sábado, 4 de fevereiro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting 1



1 – Crónica

Os Golos de Soares e as Defesas de Casilas Deram Vitória ao Dragão

Ao início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 20ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo e Óliver; Corona, André Silva, Soares e Brahimi.
O FC Porto entrou praticamente a vencer. Ao minuto 6, Soares, no primeiro jogo que fez com a camisola azul e branca, inaugurou o marcador. Numa primeira parte com poucas ocasiões de golo, os duelos concentraram-se mais a meio campo, com o FC Porto a controlar e o Sporting a procurar contrariar esse controlo. Ainda assim, ao minuto 28, Casillas teve de aplicar-se para travar um remate de cabeça. E ao minuto 40, novamente Soares, fez o segundo golo portista.
O Sporting entrou no segundo tempo decidido a correr atrás do prejuízo. O FC Porto sentiu dificuldades em controlar o encontro e o Sporting, por duas vezes, 49 e 57 criou perigo; a primeira situação foi resolvida por Casillas, enquanto que a segunda foi à barra. E ao minuto 60, os leões reduziram a desvantagem. Nuno Espírito Santo promoveu uma alteração, trocando André Silva por André André, procurando, assim, ganhar vantagem a meio campo. Pouco depois o treinador portista trocou Brahimi por Jota e o FC Porto ganhou outra frescura, ainda que não conseguisse fazer o terceiro golo que teria dado outra tranquilidade. Isto porque o Sporting ficou muito perto do empate por duas vezes: a primeira ao minuto 82, valeu o guarda-redes portista; e a segunda ao minuto 93, mas estava lá Casillas para segurar os três pontos e garantir a vitória.
Com esta vitória o FC Porto soma 47 pontos e está, à condição, no primeiro lugar do campeonato.

2 – Análise

O jogo não foi fácil, como aliás, já seria de esperar, porque o Sporting ia lutar com todas as suas forças para não ficar nesta fase da prova tão longe do primeiro lugar. O FC Porto não fez uma exibição fantástica, longe disso, mas soube ser inteligente e eficaz, sobretudo no primeiro tempo e aguentar a pressão na segunda parte. Nem sempre as equipas podem vencer jogando o que sabem e querem, realizando exibições fantásticas, também há aquelas vitórias fruto da eficácia e, porque não, da sorte. Na minha opinião foi o que se passou hoje. O FC Porto venceu um jogo sofrido – aguenta coração! – conseguiu o que outras vezes faltou, ser eficaz no ataque e, por isso, esta é uma vitória justa, na raça, com nervos de aço e saborosa. É impossível não destacar Soares, o autor dos dois golos portistas e pelo que se viu hoje Soares é o reforço que o FC Porto precisava. Que continue a marcar! E como não destacar Casillas? O guarda-redes espanhol segurou a vitória por duas vezes, a segunda numa fase em que o apito do árbitro era eminente e, porque não dizê-lo, numa fase em que a memória do golo do Benfica deverá ter assaltado a mente de muitos adeptos portistas – pelo menos a mim aconteceu isso…
Em suma, o FC Porto venceu um jogo difícil e sofrido frente a um adversário direto e, provisoriamente, posiciona-se no topo da classificação, pressionando o Benfica.
Vamos Porto!



Sem comentários: