sábado, 11 de fevereiro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto B 0 – Freamunde 1



1 – Crónica

Na tarde deste sábado o FC Porto B recebeu o Freamunde, em jogo a contar para a 26ª jornada da II Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 0-1.
Para este jogo António Folha apostou num onze composto por Raúl Gudiño; Diogo Dalot, Jorge Fernandes, Chidozie e Fernando Fonseca; Omar Govea, Graça e Francisco Ramos; Ismael Díaz, Galeno e Rui Pedro
O FC Porto B teve mais posse de bola durante o primeiro tempo, contudo, esbarrou na boa organização do Freamunde. Mas os visitantes não se limitavam apenas a defender, de quando em vez, tentavam chegar perto da baliza portista. Assim, após algumas tentativas de aproximação das balizas, eis que perto do minuto 30, surgiu a primeira real ocasião de perigo para a baliza do Freamunde, protagonizada por Rui Pedro, que o guarda-redes defendeu. Minutos depois foi Ismael a ficar perto do golo, mas atirou pouco ao lado. Já perto do intervalo Gudiño teve de intervir para impedir o golo adversário. E, na resposta, Diogo Dalot atirou ao poste.
O FC Porto B entrou pressionante no segundo tempo, instalando-se no meio campo adversário. Num lance de insistência, Ismael não conseguiu, mais uma vez, colocar a bola na baliza contrária. Quando o Freamunde conseguiu libertar-se da pressão, de livre direto obrigou Gudiño a intervir. Minutos depois, o guarda-redes mexicano foi, outra vez, obrigado a intervir, desta feita para travar um contra-ataque rápido do adversário. Pouco depois, na primeira vez que tocou na bola, Ruben Macedo atirou ao lado. Mais tarde foi Galeno a acertar na malha superior da baliza; este lance originou um canto e, na sequência Chidozie atirou ao poste. Quase no final do encontro, o Freamunde, num canto, acabou por fazer o golo. Os B’s portistas não desistiram e obrigaram mesmo o guarda-redes adversário a intervir.
Com este resultado o FC Porto permanece com 29 pontos e está na 18ª posição da tabela classificativa.

2 – Análise

Há jogos em que falta a sorte… Esta foi a frase que me ocorreu escrever logo no final do encontro… Na primeira parte o FC Porto B quis mandar no jogo, teve mais posse de bola, mas não houve muitas ocasiões de golo, ainda que os Dragões tenham protagonizado os lances mais perigosos. Os B’s portistas dominaram e controlaram o segundo tempo, mas não conseguiram fazer o golo. Costuma-se dizer que quem não marca arrisca-se a sofrer e foi o que se passou. Numa das raras oportunidades que o Freamunde teve para aproximar-se da baliza do FC Porto B – quase sempre de bola parada - num canto, conseguiu fazer o golo. Faltou a sorte aos portistas que, jogaram bem e que foram penalizados pela falta de eficácia no ataque. O problema é que os B’s portistas estão numa situação delicada, da qual precisam sair o mais rápido possível.
Em suma, o FC Porto B perdeu três pontos num jogo em que não os merecia perder, de todo.
Vamos Porto!


Sem comentários: