sábado, 10 de janeiro de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Belenenses 0



1 – Crónica

O Dragão Comeu os Pasteis

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Belenenses em jogo a contar para a 16ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-0.
Para este jogo Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e José Ángel; Casemiro, Herrera e Óliver; Tello, Jackson e Quaresma.
O FC Porto entrou ao ataque, pressionando o adversário e, em resultado dessa pressão, foi conquistando alguns cantos nos primeiros minutos de jogo. No entanto, o primeiro remate perigoso surgiu ao minuto 8, foi da autoria de Jackson e funcionou como aviso. É que ao minuto 10, o avançado colombiano ativou o marcador. Entretanto o FC Porto diminuiu a pressão, mas o Belenenses não foi capaz de criar perigo para a baliza de Fabiano. Pelo contrário, o FC Porto podia ter ampliado o marcador no primeiro tempo, com Maicon e Jackson a não conseguirem acertar na baliza adversária. E foi com o FC Porto a vencer por 1-0 que chegou o intervalo.
No segundo tempo o FC Porto voltou a entrar ao ataque, e em resultado dessa pressão surgiu,  ao minuto47, o segundo golo, este da autoria de Óliver. O Belenenses procurou aproximar-se da baliza portista, mas sem sucesso. Mas quem ficava mais perto do golo eram os dragões, já que Tello e Indi ficaram perto de festejar, não fosse o guarda-redes contrario ter parado o remate do espanhol e o do holandês ter ido por cima da baliza.  Já perto do final do encontro, e na única jogada perigosa que o Belenenses criou, Maicon evitou o golo do Belenenses. Não marcaram os do Restelo, marcaram os dragões. Mesmo ao cair do pano, minuto 93, Evandro fixou o resultado final nos 3-0.
Com este resultado o FC Porto mantêm-se a seis pontos da liderança do campeonato.



2 – Análise

Esperava-se um Belenenses defensivo, logo, esperavam-se dificuldades para o ataque portista. Foi o que aconteceu, o Belenenses entrou em jogo muito mais preocupado em defender do que em procurar criar perigo. Mas a equipa portista soube dar a volta às dificuldades. Foram três golos, mas podiam ter sido mais. Na minha opinião, foi uma exibição razoavelmente aceitável e uma boa vitória, completamente justa e sem “espinhas”. Vou destacar os marcadores dos três golos, Jackson, que soma e segue; Óliver, que marcou pela segunda jornada consecutiva; e Evandro, que se estreou a marcar com a camisola azul e branca.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, vencer o seu jogo. E assim, segue a perseguição à liderança do campeonato, que continua à distância de 6 pontos.


PS. De destacar ainda o protesto dos Super Dragões contra as arbitragens que tem se verificado na Liga Portuguesa.


Sem comentários: