quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Portistas À Beira De Um Ataque De Nervos

À beira de um ataque de nervos, é como estou neste momento, nem com nervos de aço para abstrair-me desta loucura que é o mercado de transferências ainda estar aberto. Não percebo, afinal não há ninguém na UEFA que tenha cabeça para ver que isto assim não está bom? Afinal de contas as provas europeias já estão em andamento, e alguns campeonatos já começaram. Todas as equipas do mundo precisam de estabilidade para trabalhar, todos os treinadores precisam de saber com quem vão contar para elaborar estratégias, e nesta situação acredito que muitos devem andar com a cabeça à roda.

Um desses treinadores deve ser de certeza Vítor Pereira. Se não vejamos: não sabemos como vai terminar mesmo a história de Falcao – ou sabemos e não queremos acreditar nesse desfecho – e agora surge o nome de Ruben Micael como jogador pretendido pelo At. Madrid. Claro que com a vinda do médio Belga Defour era espectável que alguém do meio campo saísse. E a bem dizer, talvez seja melhor sair Ruben Micael que João Moutinho. Não quero com isto dizer que o Ruben não tem importância no plantel portista, mas a verdade é que Moutinho é um dos pilares e se ele sair será uma perda maior. Depois há outra questão, o At. Madrid está claramente a aproximar-se, mas e será o único? Estamos de olho no Atlético que está tão perto e estamos a esquecer os de mais tubarões que de certeza não se afastaram, devem é estar a aproveitar para, lentamente, ganharem terreno. E isso é o que me preocupa.

Além de me preocupar com o lugar de avançado do FC Porto. Kleber precisa de tempo para adaptar-se aos novos colegas de equipa e ao seu estilo de jogo, Walter não dá de todo garantias – é bom jogador, mas titular absoluto não é. E se Falcao sair mesmo – o que penso que mais hora menos hora vai acabar por confirmar-se, infelizmente – o FC Porto vai precisar de ir às compras, e mesmo que o alvo já esteja definido, o jogador precisará, tal como Kleber, de tempo para adaptar-se. O problema é que o FC Porto não tem tempo para dar-lhes esse espaço de adaptação. Tudo isto seria bem mais simples se Falcao não quisesse de forma nenhuma sair, porque cada vez é mais incompreensível que um jogador da categoria de Falcao esteja contente por ir para uma equipa da segunda linha do futebol Europeu. Se o Colombiano procura única e exclusivamente ganhar mais dinheiro, então a escolha talvez não seja má, se bem que há quem possa pagar mais ainda. Agora se Falcao pretende continuar a prestigiar a carreira e a ganhar títulos, então pode estar à beira de fazer uma péssima escolha. Mas isso é um problema dele. O FC Porto é que pode estar próximo de ficar a ver Braga por um canudo, com o dinheiro na conta é certo, mas sem um grande avançado.

Tenho medo, tenho muito medo do que possa ainda vir por aí.

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Olá Ana estou como tu, vou na sexta ver o Porto e nem sei quem vai entrar em campo.

Vieram mais dois reforços... e eu devia estar feliz, mas não ... eu estou apreensivo!

Sei que se tratam de dois jogadores jovens com margem de progressão.

Mangala não conhecia de todo, quanto a Defour já havia pesquisado informação, e visto uns vídeos, aquando das notícias da possibilidade de rumar ao Man United ou Liverpool, e achei um jogador interessante.

Mas estas duas contratações deixam me apreensivo pelo o que aí vem ...

Primeiro Castro, jogador que aprecio imenso vai rodar mais uma época, Ruben Micael dizem que vai sair, Moutinho poderá sair?!, Rolando idem aspas aspas?! ... Falcao quer ir embora, Fernando, Cebola e Beto estão na prateleira à espera de quem os queira ... bem isto vai um reboliço que não me agrada, e a esta altura já devia estar definido quem fica e quem vai.

O facto de o mercado fechar em 31 de Agosto só prejudica a equipa. Muitos jogadores devem dormir a sonhar com contratos milionários ... ou a mandar tweets!!!

Acho que está na altura da SAD colocar cláusulas nos contratos dos atletas que imponham datas limites para saída.

E depois há outro pormenor ... estamos a tirar espaço a jovens da nossa formação, e cada vez menos o nosso plantel tem jogadores lusos.

Acho que está na hora da FPF actuar, e impor aos clubes que do plantel façam parte pelo menos 3 jogadores da formação.

Fico triste por não ver jovens da formação no plantel, sei que alguns têm que ganhar maturidade e estabilizar, mas também é difícil, quando sabem que qualquer puto vem de fora e lhes rouba o lugar no plantel.
Na minha opinião Sérgio Oliveira e Castro tinham lugar no plantel. Bastava sair Fernando e Souza e não ter entrado Defour, embora a contratação deste jovem belga tenha sido uma oportunidade de negócio, pois é um jogador com mercado. Relembro que já esteve na órbita de clubes ingleses de topo.
Concluindo, se o Ruben e Beto sairem só contamos com 3 jogadores lusitanos no plantel ...

Resta-nos ter a mesma confiança de sempre no nosso presidente que vai arrumar a casa, e na sexta vamos ao Dragão apoiar a equipa.

Bj

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/

Ana Andrade disse...

Boas,
Caro Paulo, a questão é exactamente essa, quem vai jogar na Sexta? E depois não conseguimos ficar felizes com as contratações, porque começamos logo a pensar quem vai afinal sair. Isto é de doidos, é o que é. Acredite que até tenho medo de ver as notícias de desporto!
Concordo plenamente que o FC Porto devia colocar prazos para as cláusulas serem accionadas, porque assim nem o treinador sabe com quem contar.
Quanto aos jovens da formação, também concordo que o Castro devia ter ficado, mas esta é a opinião de quem está de fora…
Confiar no presidente eu confio, mas também sei que há coisas que estão fora do alcance dele, como por exemplo a adaptação ou não de um jogador.
Gostava muito de na Sexta estar no Dragão a apoiar o FC Porto, mas infelizmente vivo demasiado longe … apoio a distância.

Cumprimentos

Ana Andrade