terça-feira, 4 de outubro de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 2 - Bayer Leverkusen 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta terça, o FC Porto recebeu o Bayer Leverkusen, em jogo a contar para a 3ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo e Wendell; Uribe, Bruno Costa e Eustáquio; Pepê, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo, mas aos poucos o Bayer Leverkusen foi equilibrando e deu algum trabalho à defesa portista. Os alemães foram os primeiros a marcar, no entanto o golo foi anulado por intervenção do videoárbitro, por uma falta sobre Pepê. Tudo a zeros e o FC Porto ganhou novo alento na busca pelo golo. Ao minuto 27 o ataque portista protagonizou uma jogada interessante, que terminou com Evanilson no chão. Depois Uribe atirou à baliza contrária, mas viu o guarda-redes contrário desviar a bola. Do outro lado do campo, Diogo Costa, por duas vezes disse presente. Numa delas, aproveitou para lançar o contra ataque, que cominou com o golo de Taremi, que o senhor árbitro, alertado pelo vídeoárbitro, anulou para assinalar uma grande penalidade na área portista, por mão na bola de David Carmo que ocorreu algures na jogada anterior. O Bayer Leverkusen tinha, assim, uma oportunidade de ouro para colocar-se na frente do marcador, mas Diogo Costa não o permitiu.

No segundo tempo, Taremi foi o primeiro a tentar a sorte, sem sucesso. Eustáquio e Evanilson, tentaram a sorte, mas sem perigo. Até que ao minuto 69, Zaidu colocou os Dragões em vantagem. O Bayer Leverkusen tentou reagir, mas só por uma vez conseguiram criar real perigo, com Zaidu a afastar a bola. E ao minuto 87, Galeno fez o segundo golo portista da noite. Até ao final, Otávio teve a oportunidade para fazer o terceiro, sem sucesso.

Com este resultado o FC Porto soma 3 pontos, os mesmos que Bayer Leverkusen e Atlético, está em segundo lugar do grupo, que é liderado pelo Brugge com 9 pontos.

 

2 – Análise

 

Este era um jogo determinante, pela necessidade extrema de somar 3 pontos para continuar a lutar pela passagem à próxima fase. E não foi um jogo fácil. O FC Porto não fez um jogo brilhante, entrou bem mas aos poucos os alemães equilibraram e criaram dificuldades. Diogo Costa foi decisivo em alguns momentos e não estou a falar só da grande penalidade que defendeu, muito determinante naquele momento. É que a grande penalidade surgiu depois do FC Porto ter marcado, o golo ter sido anulado, para ser assinalada a grande penalidade, daí ter sido muito importante a defesa de Diogo Costa. É que caso a bola tivesse entrado, poderia tornar-se um grande problema difícil de gerir. No segundo tempo foram determinantes as substituições que Sérgio Conceição fez, trouxeram à equipa dinâmica e frescura. Os 2 golos surgiram da competência, da garra, do trabalho e do querer. Foram 2 golos, podiam até ter sido 3. Deste jogo destaco Diogo Costa, por tudo o que defendeu e que contribuiu para a vitória dos Dragões; Taremi, por tudo o que jogou e pelas assistências; Zaidu e Galeno, pelos golos.

Em suma, o FC Porto venceu de forma justa um jogo difícil. No fim-de-semana está de volta o campeonato. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: