segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Antevisão da 6ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Otávio da 6ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões, frente ao Atlético de Madrid.

 

““CADA MOMENTO PODE SER DECISIVO PARA O DESENROLAR DA ÉPOCA”

Sérgio Conceição reforça a importância de um bom resultado contra o Atlético (terça-feira, 17h45)

Selado o apuramento para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, o próximo objetivo do FC Porto passa por garantir o estatuto de cabeça-de-série nos oitavos de final da maior prova de clubes do mundo. E o obstáculo que se segue é o Atlético de Madrid, adversário para o duelo luso-hispânico desta terça-feira na Invicta (17h45, Eleven) que Sérgio Conceição espera encontrar “agressivo” como de costume, “muito capaz” no processo defensivo, sempre “com muita qualidade individual” e apto a “ferir o adversário nas poucas ocasiões” de que dispõe a nível ofensivo.

Encarado “como todos os jogos, com o intuito de ganhar os três pontos e poder ficar em primeiro lugar”, o encontro fica marcado pela “preparação difícil, mais teórica, de quadro e de vídeo do que de campo” motivada pela “densidade competitiva muito grande” com a qual “não tem sido fácil” lidar. Seguro de que “o cansaço não é desculpa para tudo” - muito menos para que a “humildade, capacidade de trabalho, intensidade a agressividade” que são a base da equipa deixem de estar presentes -, o treinador Campeão Nacional exige “que os jogadores estejam sempre com os níveis de motivação no máximo, no red line, percebendo que todos os momentos diários são importantes” para a “evolução” de cada um e da equipa.

Por isso, acrescenta, há que “ter sempre a mesma postura, determinação e forma de encarar os jogos”, de outra forma ficará “difícil” alcançar as metas e percorrer um caminho que obriga a ser percorrido com todos “juntos e fortes” a remar para o mesmo lado. “Cada momento que vivemos pode ser decisivo para o desenrolar da época e para os objetivos serem cumpridos ou não”, explica Sérgio Conceição entre queixas do “planeamento” da “Liga que prejudica o FC Porto ao permitir que Sporting e SC Braga joguem numa outra altura, mais descansados” que o levam a concluir que “há muito a fazer da parte de quem gere o futebol português”.

A já vulgarizada mudança de chip das competições internas para as internacionais faz parte da “luta de todos os treinadores” e força a que se “encontre um equilíbrio”, “uma varinha mágica”, que faça com que “os jogadores estejam tão motivados numa final da Liga dos Campeões como na Taça de Portugal”. Sem “facilitar absolutamente nada”, mesmo acabando “por sofrer com essa exigência”, o técnico portista reforça a necessidade de todos no clube estarem “hipermotivados” para que os Dragões continuem a ser “muito competitivos em muitos momentos”.

A cumprirem um jogo de suspensão por acumulação de cartões amarelos, David Carmo e Matheus Uribe são baixas confirmadas, tal como o lesionado Pepe e os não inscritos João Marcelo, Manafá e Fernando Andrade. Também ele a contas com problemas físicos, Gabriel Veron “possivelmente está fora”, ao contrário de Marcano, “jogador experiente” com quem “está tudo bem” e que “tem trabalhado bem”. Quanto a possíveis “mudanças”, as que “vão existir serão as necessárias para ganhar o jogo”, alerta Sérgio Conceição, antes de elaborar: “Poderá acontecer, não em função dos jogadores mas do adversário, haver uma ou outra nuance diferente em termos estratégicos”.

“O jogo de Bruges já passou”, o dos Açores também e porque “o futebol muda rápido”, o “importante não é olhar muito para a frente, mas para o futuro imediato”. Esse futuro próximo passa por defrontar “um companheiro durante dois anos” chamado Diego Simeone, timoneiro que com “jogadores que jogam juntos há muito tempo” formou “uma grande equipa” que tem sido presença assídua na “fase final de todas as competições”. Seja em que prova for, conclui Sérgio Conceição, o “estado de espírito continua exatamente o mesmo” e “é com esse pensamento que o grupo vai abordar o jogo”.”

 

 

““A MOTIVAÇÃO É A MESMA SEMPRE QUE VESTIMOS ESTA CAMISOLA”

Otávio quer fechar com chave de ouro a fase de grupos da Champions (terça-feira, 17h45)

A classificação final do Grupo B da Liga dos Campeões define-se esta terça-feira às 17h45 (Eleven) no Estádio do Dragão e na BayArena. Prestes a receber o Atlético de Madrid na sexta e última jornada, o FC Porto precisa de fazer um resultado melhor do que o do Club Brugge em Leverkusen para terminar no primeiro lugar. A pensar nisso, Otávio define “conquistar os três pontos” frente “a uma equipa muito agressiva a defender, com muita qualidade na frente e que quer ganhar para poder chegar à Liga Europa” como o grande objetivo da equipa que tem capitaneado.

Sempre motivados

“A motivação é a mesma sempre que vestimos esta camisola. Vai ser um bom jogo, queremos conquistar os três pontos, independentemente de estarmos classificados ou não. Queremos chegar ao primeiro lugar e por isso temos o objetivo de ganhar”

250 jogos de azul e branco

“Já passaram, só penso no próximo jogo contra o Atlético de Madrid. Vou tentar ajudar a minha equipa, dar o máximo juntamente com os meus colegas e tenho a certeza de que assim poderemos conquistar os três pontos e o primeiro lugar do grupo.”

Altos e baixos

“O chip muda da Champions para o campeonato. O nosso maior objetivo é sempre o campeonato e infelizmente depois de uma boa vitória na Champions não conseguimos dar seguimento no campeonato. Mas isso agora já passou, importa focar no Atlético de Madrid para voltarmos às vitórias.”

Raio-X aos colchoneros

“Sabemos como temos de entrar em campo e isso é que nos interessa. Sabemos que o Atlético de Madrid é uma equipa muito agressiva a defender, com muita qualidade na frente e que quer ganhar para poder chegar à Liga Europa. Se pensarmos em nós, no que temos de fazer e tenho a certeza de que faremos um grande jogo amanhã.”

Ainda as imagens no avião

“Achávamos que se ia decidir tudo na última jornada. Com aquele penálti no fim do jogo não havia como segurar as emoções e foi isso que aconteceu. Alcançámos um objetivo nosso, mas é como disse: amanhã teremos um jogo bastante importante para o público, para nós, queremos os três pontos e conquistar o primeiro lugar.”

Antecâmara do Qatar 2022

“Qualquer jogador que queira estar no Mundial tem de estar bem no seu clube. É isso que tento fazer, estar bem no clube, jogar o máximo de minutos possível e não penso em me lesionar. Se acontecer é uma infelicidade, mas é normal. Todos os jogadores passam por isso, mas só penso em jogar o melhor possível. Se estiver na lista final, ficarei muito feliz.””

 

Em

www.fcporto.pt

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano e Zaidu; Bruno Costa, Eustáquio e Otávio; Pepê, Taremi e Toni Martínez.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; empenhado; motivado; ambicioso; rigoroso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: