quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Benfica 0

1 – Crónica

 

Na noite desta quinta, o FC Porto recebeu o Benfica, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; João Mário, Fábio Cardoso, Mbemba e Zaidu; Uribe, Vitinha e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Evanilson.

O jogo não podia ter começado da melhor forma para o FC Porto, já que antes de se completar o primeiro minuto de jogo, Evanilson colocou os Dragões em vantagem. Vantagem que viria a ser dilatada ao minuto 7, desta feita por intermédio de Vitinha. Do outro lado do campo, o Benfica tentou responder à entrada portista em jogo, chegaram a marcar, com o golo a ser anulado por fora de jogo. Ao minuto 31, Evanilson bisou. Ao minuto 35, Luis Diaz tentou marcar, sem sucesso. Tal como aconteceu ao minuto 41, quando Luis Diaz ultrapassou o guarda-redes adversário e, em vez de atirar a baliza (tinha tudo para dar certo) assistiu Taremi que não conseguiu concretizar. Depois o FC Porto ficou reduzido a 10, devido a expulsão de Evanilson.

No segundo tempo o Benfica tentou reagir, mas a defesa portista e Marchesin trataram de afastar o perigo. Do outro lado do campo, sempre que havia oportunidade, o ataque portista tratava de dar trabalho à defesa contrária. Taremi tentou voltar aos golos, mas sem sucesso, visto que, ao minuto 55, atirou uma bola ao poste. Já perto do final, os Dragões fizeram o 4º golo, contudo, o mesmo foi anulado por fora de jogo de Fábio Cardoso.

Com esta vitória o FC Porto avança para os quartos de final da Taça de Portugal.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil, não só por se tratar de um clássico, mas sobretudo por se tratar de um jogo a eliminar em que cada erro tem um peso muito grande. Mas os Dragões trataram de transformar as dificuldades em facilidades. Um FC Porto determinado, rigoroso, competente, concentrado, coeso, ambicioso, empenhado, destemido, inteligente, sólido, solidário, unido e eficaz. Foi assim que o FC Porto entrou em campo e que fez com que dominasse e controlasse o jogo. Na primeira parte os Dragões foram implacáveis, fizeram 3 golos e podiam ter marcado mais. O Benfica não conseguia reagir de forma alguma. No segundo tempo o FC Porto procurou gerir, verdade seja dita, não era possível manter o ritmo durante todo o jogo, ainda para mais com menos um jogador. O Benfica tentou reagir, mas os Dragões não permitiram. Ouvi comentadores dizer que era necessário perceber o que tinha corrido mal na preparação e abordagem do Benfica para este jogo. Diria, se os Dragões hoje realizaram uma excelente exibição, não parece haver muitas dúvidas, o Benfica jogou o que o FC Porto deixou jogar. Destaco Evanilson e Vitinha pelos golos, mas um grande destaque para o coletivo, porque o coletivo hoje foi tudo.

Em suma, o FC Porto venceu um clássico difícil com justiça, classe e determinação, eliminou um potencial vencedor da prova rainha do futebol Português e fica agora à espera de perceber que determina o sorteio. Na próxima semana há outro FC Porto – Benfica no Estádio do Dragão, desta feita para o campeonato. Não será um jogo igual a este, por certo será bem mais difícil. Vamos Porto!

 

PS1. Feliz Natal a todos os Portistas! Que seja um Natal azul e branco, repleto de coisas boas, sobretudo de paz, saúde, partilha e união familiar, dentro do possível nesta fase das nossas vidas.

 

PS2. Dá para todos pedirmos ao pai-natal que o Taremi resolva rápido aquele desencontro com a baliza? Rapaz, queremos golos!

 

 

Sem comentários: