terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Entrevista De Pinto da Costa Ao Porto Canal

“"Neste momento não trocava o Hulk pelo Cristiano Ronaldo"

MELO ROSA

No programa "Somos Porto" que serviu de abertura oficial da gestão do FC Porto no Porto Canal, Pinto da Costa garantiu que "não chegou" qualquer proposta de compra pelos jogadores do FC Porto. "Todas as propostas que fizeram aos nossos jogadores são dos jornais; ao FC Porto não chegou nenhuma", revelou, fazendo depois uma confissão para muitos inesperada: "Não chegou nenhuma proposta por Hulk. Não vejo que não possa acontecer pagarem a cláusula de rescisão do Hulk. E poderá parecer uma heresia, mas eu não trocava o Hulk pelo Cristiano Ronaldo, considerado o melhor jogador do mundo e obviamente o melhor português", revelou na entrevista conduzida pelo jornalista Paulo Miguel Castro e pelos comentadores residentes do programa, Rita Moreira e Pedro Madeira Froufe.

Ainda sobre o mercado, o presidente do FC Porto não receia "que algum jogador possa sair, a não ser que seja bom para todos, mas os que possam sair terá de ser pelos valores da cláusula de rescisão" e acrescentou: "Não estamos a pensar ir ao mercado, porque não estamos a pensar que o Falcao vá sair".

É, de resto, uma crença que se alarga a todos os jogadores do núcleo duro do plantel. Assegurando, por exemplo, que "Álvaro Pereira não vai sair", sobre o reforço brasileiro Danilo disse que "há conversações" para chegar até ao final de Agosto, porque "na altura não ficou devidamente decidido quando vinha"

e que "poderá eventualmente vir só em Janeiro", como tem sido amplamente noticiado e como é desejo do Santos, reconhecido pelo próprio jogador.

Sobre os guarda-redes, admitiu que "vá algum rodar", fazendo considerações sobre Beto e Bracali: "O Beto é um dos melhores guarda-redes portugueses, se não for o melhor. Merecia estar na selecção, perdeu o lugar na selecção por não jogar muito no FC Porto, e manifestou vontade de jogar mais por causa da Selecção Nacional. É legítimo que possa querer sair e temos que estar precavidos para essa situação. Como Bracali era um jogador livre e entendemos que era uma boa opção, foi contratado."

Claro que a aposta em Vítor Pereira foi tema de conversa na primeira entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal. "A mais fácil escolha ao longo destes 30 anos foi a deste ano. Só podia ser este pelo que vi ao longo da época passada", defendeu, recordando que "às quatro horas da tarde André Villas-Boas consumou a rescisão e às seis horas estava a a apresentar Vítor Pereira".

"O Vítor já era o meu treinador para o FC Porto antes de o André Villas-Boas consumar a rescisão do contrato. No ano passado, quando contratei o André Villas-Boas, dei-lhe oportunidade de escolher dois treinadores e fui eu que convidei o Vítor Pereira porque considerava que era um dos grandes treinadores do futuro", declarou. Com a habitual frontalidade, sublinhou que "o treinador do FC Porto não tem que meter medo nas conferências de Imprensa, de conversa ninguém mete medo, tem de meter medo na forma de jogar e de vencer".

"Roberto? São milhões da treta"

Ao seu bom estilo, Pinto da Costa fez este comentário a propósito de Helton e da venda de Roberto para o Saragoça. "Tirando o Helton já todos foram vendidos pela Comunicação Social. Roberto? Isso são milhões da treta, estamos a falar de milhões reais", afirmou o presidente do FC Porto, que sobre as eleições na FPF avançou: "Os políticos já deram provas suficientes na política para eu não os querer no futebol. O FC Porto não vai interferir na escolha do presidente da Federação. A posição que tivemos na Liga de perfeita neutralidade com a escolha do presidente vamos mantê-la na Federação". E sobre as notícias que apontam Hermínio Loureiro como candidato a suceder a Gilberto Madail, confidenciou: "Assusta-me que o Governo tenha um candidato à Federação e seja qual For o político ou a sua cor partidária, o FC Porto será contra."

A eventualidade de Vítor Baía ser candidato a presidente da FPF foi assim comentada: "Em determinados momentos, o Vítor Baía foi usado como arma de arremesso e usado indevidamente porque não merece isso. E acredito que não pretende ser presidente da FPF. Não me interessa ter alguém do FC Porto, o que interessa é que seja alguém que defenda o futebol e os clubes e que estes não sejam apresentados como foras-de-lei".”

Em

www.ojogo.pt

1 comentário:

Joana Ramos disse...

O sr.presidente sabe bem o que diz :) se fosse eu também não trocava o Hulk pelo C.Ronaldo, a sério mesmo.