terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Crónica e Análise: FC Porto 3 – União da Madeira 1



1 – Crónica

Segunda Vitória no Segundo Jogo da Taça da Liga

No início de noite desta Terça o FC Porto recebeu o União da Madeira em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-1.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Helton; Ricardo, Reyes, Marcano e José Ángel; Campaña, Ruben Neves e Evandro; Quintero, Adrián López e Ivo Rodrigues. Desta forma, o treinador portista aproveitou para poupar alguns jogadores, e para dar minutos a outros.
O FC Porto demorou a conseguir acertar com o ritmo com vista a procurar entrar eficazmente na área do união, e, consequentemente a criar perigo. Foi de Ivo Rodrigues – titular pela primeira vez na principal equipa portista – ao minuto 18, o primeiro lance perigoso. Esse lance serviu, de certa forma, de aviso, já que ao minuto 25, Quintero inaugurou o marcador. Alguns minutos depois, Quintero, ficou perto de bisar, tal como Reyes e Adrián, por duas vezes ficaram perto de marcar. Do outro lado, o União ficou perto do golo, não fosse a bola ter parado no poste da baliza de Helton. Desta forma, foi com os dragões a vencer por 1-0 que chegou o intervalo.
No segundo tempo, o FC Porto entrou mais rápido, e Quaresma, ao minuto 55, fez o segundo golo, ainda que a bola tenha desviado num defesa adversário. Contudo, o União, apenas dois minutos depois, reduziu. Percebendo que algo tinha de mudar, Lopetegui retirou Ruben Neves e fez entrar Óliver. A substituição resultou numa maior produção ofensiva. E, ao minuto 85, Evandro fixou o resultado final nos 3-1, através de uma grande penalidade a castigar uma falta sofrida por quaresma
Com esta vitória o FC Porto soma 6 pontos e está na liderança do grupo


2 – Análise

Para este segundo jogo da fase de grupos da Taça da Liga, eram esperadas dificuldades. Isto porque o União da Madeira, depois de ter vencido o Braga na jornada passada,  não tinha nada a perder em procurar arrancar, pelo menos, 1 ponto do Dragão. Mesmo com as previsíveis alterações promovidas por Lopetegui no onze inicial, esperava-se que os dragões dessem a volta às dificuldades. E foi o que aconteceu. A vitória foi o resultado justo de um jogo em que, na minha opinião, a exibição foi agradável. Quintero, Quaresma e Evandro fizeram os golos da vitória portista.
Em suma, o FC Porto somou os três pontos, já tem seis pontos na liderança do grupo.  
De destacar o facto de Helton ter voltado à titularidade quase 10 meses depois da lesão em Alvalade.





Sem comentários: