lhe os festejos. Na recarga, Fábio Vieira viu um defesa afastar a bola. Do outro lado do campo, minuto 24, o Gil empatou a partida. Foi assinalada uma grande penalidade a favor dos da casa, Diogo Costa defendeu o castigo máximo, mas na recarga os de Barcelos festejaram o empate.

No segundo tempo o FC Porto procurou o golo em diversas ocasiões. Otávio, ao minuto 59, Uribe e Marcano, ao minuto 60, ou Pepê ao minuto 87, não conseguiram concretizar o objetivo. Até que ao minuto 89, Sérgio Oliveira, na cobrança de um livre direto, colocou os Dragões em vantagem.

Com este resultado o FC Porto soma 17 pontos e está provisoriamente a 1 ponto da liderança, visto que o Benfica tem menos um jogo.

 

2 – Análise

 

Já se sabia que o jogo em Barcelos não ia ser fácil e, de facto, não o foi. O Gil procurou criar dificuldades ao FC Porto, seja na defesa, impedindo que a bola chegasse a jogadores capazes de desequilibrar, quer no ataque, dando trabalho à defesa portista. Os Dragões estiveram melhor no segundo tempo do que no primeiro. Na primeira parte, sobretudo depois do golo sofrido, a equipa pareceu não encontrar forma de dar a volta ao “texto” o que melhorou no segundo tempo. Deste jogo destaco Taremi e Sérgio Oliveira, pelos golos, golos de belo efeito.

Em suma, foi um jogo difícil, num campo habitualmente difícil, mas o FC Porto conseguiu o mais importante, somar os 3 pontos. Terça está de regresso a liga milionária. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: