domingo, 21 de maio de 2017

Crónica e Análise: Moreirense 3 – FC Porto 1



1 – Crónica

No final de tarde deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Moreirense, em jogo a contar para a 34ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 3-1.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: José Sá; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, André André e Herrera; Otávio, Soares e Brahimi.
O FC Porto dominou, territorialmente, o primeiro tempo, contudo, nunca conseguiu impor muito ritmo no jogo. O Moreirense aproveitou da melhor maneira essa forma do FC Porto jogar e ia procurando, em contra ataques, aproximar-se da baliza hoje defendida por José Sá. E ao minuto 15, ativou o marcador. O segundo golo dos de Moreira de Cónegos viria a chegar ao minuto 37.
No início do segundo tempo, vendo que tinha de reagir, Nuno trocou Otávio e Herrera por Corona e André Silva. O FC Porto começou, então, a ser mais rápido a trocar a bola e surgiram duas ocasiões de relativo perigo: Soares viu o guarda-redes adversário travar-lhe os festejos; e Danilo atirou por cima. O golo portista viria a chegar ao minuto 66, por intermédio de Maxi. No entanto, o Moreirense voltou a marcar ao minuto 83. Brahimi ainda ficou perto de voltar a reduzir, minuto 86, mas o argelino não foi feliz.
Com este resultado o FC Porto terminou o campeonato no segundo lugar, com 76 pontos, com 19 golos sofridos e 71 golos marcados.

2 – Análise

Ponto prévio, não vai ser muito fácil fazer a análise deste jogo, visto que estava a segui-lo apenas pela rádio e, em grande parte do jogo, as atenções estavam centradas noutros dois campos. Ainda assim, vamos a isso. Não gosto que o FC Porto perca, mesmo que se saiba que o jogo para nada serve nas contas do campeonato. Por isso estou desgostosa com este resultado. E vou começar por deixar duas questões, que me parece pertinentes. Mister, porque iniciou o jogo com um meio campo com Danilo, André André e Herrera? Não era melhor ter entrado com Corona ou Jota no lugar de, por exemplo, Herrera ou André André? O FC Porto fez uma primeira parte apática, tão apática que o Moreirense foi para o intervalo a vencer por 2-0. Era suposto ter melhorado na segunda parte – as entradas de Corona e André Silva eram, talvez, para isso – mas a vitória escapou mesmo fruto de, imagine-se, erros defensivos.
Em suma, a equipa do FC Porto não soube, ou não foi capaz, de fazer o que tinha a fazer neste jogo – e que é obrigatório fazer sempre – vencer.
Este campeonato chegou ao fim, é hora de analisar, refletir e fazer o que tiver de ser feito na preparação da próxima época.



Sem comentários: