quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Benfica 1

1 – Crónica

 

Na noite desta quinta, o FC Porto recebeu o Benfica, em jogo a contar para a 16ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Mbemba e Zaidu; Uribe, Vitinha e Otávio; Fábio Vieira, Pepê e Taremi.

O FC Porto entrou bem em jogo e, ao minuto 3, Fábio Vieira falhou por pouco a baliza contrária. Mais tarde, minuto 19, Taremi acertou no guarda-redes contrário. Do outro lado do campo, o Benfica procurou criar perigo. Na resposta, minuto 22, Pepê chegou a marcar, no entanto o golo foi anulado por fora de jogo. Depois Sérgio Conceição viu-se obrigado a alterar o onze, devido a lesão de João Mário, entrou Manafá. Depois Fábio Vieira viu o guarda-redes levar a melhor, na cobrança de um livre. Do outro lado do campo, foi Diogo Costa a dizer presente a evitar o golo adversário. Na resposta, minuto 34, Fábio Vieira colocou os Dragões em vantagem. Sem dar tempo para reação do adversário, ao minuto 37, Pepê aumentou a vantagem portista no marcador.

Pouco depois do início do segundo tempo, minuto 47, o Benfica reduziu a desvantagem. Mas logo depois os encarnados ficaram reduzidos a 10. Mais tarde, o Benfica criou perigo, com Mbemba a afastar a bola. Do outro lado do campo, Pepê ficou perto de bisar. Mas o golo portista não tardaria. Ao minuto 69, Taremi repôs a vantagem de 2 golos no marcador. E, mesmo ao cair do pano, Otávio desperdiçou a oportunidade para fazer o quarto golo azul e branco da noite.

Com esta vitória o FC Porto soma 44 pontos, está na liderança do campeonato em igualdade pontual com o Sporting, com mais 7 pontos que o Benfica.

 

2 – Análise

 

Confesso que temia este jogo. Em primeiro lugar, fosse em que circunstância fosse, o jogo nunca iria ser igual ao da semana passada para a Taça de Portugal, iria ser mais complicado. Depois toda a confusão que aconteceu no reino da águia e que culminou com a troca de treinador, iria fazer com que a equipa quisesse mostrar que quem estava mal era Jorge Jesus. O que iria complicar a vida do FC Porto, também pela imprevisibilidade provocada pela mudança de treinador. Para além disto, havia Hugo Miguel no apito e Tiago Martins a var, o que é motivo de preocupação. E, por fim, a indisponibilidade de Luis Diaz devido à COVID (melhoras rápidas, rapaz!). Sabia que o FC Porto iria entrar com 11 em campo, até podia não terminar com 11, mas entrar, isso ia garantidamente. Claro que nunca sabemos qual será a resposta que quem entra vai dar, até porque a pressão de entrar num jogo destes a substituir um colega que todos sabem que tem sido importantíssimo para a equipa pode pesar muito. Mas Pepê e Fábio Vieira, os dois que entraram a substituir os indisponíveis Luis Diaz e Evanilson (expulso no clássico da semana passada) deram uma excelente resposta. Eles e a equipa toda! Os Dragões fizeram um excelente jogo, foram competentes, coesos, rigorosos, ambiciosos, inteligentes, determinados, sólidos, solidários, unidos e souberam dar a volta às dificuldades criadas pelo adversário. Foram 2 golos na primeira parte e 1 na segunda, podia ter havido mais um ou outro golo. Destaco Fábio Vieira, Pepê e Taremi (finalmente! Rapaz, estávamos todos a torcer para que esse golo chegasse o mais rápido possível! Agora não pares de marcar!), mas destaco, sobre tudo, o coletivo, porque juntos somos sempre mais fortes, nem que seja contra tudo e contra todos. A parte má deste jogo foram as saídas por lesão de João Mário e Manafá, que não seja nada de grave e que recuperem o mais rápido possível.

Em suma, o FC Porto venceu um jogo difícil com classe e justiça. O primeiro jogo de 2022 está marcado para dia 8, uma deslocação difícil. Vamos Porto!

 

PS. Para todos os portistas, desejo um 2022 em grande! Que seja um ano azul e branco, repleto de vitórias e conquistas! Feliz ano novo!

 

 

 

Sem comentários: