sexta-feira, 2 de março de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting 1



1 – Crónica

No início de noite desta sexta o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 25ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Diogo Dalot; Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio; Marega, Gonçalo Paciência e Brahimi

O FC Porto entrou bem em jogo impondo o seu ritmo. Ao minuto 11, Marcano tentou inaugurar o marcador, mas sem sucesso. Logo depois, Marega, por duas vezes, tentou fazer o mesmo, contudo, também sem sucesso; primeiro foi o poste a impedir os festejos e depois foi um jogador do Sporting a impedir, mesmo sobre a linha, o golo portista. Pouco mais tarde, outra vez Marega a tentar ser feliz, mas no frente a frente com o guarda-redes adversário, atirou ao lado. Entretanto o Sporting tentou chegar à área adversária, sem contudo criar real perigo para a baliza de Casillas. Até que ao minuto 29, Marcano colocou os Dragões em vantagem. Mesmo à beira do intervalo o Sporting chegou ao empate.
O FC Porto voltou a entrar bem em jogo no segundo tempo, com vontade de repor a vantagem no marcador. Tal aconteceu ao minuto 49, com Brahimi a dar a melhor sequência a um cruzamento de Gonçalo Paciência. O Sporting tentou responder, mas esbarrou numa equipa decidida a não o permitir. Marega, ao minuto 79, ficou perto do golo, no entanto viu um jogador leonino negar-lhe os festejos. O Sporting, mais uma vez, tentou responder, mas primeiro Casillas não o permitiu e depois a tentativa dos leões passou ao lado.
Com este resultado o FC Porto soma 67 pontos e está no primeiro lugar do campeonato, deixando o Sporting à distância de 8 pontos.

2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, como todos os clássicos, não o foi. Foi um jogo pautado pelo equilíbrio entre duas equipas que, por força do número de vezes que já se defrontaram esta época, conhecem-se bem e procuram prever e eliminar os movimentos dos jogadores adversários mais perigosos. Não foi o melhor jogo dos Dragões, mas foi um jogo em que foi necessário espírito guerreiro para agarrar os três pontos. O FC Porto conseguiu colocar-se em vantagem, respondeu da melhor forma ao empate, com um golo logo a abrir o segundo tempo e depois, depois resistiu, travando as investidas sportinguistas e procurando oportunidades no contra-ataque. Foi um FC Porto competente; inteligente; unido; sólido; solidário. Destaco Marcano e Brahimi, pelos golos marcados; Marega pelo que fez em prol da equipa, faltando um golo - que recupere rápido; e Gonçalo Paciência pela jogada do segundo golo. E que dizer da simbiose entre equipa e adeptos no final do jogo? É o #MarAzul a dizer presente e a deixar bem claro que estamos até ao fim #SempreJuntos na luta pelo objetivo máximo! Queremos o Porto campeão!
Em suma, o FC Porto somou três importantes pontos que permitem cavar uma distância maior para o Sporting. Vamos Porto!



1 comentário:

vidente mor disse...

ganhamos! mas a lesao de marega poderia ter sido evitada, ja aos 79 ele andava agarrado a perna mas no banco ninguem quis saber. Depois nos ultimos minutos quase perdiamos o jogo devido a uma tatica usada sistematicamente pelo JJ para os centrais que com ele sao sempre altos e bons de cabeça, depois corona nao tem estofo para jogos a doer, depois apresentamos debilidades defensivas gritantes quando somos apanhados em contra pe, portanto nao podemos perder a bola como brahimi perdeu. So tenho receio que se nao ganharmos sempre por 3 ou 4 quando o tivermos de fazer por um e controlar o jogo nao o saibamos fazer e SC ja teve tempo suficiente para perceber isso e arranjar um plano B.
NAO NOS DEVEMOS ESQUECER E CONTINUAR SEMORE A LEMBRAR QUE NAO FORA AS ARBITRAGENS E TERIAMOS A 12 PONTOS DOS LAMPIOES E A 14 DO SPORTING, SAO ASSUNTOS QUE NAO PODEM SER ESQUECIDOS.