domingo, 25 de janeiro de 2015

Crónica e Análise: Marítimo 1 – FC Porto 0



1 – Crónica

FC Porto Volta a Deixar Três Pontos no Funchal

No final de tarde deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Marítimo em jogo a contar para a 18ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 1-0.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Quintero, Jackson e Quaresma.
Cedo os dragões agarraram o domínio de jogo, sem contudo conseguirem criar ocasiões de golo. Do outro lado, ao minuto 32, o Marítimo, no primeiro remate que fez à baliza portista, ativou o marcador. Pouco antes do intervalo, Quaresma poderia ter empatado a partida, não fosse a bola ser travada pelo guarda-redes adversário. E foi com o Marítimo a vencer por 1-0 que chegou o intervalo.
No início do segundo tempo Lopetegui decidiu trocar Quintero por Tello. Os dragões mantinham o domínio de jogo, mas também mantinham as dificuldades em “atravessar a muralha defensiva do Marítimo”. Lopetegui decidiu, então, alterar o xadrez portista, fez sair Herrera para a entrada de Gonçalo, procurando, assim, ganhar mais uma unidade no interior da área insolar; e substituiu Martins Indi por Ruben Neves. E o FC Porto atacava, mas sem conseguir ser eficaz. Exemplo disso foi um lance em que Tello rematou ao poste e na recarga Quaresma permitiu a defesa do guarda-redes insolar. E tal como nesse momento, houve outras ocasiões em que os dragões não conseguiram fazer golo.
Com este resultado o FC Porto mantêm a distância de 6 pontos para o Benfica, contudo, a mesma pode aumentar para 9 pontos, visto que os encarnados só jogam amanhã com o Paços de Ferreira.



2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil, porque sabia-se que o Marítimo não ia jogar contra o FC Porto da mesma forma que jogou contra o Benfica. A análise deste jogo faz-se em poucas palavras: O FC Porto dominou, rematou, contudo não foi eficaz, por outro lado, o Marítimo defendeu-se, rematou pouquíssimo e marcou um golo. Lopetegui arriscou tudo no segundo tempo na procura do golo, no entanto, os jogadores portistas jogaram mais com o coração do que com a razão e como o golo não chegou, sobrou a derrota amarga. É justo? Não, mas ninguém disse que o futebol é justo. Se na passada Quarta todos agradecemos a ineficácia do ataque bracarense e a brilhante exibição de Helton, hoje tivemos o reverso da medalha: o ataque portista não foi eficaz e a defesa maritimista, bem como o seu guarda-redes, seguraram os três pontos.
Em suma, o FC Porto voltou a perder três pontos na Madeira e as contas do título complicaram-se, porque o Benfica pode aumentar a distância para 9 pontos. Desistir de acreditar? Não, até porque a segunda volta está a começar, mas é preciso ter a consciência de que se já estava complicado, agora as coisas complicaram-se ainda mais.


Sem comentários: