quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Crónica e Análise: Club Brugge 0 – FC Porto 4

1 – Crónica

 

No final de tarde desta quarta, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Club Brugge, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase de grupos, grupo B, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Pepê, Fábio Cardoso, David Carmo e Zaidu; Uribe, Eustáquio e Otávio; Galeno, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo e, ao longo dos primeiros 45 minutos, somou oportunidades de golo. A primeira surgiu ao minuto 7, com Eustáquio a rematar por cima. Mais tarde, minuto 15, foi Uribe a tentar, mas também sem sucesso. Depois, ao minuto 33, Taremi atirou ao lado. Mas o golo não tardaria, já que ainda ao minuto 33, Taremi não desperdiçou e colocou os Dragões em vantagem. Do outro lado do campo, o Club Brugge procurava chegar à área de Diogo Costa, mas a defesa portista não permitiu que surgissem oportunidades de real perigo.

O segundo tempo iniciou-se com uma grande penalidade assinalada a favor dos belgas. Diogo Costa encarregou-se de travar o remate. No entanto, a equipa de arbitragem ordenou a repetição do castigo máximo. Diogo Costa, frente a outro adversário, não se fez rogado e voltou a defender, mantendo os azuis e brancos em vantagem. Do outro lado do campo, minuto 57, Evanilson aumentou a vantagem portista no marcador. E pouco depois, minuto 60, Eustáquio fez o terceiro golo dos Dragões. Taremi, ao minuto 70, fechou a contagem nos 0-4.

Com este resultado o FC Porto soma 9 pontos e segue na segunda posição do grupo, com menos 1 ponto que o Club Brugge.

 

2 – Análise

 

Se o FC Porto perdeu no Dragão por 0-4, hoje não fez por menos e devolveu ao Club Brugge golo por golo. Pois é, os belgas estão a fazer uma excelente fase de grupos, num grupo onde, à partida, não seriam tidos nem achados nas contas do grupo. Mas estão a fazer pela vida e lideram o grupo. Não se esperava, por isso um jogo fácil, mas sabia-se  que era muito importante o FC Porto sair da Bélgica com os três pontos no bolso. E, de facto não foi fácil, os Dragões é que fizeram por transformar as dificuldades em facilidades. Uma primeira parte em que os portistas foram para o intervalo a vencer pela margem mínima, quando tiveram várias oportunidades para marcar e tornar a vida bem mais fácil. O início do segundo tempo anunciava mais dificuldades, mas foi então que Diogo Costa foi protagonista e defendeu mais uma grande penalidade. É, minhas senhoras e meus senhores, Diogo Costa é um excelente guarda-redes (coisa que eu já sabia faz tempo, mas que parece que muitos não faziam ideia) e está num excelente momento de forma. Ainda bem para nós que ele é guarda-redes do FC Porto. Começo a ter muito orgulho em dizer isto! Depois, os restantes 3 golos do FC Porto começaram a surgir com naturalidade. Deste jogo destaco Taremi, Evanilson e Eustáquio, pelos golos; e Diogo Costa, por mais uma grande exibição.

Em suma, esta foi uma vitória importante que deixa bem aberta a porta de acesso aos oitavos de final da prova rainha do futebol Europeu. Segue-se a Iliga. Vamos Porto!

 

PS. Entretanto Atlético de Madrid e Leverkusen defrontaram-se e registou-se um empate. O que significa que o FC Porto está apurado para os oitavos de final da Liga dos Campeões. É, a caminhada não começou nada bem, mas os Dragões corrigiram e, objetivo alcançado!

 

 

 

Sem comentários: