terça-feira, 28 de setembro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 1 - Liverpool 5

No início de noite desta terça o FC Porto recebeu o Liverpool, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-5.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Diogo Costa; Corona, Marcano, Fábio Cardoso e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Luis Diaz, Taremi e Toni Martínez.

Se fosse eu a escalar o onze para este jogo (mas que grande pretensão a minha achar que eu faria melhor que o treinador) não teria colocado em campo alguns destes jogadores. Teoricamente, na minha forma de ver e de entender as coisas, teria feito mais sentido Manafá em vez de Corona; Wendell em vez de Zaidu; Grujic em vez de Toni Martínez. Desta forma as laterais ficariam, teoricamente, mais protegidas e Grujic a meio poderia ajudar o centro da defesa e ganhar alguma vantagem. A equipa ficaria mais retraída, mas talvez teria margem para num contra ataque subir com mais segurança sem deixar a defesa tão desprotegida. Não sei se esta estratégia resultaria, de todo, é apenas a minha visão. Peço desculpa, mas não consigo entender porque raio Zaidu foi titular se no campeonato não tem sido, não percebi e nem faz qualquer sentido. É óbvio que agora é fácil fazer esta análise e também é óbvio que o treinador tem dados que nós não temos de todo, mas parece óbvio que algo falhou aqui. Não vou crucificar Sérgio Conceição, porque toda a gente erra.

Há uma qualquer “lei” que diz que quando algo corre mal, tudo corre mal. Foi o que se passou neste jogo. Pepe iria a jogo e no aquecimento deixou de ser possível. Este foi, por certo, um duro golpe na estratégia para o jogo, embora suponho que a opção de Pepe não poder dar o seu contributo tivesse sido pensada, ainda assim, jogar Pepe ou Fábio Cardoso não é a mesma coisa. Depois, pouco depois de começar a partida, Otávio lesiona-se e esse é mais um duro golpe. Fábio Vieira, que não é um jogador igual a Otávio, não conseguiu desempenhar da melhor forma o papel em campo que tinha de desempenhar. E depois os erros, os erros individuais e coletivos que surgiam em catadupa e que complicavam cada vez mais a tarefa do FC Porto que já de si era complicada. O primeiro grande erro, de Zaidu deu golo. Verdade que mais tarde Luis Diaz poderia ter chegado ao empate, talvez faltou a força no momento certo. Bem sei que agora os ses valem pouco, mas e se aquela bola tinha entrado? Mas também vale a pena frisar que Diogo Costa foi importante ao travar remates que poderiam ter complicado ainda mais as contas no primeiro tempo. O FC Porto precisava mesmo do intervalo com urgência para que Sérgio Conceição pudesse corrigir o posicionamento de jogadores, mas vinha aí mais um problema. Falhou a comunicação entre a defesa e o guarda redes, resultado? Novo golo dos ingleses.

O segundo tempo não veio melhorar o filme do jogo. Sérgio Conceição mexeu no onze, na tentativa de equilibrar as posições e de dar outras coisas à equipa. Algumas das substituições vão, de facto, ao encontro do que penso que teria feito sentido como estratégia inicial. O problema é que os erros continuavam a resultar em problemas bem maiores. Perda de bola de Sérgio Oliveira, resultado? Novo golo do Liverpool. A equipa parecia arredada nos seus erros e os erros transformaram-se numa bola de neve gigante. O FC Porto esteve perto de reduzir por intermédio de Vitinha, contudo, a bola foi travada pelo guarda-redes. Pouco depois os Dragões conseguiram reduzir por intermédio de Taremi. E quando parecia que o golo poderia ser um ânimo para enfrentar os últimos minutos de jogo, eis que novo erro, desta feita de Diogo Costa (onde ias, rapaz?) e novo golo. O quinto golo tornou-se eminente e acabou por surgir.

Com este resultado o FC Porto fica no 3ª lugar do grupo.

Por maior que seja o meu portismo, por muito que queira ver o meu FC Porto vencer sempre (e quero), sou realista, sei que este Liverpool é uma grande equipa, que não precisa de muito para fazer tudo, ou seja, facilmente aproveita os erros alheios para levar a água ao seu moinho. Eu não esperava um jogo fácil, é certo, mas esperava que o FC Porto tentasse e tentasse com todas as suas forças contrariar a valia do Liverpool, como tem feito vezes e vezes sem conta ao longo destes 200 jogos que leva de Liga dos Campeões. Foi a fazer das fraquezas forças, das tripas coração e do sonho realidade que o FC Porto ganhou os jogos que já ganhou nesta competição frente a equipas com muito mais puder e dinheiro, ou que conquistou o que já conquistou na Europa do futebol. Não, eu não estou a dizer que este plantel é incompetente, ou que a equipa técnica é incompetente, até  porque num passado bem recente mostraram que não viram a cara à luta nem temem nenhum adversário. Mas a verdade é que hoje faltou garra, faltou ambição, faltou determinação, faltou uma equipa à Porto. Terá pesado, de alguma forma, como espada sobre a cabeça da equipa, os dois resultados anteriores, negativos, em casa frente ao Liverpool?

Em suma, foi um jogo que correu mal, muito mal. Agora é preciso refletir sobre os erros que aconteceram, corrigi-los o mais rápido possível, levantar a cabeça e pensar que sábado há outro jogo para o campeonato para jogar e que é importante focar nele e reagir com força. Por mais difícil que tenha sido esta noite, por mais que nos custe digerir este resultado e, apesar de ter sido contra quem foi, vai custar, a história do FC Porto é muito maior do que este resultado. A equipa hoje não passou a ser a pior equipa do mundo, da mesma forma que não passou a ser a melhor equipa do mundo, por exemplo, no final do jogo frente ao Moreirense. Equipa, mister, força e lembrem-se que aconteça o que acontecer, com mais ou menos tristeza, nós estamos aqui, sempre! Levantem a cabeça, porque cabeça baixa só para olhar para o símbolo que carregam ao peito, há mais jogos, muito mais jogos, para disputar onde podem, todos, limpar a imagem de hoje. Hoje não foi o meu, o nosso FC Porto que esteve em campo, hoje foi uma sombra da equipa, hoje correu tudo mal, o problema, o grande problema, é que do outro lado estava o Liverpool. Há jogos assim, infelizmente. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: