quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Crónica e Análise: Bayer Leverkusen 0 – FC Porto 3

1 – Crónica

 

No início de noite desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Bayer Leverkusen, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-3.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo e Zaidu; Uribe, Eustaquio, Otávio, Pepê, Galeno e Taremi.

O FC Porto não podia ter entrado melhor em jogo. Ao minuto 6, Diogo Costa lançou Galeno que colocou os Dragões em vantagem. Os alemães reagiram e deram trabalho, muito trabalho, à defesa portista e a Diogo Costa. Ao minuto 16, foi assinalada grande penalidade contra o FC Porto e o guarda-redes portista defendeu a grande penalidade, mantendo assim os Dragões em vantagem no marcador. No minuto seguinte, Diogo Costa voltou a negar o golo aos alemães, como o fez ao minuto34. Ao minuto 35, o Leverkusen chegou a marcar, mas o golo foi anulado por braço na bola de um dos jogadores alemães.

No início do segundo tempo, foi do Leverkusen a primeira oportunidade de perigo, que foi afastada por Fábio Cardoso. Do outro lado do campo, ao minuto 53, grande penalidade assinalada a favor do FC Porto, falta sobre Galeno, chamado a converter, Taremi aumentou a vantagem no marcador. O Bayer Leverkusen tentou reagir, mas parecia estar a faltar discernimento aos alemães, enquanto que o FC Porto continuava muito seguro a defender. E ao minuto 64, nova grande penalidade assinalada a favor dos azuis e brancos, novamente por falta sofrida por Galeno. Taremi, novamente chamado a converter a grande penalidade, não vacilou e aumentou a vantagem no marcador. Do outro lado do campo, ao minuto 80, Diogo Costa voltou a ser decisivo.

Com este resultado o FC Porto passa a somar 6 pontos, e está no segundo lugar do grupo B.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. Mas sabia-se que somar os 3 pontos era a melhor coisa que podia acontecer ao FC Porto nas contas do grupo. Sérgio Conceição tinha referido na antevisão que a equipa ia  “lutar até à exaustão” para fazerem “respeitar a história do FC Porto”. E, de facto, lutaram. O FC Porto foi, sobretudo, uma equipa coesa, determinada, sólida, solidária, em que a entreajuda foi a palavra chave. Tudo isto resultou numa vitória brilhante e, sobretudo, muito importante nesta fase da competição. Houve jogadores importantes, dos quais destaco: Diogo Costa, que foi, mais uma vez, determinante, primeiro ao lançar Galeno para o primeiro golo, depois, ao voltar a defender uma grande penalidade que impediu o empate e mais tarde voltou a ser decisivo ao anular alguns lances de perigo; Galeno, pelo golo e pelos lances que protagonizou e que resultaram nas duas grandes penalidades; e Taremi, que converteu as duas grandes penalidades em dois golos; mas a estrela hoje foi a equipa, a equipa que lutou e lutou junta por um objetivo que todos sabíamos ser difícil, vencer em casa do Bayer Leverkusen. A união e o trabalho fazem a força e fizeram a diferença. Confesso que a primeira parte deixou-me muito stressada, com o FC Porto a recuar e, naturalmente, o Leverkusen a pressionar na busca por um golo. Felizmente a equipa aguentou-se muito bem na defesa, com a entreajuda, a solidariedade  e a solidez a imperar. A segunda parte já foi mais tranquila, porque no fundo sabia que a equipa estava segura e que os lances de perigo estariam sempre bem vigiados por alguém na defesa ou pelo Diogo. Excelente FC Porto!

Em suma, foi uma vitória brilhante e importante, num terreno difícil. Segue-se a Taça de Portugal. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: