quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Antevisão da 22ª jornada da Liga



1 – Aqui está a antevisão de Nuno Espírito Santo do jogo da 22ª jornada da Liga, frente ao Tondela.

““NÃO EXISTE OUTRO JOGO QUE NÃO SEJA O DO TONDELA”
Os jogadores não vão cair no “erro de pensar” na Juventus e querem colocar “mais pressão” no líder, esta sexta-feira
A mensagem principal de Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa de antevisão da receção ao Tondela (sexta-feira, 20h30, 22.ª jornada da Liga NOS) foi simples: só “o jogo que vem a seguir” interessa e começar a pensar na Juventus (que visita o Dragão daqui a uma semana, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões) seria um erro. Para além disso, o treinador recorda que a conquista de três pontos permitirá ao FC Porto assumir a liderança da Liga, à condição, com mais dois pontos do que o Benfica. Nessa situação, os lisboetas saberiam que só a vitória em Braga os manteria no primeiro lugar, o que lhes colocaria “mais pressão” sobre os ombros.
Prolongar o registo de cinco vitórias consecutivas
“Queremos transformar o jogo numa vitória do FC Porto, no Dragão, a nossa fortaleza, e manter esse registo. São três pontos importantes no que queremos para o nosso futuro. Teremos de ter a máxima intensidade e concentração e jogar convictos de que competir é a melhor maneira para vencer o jogo.”
Jogar sem pensar no que se segue
“Sabemos que tudo são momentos e o mais importante é o jogo que vem a seguir. No futebol não há memória e o futuro é que é importante. O presente é a preparação da equipa e querermos jogar, competir e vencer na nossa fortaleza do Dragão. Não existe outro jogo que não seja o do Tondela, não existe Juventus até ao final do dia. É um jogo que queremos vencer, estamos preparados e não caímos no erro de pensar para além dele. Não existe mais nada.”
Colocar pressão no líder
“Os jogadores estão bem. Temos consciência de que temos de fazer uma gestão cuidada dos que têm sido mais utlizados e é um bom sinal termos todas as soluções e opções possíveis. Não perspetivo mais do que o nosso trabalho e a conquista de três pontos e, se o fizermos, colocamos mais alguma pressão porque chegamos à liderança, que é onde queremos estar. O foco essencial é no trabalho, não queremos resolver as coisas rapidamente porque a rapidez traz precipitação. Estamos conscientes de como queremos jogar e estamos preparados para tal.”
Um FC Porto mais pragmático?
“Tudo são momentos, circunstâncias, o que o jogo pede. Somos uma equipa cada vez mais versátil, capaz de interpretar os momentos do jogo e o que ele pede. Temos mais opções, os jogadores estão mais preparados para os diferentes e difíceis desafios que têm pela frente e para desmontar os adversários e chegar ao golo. Queremos ser cada vez mais maduros: temos um crescimento sustentado, que demora o seu tempo, mas os passos que estão a ser dados são bons.”
Quebra de forma de André Silva?
“São momentos. Não concordo em absoluta com a quebra. Estou ciente do trabalho que o André tem feito e, como sabe, não gosto de individualizar, tudo são
situações de grupo. O que valorizo e aquilo de que tenho plena consciência é que o André Silva é bastante importante para nós.”
A importância de Soares na eficácia ofensiva
“Foi o Soares que deu esse contributo nos últimos jogos e isso representou golos, mas vai para além disso. Tem a ver com quem roubou a bola, fez o passe… Os comportamentos e atitude dos jogadores são fundamentais, mas quem o sustenta é a equipa, que tem de ser trabalhada no seu todo. Queremos construir cada vez mais uma solidez defensiva determinante, para que essa eficácia, controlo e domínio sejam sustentados, haja capacidade de contrariar o jogo do adversário e chegar ao golo. Se é na primeira oportunidade tanto melhor, mas também sabemos ser pacientes, se necessário.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Casillas; Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera/André André e Óliver; Corona/ Brahimi, André Silva e Soares

3 – Sobre o jogo
É certo que o Tondela ocupa um dos dois últimos lugares do campeonato, contudo isso não fará o jogo ser mais fácil. Mas espera-se que os comandados de Nuno mantenham o foco no jogo, sem pensar na Liga dos Campeões que aí vem, para transformar as dificuldades que vão encontrar em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; sólido; solidário; unido; empenhado; determinado; motivado; ambicioso; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!





Sem comentários: