quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Shakhtar Donetsk 1

1 – Crónica

Dragões de Regresso à Liga Dos Campeões Em Grande

No início de noite de ontem, o estádio do Dragão foi o palco do encontro entre o FC Porto e o Shakhtar Donetsk, jogo referente à primeira jornada do grupo G da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final verificou-se a vitória do FC Porto por 2-1.

O jogo que marcou o regresso dos dragões à mais importante prova de clubes da UEFA, também marcou a estreia de Vítor Pereira a esse nível. Vamos à história desta partida. Não se esperava um jogo fácil frente a uma boa equipa Ucraniana, porque não há jogos fáceis, para além disso o azar também quis marcar presença e dificultar mais ainda o que não era fácil. As bolas aos postes e traves da baliza parecem querer marcar presença nos jogos portistas e ontem não foi excepção. O primeiro remate portista foi direitinho à trave, depois surge uma grande penalidade que Hulk não conseguiu converter, a bola bateu no poste. Mas o azar não ficou por aqui, num lance infeliz de Helton o Shakhtar Donetsk inaugurou o marcador. Em desvantagem, depois de uma grande penalidade falhada, o FC Porto viu-se obrigado a procurar o golo que já procurava antes do infortúnio. E esse golo surgiu dos pés de Hulk, na conversão incrivelmente perfeita de um livre, estava assim feito o empate. Ainda ficou uma grande penalidade por marcar a favor do FC Porto. Antes do intervalo o Shakhtar Donetsk ficou reduzido a dez, devido à expulsão de um defesa depois de uma entrada violentíssima sobre João Moutinho. No segundo tempo o FC Porto continuou a procurar o golo. E o golo apareceu com naturalidade, foi concluído por Kleber, a finalizar uma boa jogada de James, um tento que o brasileiro fez questão de festejar com o treinador. A pesar de não terem aparecido mais golos o FC Porto continuou a trocar a bola em busca de mais tentos. E James podia ter festejado caso a bola não tivesse embatido, outra vez, na trave. Entretanto o Shakhtar Donetsk ainda viu mais um jogador ser expulso por acumulação de amarelos.

Com esta vitória os dragões somam três importantes pontos nesta fase de grupos.

2 – Análise

Foi um regresso em grande à Liga dos Campeões, e foi uma estreia em grande do treinador. Gostei do jogo e gostei da capacidade de resposta que a equipa teve à desvantagem e ao azar, creio que só faltaram mais golos. São três pontos importantes, tendo em conta que estão em jogo dezoito pontos, logo o importante é amealhar o máximo possível.

Notas:

Muito bem James, muito bem Hulk, muito bem Kleber, muito bem Moutinho, muito bem Defour, muito bem FC Porto.

E para finalizar, grande ambiente nas bancadas

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Estôfo de Champion

36.612 espectadores, uma boa casa, assistiram a um jogo intenso, bem jogado, duas excelentes equipas, muitos e bons jogadores, um grande ambiente e um apoio vibrante do público portista, mesmo quando o resultado não era o mais favorável - gostei de ver o apoio dos Super ao capitão Helton, no lance do golo do Shakhtar.

Quando falo em estôfo de Champion, quero dizer que nestes jogos e nesta prova, entre equipas semelhantes, onde muitas vezes tudo se decide nos pormenores, uma equipa que entra bem na partida, beneficia de um penalty, falha a oportunidade de ficar a ganhar e no lance imediato, sofre um golo, numa infelicidade do seu guarda-redes, mas não se deixa abater, reage contra a contrariedade, que não merecia, parte para cima do adversário, domina, joga bem, marca e pelo que fez, já devia ir para o descanso em vantagem, é uma equipa que dá garantias e tem qualidade para pensar em mais qualquer coisa que os oitavos-de-final.
Foi este o filme da primeira-parte, onde, tirando um ou outro lance de bola parada, mal abordado, vimos um Porto de boa colheita, bem organizado, profundo, pressionante, com largura e criatividade.

Na etapa complementar e até ao 2-1, foi o mesmo Porto, a mesma qualidade, a mesma posse, a mesma pressão, o mesmo domínio. Depois, a ganhar, contra dez e mais tarde contra nove jogadores "ucranianos", se continuamos a mandar, a ser os donos da bola, faltou contundência, o killer instinct de que falava o saudoso Bobby Robson, para matar a partida e dar um colorido ao resultado que, ninguém terá dúvidas, mereciamos.

Em resumo, ganhamos e nesta prova e em casa, ganhar é fundamental. Assim, partiremos para o jogo frente ao Zenit com confiança, tranquilidade e sem pressão, que, é bom referi-lo, estará todo do lado dos russos de São Petersburgo e isso pode ser aproveitado a nosso favor, como a nosso favor estará a tradição de bons resultados conseguidos frente a equipas do maior país do mundo.

O melhor, para mim, foi esse menino, feito homem, James Rodríguez, esse poeta da bola, que quando é tocada pelo talentoso colombiano, deve sorrir de prazer, pela forma como ele a trata e acarícia. Ainda bem que James é jogador do Porto e nós aqui não temos tendência, nem precisamos de nenhum D.Sebastião... Caso contrário lá viriam as comparações, seria o novo Hernâni, Oliveira, Futre, etc. Assim será apenas James, o nome dele é James...Rodríguez. O golo que deu a marcar a Kléber, é mais uma obra prima, de um génio do futebol.

Mas houve muita gente a jogar bem e Hulk, na primeira-parte, foi fantástico no golo que marcou e no que jogou, mesmo, viemos a saber pela boca de Vítor Pereira, com problemas físicos. Idem para a exibição de Alvaro, pelas mesmas razões. Enorme Moutinho, grande Defour, muito bem Fernando, Fucile, Belluschi e os centrais, com o senão, das bolas paradas, apontado. Varela e Djalma, pareceram-me demasiado ansiosos e Helton, tirando o frango, esteve bem... O último, Kléber, até marcou, mas, em alguns momentos, faltou melhor abordagem dos lances e mais calma na hora de decidir, passar ou rematar.
Quando sabemos que não jogaram Bracali, Mangala, C.Rodríguez, Sapunaru, Guarín, Souza, Walter, Rolando e os que nunca vi ao vivo, Iturbe e Alex Sandro, para não falar de Danilo que só vem no fim do ano, só podemos concluir que temos muita qualidade, gente que dá garantias de mais uma boa época do Dragão.

beijinhos