sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Benfica 1

1 – Crónica

 

No início de noite desta sexta, o FC Porto recebeu o Benfica, em jogo a contar para a 10ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 0-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Pepê, Fábio Cardoso; David Carmo e Zaidu; Uribe, Eustáquio e Otávio; Galeno, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou a pressionar, contudo, sem ser eficaz no ataque. A primeira grande oportunidade de golo surgiu ao minuto 15, protagonizada por Taremi, mas o guarda-redes contrário levou a melhor. Na resposta, Diogo Costa segurou com tranquilidade uma tentativa para criar perigo. Pouco antes da meia hora de jogo, Eustáquio viu o segundo cartão amarelo e os Dragões ficaram com 10 em campo, mas o FC Porto não se encolheu e procurou dar trabalho ao Benfica. Ao minuto 35, os de Lisboa tiveram uma dupla oportunidade, com a bola a ir, duas vezes, ao ferro.

No segundo tempo, com mais um em campo, o Benfica procurou, naturalmente, criar dificuldades ao FC Porto. Mas os Dragões foram afastando o perigo da sua baliza e nunca tiraram os olhos da baliza contrária. ao minuto 67, Taremi voltou a tentar marcar, mas, mais uma vez, o guarda-redes encarnado travou os festejos dos da casa. E, ao minuto 71, num contra ataque rápido, o Benfica colocou-se em vantagem. Mas os Dragões não baixaram os braços e procuraram reestabelecer a igualdade no marcador. Entre essas tentativas está uma ocasião protagonizada por Toni Martínez, que atirou à baliza, mas com a bola a ficar nas mãos do guarda-redes encarnado.

Com este resultado o FC Porto soma 22 pontos e está no segundo lugar do campeonato, a 6 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil, porque um clássico  é um clássico e nunca há facilidades nestes jogos. Diria que o FC Porto entrou com uma estratégia de jogo interessante, ainda que Pepê na lateral direita seja, na minha perspetiva, perder uma boa opção de ataque. No entanto, a expulsão de Eustáquio ainda antes da meia hora de jogo, fez alterar um pouco os planos. Mas mesmo com menos um, o FC Porto nunca  baixou os braços, não se conformou com procurar garantir um ponto, não recuou e tentou continuar a procura do golo. Só que no segundo tempo viu o Benfica marcar num lance em contra ataque. Sinceramente, é óbvio que queria com todas as minhas forças que o FC Porto ganhasse este jogo, mas na minha opinião um empate seria o mais justo, sobretudo pelo que o FC Porto fez com menos 1. Como disse o mister no final do encontro, já vi o FC Porto ter 7 pontos de vantagem e não ser campeão, também já vi os Dragões terem 7 pontos de desvantagem e serem campeões, ou seja, ninguém ganha um campeonato à 10ª jornada, também ninguém o perde à 10ª jornada. Sei que esta é uma derrota difícil de digerir, pelo que significa, mas hoje não faltou atitude por parte dos jogadores, o que tem de nos deixar com crença que esta equipa vai dar luta, jogo por jogo. E ainda há muito para jogar.

Em suma, foi um jogo difícil, que um empate seria um desfecho mais justo. Na terça está de volta a Liga dos Campeões. Vamos Porto!

 

 

PS. Ao passar pelos canais na televisão, deparo-me com uma grande festa do plantel do Benfica no balneário. Não estou a perceber. Este jogo era alguma final de uma competição? Se era, não nos apercebemos, já que faltam 24 jornadas para o final do campeonato e, muita, muita água vai correr por baixo das pontes. Só tenho uma palavra, ridículos.

 

 

 

Sem comentários: