quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ufff! Finalmente Fechou!

Já está! Há cerca de 1 hora e 30 minutos acabou a ansiedade, finalmente o mercado de transferências fechou, já não era sem tempo. Agora o plantel vai trabalhar em paz.

Quem dirige já arrumou o barco, já foram seleccionados os marinheiros que pretendem seguir viagem e excluídos os que procuraram outros barcos e outras viagens. Agora segue Vítor Pereira ao leme, supervisionado por Pinto da Costa e de mais dirigentes e é esperar que os marinheiros remem todos para o mesmo lado para que este barco possa rumar a bom porto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

É Já Amanhã …

É já amanhã que fecha o mercado de transferências, já não era sem tempo! Finalmente vai acabar este suplício e o plantel portista vai trabalhar em paz, focando-se nos objectivos traçados pelo clube.

É já amanhã que ficamos a saber com quem vai contar Vítor Pereira; vamos ficar a saber se vem ou não vem outro avançado; se Álvaro Pereira vai ou não vai sair; se Fernando vai ou não ficar; se Beto vai ou não ser emprestado ou cedido a título definitivo; se contamos ou não com Rolando, com Rodriguez e com todos os outros que ainda andam na mira dos tubarões…

É já amanhã, já faltou mais!

domingo, 28 de agosto de 2011

Entrevista de Otamendi

“"Saímos ainda mais fortes"

PEDRO MARQUES COSTA

Otamendi não fez da derrota um detalhe irrelevante, mas também não esquece o respeito imposto ao Barcelona e encontra nessa postura a garantia de um FC Porto firme nas lutas que se seguem. "Saímos deste desafio de cabeça levantada e ainda mais fortes para o que se segue na temporada", avisa o argentino, considerado por O JOGO como o melhor portista no Mónaco.

Os campeões nacionais voltaram a demonstrar que estão mesmo entre a elite do futebol mundial e Otamendi, em declarações a O JOGO, expressou o sentimento do grupo de trabalho após o primeiro desaire da temporada. "Infelizmente, fomos derrotados por um erro individual. Respeitámos a qualidade do Barcelona

e acredito que fizemos uma partida inteligente. Tínhamos o adversário bem estudado; tentámos anular o ponto forte do Barcelona, que é a posse e circulação de bola, sobretudo através de uma pressão muito forte, e a verdade é que os obrigámos, em alguns momentos, a atirar a bola para fora do relvado", contou.

Não é hábito no FC Porto ficar a carpir mágoas, e o argentino perspectiva uma nova época de muitas emoções e objectivos para cumprir, não só no campeonato, mas também na Liga dos Campeões, competição que Otamendi se prepara para disputar pela primeira vez. Para o central, esta partida do Mónaco serviu também para comprovar que os portistas têm todas as condições para fazer uma grande campanha a nível europeu. "Volto a repetir: realizámos uma grande exibição, mas um erro defensivo acabou por nos negar a possibilidade de vitória sobre o Barcelona. No entanto, saímos deste desafio de cabeça levantada e ainda mais fortes para o que se segue na temporada", concluiu. A chegada de Mangala e a aposta inicial de Vítor Pereira em Maicon não o atrapalharam e Otamendi parece novamente firme entre as escolhas do treinador.

Objectivo: fixar-se na selecção

Depois de ter participado no último Mundial e de ter ficado de fora da Copa América, Otamendi está de volta à selecção para os particulares com a Venezuela e a Nigéria, os primeiros desafios de Alejandro Sabella, o novo seleccionador da Argentina. O defesa mostrou-se "muito satisfeito" por este regresso. "Como é normal, fiquei muito feliz com a chamada, mas sei que tenho de aproveitar bem esta oportunidade para continuar a ter mais no futuro. Já falei com o novo seleccionador e fiquei com uma boa impressão dele. Espero aproveitar a confiança que depositou em mim". Na Argentina continua a discutir-se, no entanto, a posição de Otamendi: central (como joga no FC Porto) ou lateral (posição que ocupou no Mundial). O defesa não tem dúvidas. "Sou central e toda a gente sabe que é nessa posição que rendo mais. Quando falei com o seleccionador, ele explicou-me que pretendia que fizesse na selecção exactamente o mesmo que faço no FC Porto."”

Em

www.ojogo.pt

sábado, 27 de agosto de 2011

Indefinições do Plantel Portista

Depois da final da Supertaça Europeia - o jogo que o FC Porto infelizmente perdeu, mas que deixou bons indicadores para o futuro – posso concluir que o FC Porto precisa de um avançado. E sobretudo precisa que o mercado de transferências feche para estabilizar o plantel e para que o treinador possa finalmente trabalhar em paz.

Já tinha dito neste post:

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/08/portistas-beira-de-um-ataque-de-nervos.html

Que era preciso mais um avançado, mas ontem ficou evidente que Kleber precisa mesmo de tempo para adaptar-se aos companheiros e ao estilo de jogo. O problema é que era preciso os golos dele o quanto antes. De qualquer forma mesmo que venha outro avançado também terá o mesmo problema, logo, vai dar ao mesmo. Tempo para adaptação é coisa que o FC Porto não tem de todo, o campeonato já começou e a fase de grupos da Liga dos Campeões está aí à porta.

Mas não é só no ataque portista que há problemas, na baliza creio que há um caso à espera de uma solução. Beto, ou vai ser emprestado, ou fica no dragão. Uma situação que ficará resolvida nos próximos dias. Tal como a situação de Álvaro Pereira, o lateral afinal vai ficar ou vai para Londres fazer companhia ao ex-treinador? Resposta nas cenas dos próximos capítulos. E Fernando? Afinal vai ficar ou vai para outra paragem? A mesma pergunta para o caso de Rodriguez.

Logo, quem dirige o barco vai aproveitar os últimos dias de mercado para arrumar tudo no navio e perceber quais são os marinheiros que alinham em seguir viagem e quais são os que querem ir borda fora. Portanto, à que esperar até dia 31 de Agosto para perceber qual vai ser o plantel para esta época.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Barcelona 2

1 – Crónica

O Super Barça Levou A Supertaça Europeia

No Mónaco, principado de todos os luxos, realizou-se a final da Supertaça Europeia, o FC Porto, vencedor da Liga Europa defrontou o Barcelona, vencedor da Liga dos campeões. No final do jogo verificou-se a vitória dos catalães por 0-2.

Pela terceira vez no século XXI, o FC Porto tentou conquistar a Supertaça Europeia, mas à terceira não foi de vez. O dragão não facilitou a vida ao Barça, não virou a cara à luta e durante a primeira meia hora jogou de igual para igual com o Barcelona, congelando o jogo ao máximo, evitando que a bola rondasse a baliza portista. Com mais ou menos dificuldades os dragões cumpriam essa tarefa e até andaram perto da área catalã. Logo aos 4 minutos, em zona frontal, Hulk cobrou um livre, mas a bola foi um pouco alta. Aos 7 minutos o guarda-redes do Barça desviou um remate de João Moutinho para canto. Depois de Pedro Rodriguez ter falhado um chapéu a Helton, o FC Porto voltou a rondar a baliza catalã, Hulk, depois de ultrapassar dois adversários rematou ao lado. Mas ao minuto 39, Guarin atrasou mal a bola e Messi, quem mais poderia ser? Aproveitou para inaugurar o marcador. O FC Porto não merecia estar a perder. No segundo tempo os dragões entraram à procura do golo do empate, mas sempre sem descuido a defender. Ao minuto 52, João Moutinho voltou a ser perigoso ao rematar próximo do poste da baliza do Barça. Depois do erro, Guarin esteve perto de marcar, mas, mais uma vez, o guarda-redes catalão defendeu. Por falar em defesas, Helton, ao minuto 56 defendeu um perigoso remate de David Villa. Messi voltou a colocar a bola no interior da baliza portista, mas o golo não contou por fora de jogo do argentino. A história deste jogo podia ser diferente, caso, ao minuto 79, o árbitro tivesse assinalado uma grande penalidade a favor dos dragões. E chegou o momento do jogo, Rolando viu o segundo cartão amarelo ao minuto 85, e a expulsão do defesa complicou a situação do FC Porto, que ao minuto 88 viu o Barça marcar o segundo golo, Fabregas sentenciou a partida. Ainda ouve tempo para mais uma expulsão, Guarin viu o cartão vermelho directo. E assim foi a final da Supertaça Europeia.

2 – Análise

Havia esperança, havia crença, havia um sonho imenso, mas do outro lado estava o Barcelona, uma equipa real, com jogadores reais que parecem jogar mecanizados, e por isso a esperança, a crença e o sonho não foram suficientes. Não é vergonha nenhuma nem nenhum drama perder contra este Barcelona. No fundo, lá no fundo, atrás da esperança, da crença e do sonho, todos nós sabíamos que para o FC Porto vencer, o Barça teria de ter azar e o Porto sorte. Havia esperança, crença e o sonho, mas a estrelinha da sorte não quis iluminar o FC Porto. Custa sempre perder, mas, como já referi, perder frente a este Barça não é nenhum drama nem nenhuma vergonha. Gostei muito da postura dos dragões neste jogo, e por isso tenho orgulho nesta equipa, porque o FC Porto lutou, e lutou com as armas que tinha, nem todos estão na melhor forma, mesmo assim lutou e resistiu até onde pôde. Até esteve perto de marcar, mas, como já referi, a estrelinha da sorte não quis iluminar o FC Porto, e os dragões saíram do Mónaco derrotados, mas de cabeça erguida. Agora à que olhar para a frente e pensar no campeonato e na fase de grupos da Liga dos Campeões. E guardar este jogo na memória, porque à que recordar os grandes jogos, e os adversários que sabem respeitar e o Barça respeitou o FC Porto.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ainda À Beira De Um Ataque de Nervos!

Uma semana depois de ter escrito este post:

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/08/portistas-beira-de-um-ataque-de-nervos.html

continuo exactamente na mesma, ou seja, continuo à beira de um ataque de nervos. E estou à beira de um ataque de nervos por duas razões: é este mercado de transferências que nunca mais tem fim – agora parece que é o lateral Álvaro Pereira a estar bem perto da porta de saída - e é a final da supertaça, frente ao Barça, para mim e para muitos a melhor equipa do mundo, já amanhã. Só este jogo já impõe uma carga nervosa suficientemente grande não era preciso o mercado de transferências fazê-la aumentar.

Depois das saídas de Falcao e de Ruben Micael, parece que o senhor que se segue é Álvaro Pereira. E será que ficará por aqui? O mais certo é a resposta ser não. Fernando deverá também rumar a outras paragens – pelo menos manifestou esse desejo e tem sido pouco utilizado. Será que este é o preço que o FC Porto tem de pagar por ter feito uma época fantástica? Claro que os tubarões ficaram de olho nos jogadores portistas pela época fantástica, afinal todos querem contratar os melhores. Mas já chega, se continua assim, não serviu de nada uma pré-época.

Quanto ao Álvaro Pereira, se sair, tenho pena que não fique no FC Porto mais uma época, mas, e como disse o presidente, a partir do momento em que as cláusulas são batidas e se eles quiserem ir, o FC Porto não pode fazer nada. Bem, ao menos o lateral esquerdo vai para um clube que aparentemente luta por algo em concreto … Assim sendo, Fucile tem de agarrar o lugar de lateral esquerdo o melhor possível até que um dos laterais de raiz esteja recuperado. Álvaro Pereira vai fazer falta? Claro que sim, como todos os outros, mas provavelmente nos primeiros tempos, depois acredito que fará menos falta. Sei que pareço um disco riscado, mas que feche logo o mercado de transferências é o que mais desejo agora. Tenho muito medo destes últimos dias de mercado aberto, muito medo mesmo… Confio em quem dirige o barco, mas os timings podem dificultar a tarefa dos dirigentes portistas.

Quanto à final da Supertaça, bom, vai por certo ser um bom jogo, pelo menos será motivador, só espero que os jogadores que entrem em campo, seja eles quem forem, que estejam única e exclusivamente concentrados naquele jogo, caso contrário teremos o caldo entornado. A defesa não pode facilitar, tem de estar concentrada ao máximo, porque todos sabemos que o Barça não é uma equipa qualquer. Os médios tem de concentrar-se em ajudar a defender, quando necessário for, e a atacar. O ataque tem de funcionar, Varela tem de estar motivado, Hulk tem de ser o de sempre e o Kleber não pode pensar no peso da camisola. Afinal de contas, volto a repetir, do outro lado vai estar o Barça, um conjunto de jogadores que todos sonhávamos ter no FC Porto, mas que infelizmente estão longe do alcance dos cofres portistas. Messi vai certamente tentar brilhar, mas há-de haver como o parar, não sei como, mas acredito que algum dos defesas do FC Porto saiba a fórmula mágica.

Esta vai ser a quarta presença do FC Porto numa final da Supertaça Europeia, prova que venceu no Velhinho Estádio das Antas, a 13 de Janeiro de 1988 – em moldes diferentes, o vencedor era decidido a duas mãos. Mas já no século XXI e já no molde actual – final disputada no Mónaco – o FC Porto esteve em duas finais, em 2003 e em 2004, ambos os jogos os dragões perderam pela margem mínima. Ora, esta será então a terceira final do FC Porto no século XXI. E será que não há duas sem três? Ou será que a terceira é de vez e a taça vem pela segunda vez na história do clube para a cidade do Porto? Vai ser complicado, claro que vai, mas as finais não foram feitas para se jogar, foram feitas para se ganhar, e depois à que arriscar, porque quem não arrisca não petisca, porque não há equipas invencíveis. Eu sei que tudo isto são clichés, mas usá-los fica sempre bem, porque são verdades. O FC Porto não tem de jogar pressionado, porque não tem nada a perder, aliais, se perder não é nenhum drama nem nenhuma vergonha, porque do outro lado está, volto a repetir, a melhor equipa do mundo, mas se ganhar, tocará o céu e será reconhecido como uma das equipas que parou o super Barça. Agora à que centrar todas as atenções e energias na final de amanhã.

Declarações de Rolando e de Sapunaru

1 – Declarações de Rolando

“"Não devemos favores a ninguém"

ANDRÉ VIANA

Com 17 derrotas em 185 jogos sob o comando técnico de Guardiola, o universo de probabilidades não é famoso para quem defronta o Barcelona. A equipa perdeu de formas variadas. Houve quem tentasse discutir o jogo e quem assumisse que havia que baixar linhas e apostar tudo nas saídas para o ataque. O que nunca aconteceu foi o Barça ficar abaixo dos 50 por cento na posse de bola. Percebe-se que o FC Porto se propõe a uma tarefa hercúlea. "O Barcelona é o vencedor da Liga dos Campeões e é conhecido pela qualidade do seu jogo. Mas se só tentarmos eliminar o jogo deles, não vamos fazer o nosso. Para contrariar uma equipa com posse de bola, tem de ser com posse de bola. É a única forma de os defrontar. Não será fácil, mas temos qualidade e experiência e vamos procurar o nosso jogo. É claro que o Barcelona é fora de série", admite Rolando, bravo na hora de dizer ao que veio, mas sem certezas de sucesso.

"Nunca joguei contra o Barcelona. Vejo pela televisão e muitas equipas tentam, mas o Barcelona é muito forte e não deixa jogar. Normalmente, a posse de bola é a nosso favor. É um pormenor importante e tentaremos ter a bola para nós, mas fundamental é fazer golos", avisa quem já este ano teve a oportunidade de travar um duelo com Messi, então num Portugal-Argentina (1-2). O contexto é totalmente diferente e não é legítimo afastar os dragões da contenda: "É uma final. Estamos aqui por mérito próprio, não devemos favores a ninguém. Tentaremos provar a nossa qualidade. Ganhar depende de muitos pormenores e detalhes, de um momento de inspiração."

Fala-se em inspiração e logo pensamos em Hulk. Afinal, ele tem sido omnipresente nos golos do FC Porto neste arranque de época. "O forte do FC Porto sempre será a equipa. Se assim for, depois há jogadores que, pelas suas características, fazem a diferença e destacam-se. O Hulk tem mais probabilidades de se destacar, gosta de ter a bola e tem prazer nisso. Mas a equipa precisa de estar bem para ele se destacar", desvia Rolando, para quem não vale a pena teorizar muito sobre o que pode ser o jogo: "Uma coisa é ver pela televisão, outra é estar em campo. Em casa vês tudo o que tens de fazer, analisas os espaços… Dentro de campo é diferente."

Bola. O Barça não vive sem ela, desespera quando não a tem. Pode o FC Porto lançar essa provocação suprema? "O objectivo é fazer golos e o Barcelona reclama a bola como esse pensamento. Quando tivermos a bola, temos de a proteger e atacar bem. Quando não a tivermos, há que defender", simplificou, preparado para correr mais do que o habitual: "Hoje em dia, ter pulmão é essencial. Se não estivermos bem, não temos a mínima hipótese."”

Em

www.ojogo.pt

2 – Declarações de Sapunaru

““Temos de recuperar o nosso futebol"

Passaram-se três meses. Pelo meio, saíram o treinador e o goleador. Até o FC Porto dá os primeiros passos em 2011/12 tentando perceber quem é. São questões a que só se responde com vitórias e isso os dragões têm conseguido. Para Sapunaru, porém, o patamar a que a equipa se propõe exige mais. O romeno desfrutou da última temporada e quer repetir. "Temos de melhorar o nosso jogo, a qualidade do nosso jogo. Temos de recuperar o nosso futebol do ano passado, de que toda a gente gostava e que se dizia ser o segundo Barcelona. Temos de melhorar a qualidade e a concentração", atirou em conversa com O JOGO.

Parece cábula, mas Sapunaru fala por si e sabe de cor o que quer. Aliás, percebe-se que essa é uma noção colectiva e permanentemente enfatizada por Vítor Pereira. O plantel assume que quer mais, que pode dar mais, mas conhece as agruras dos arranques. "Estamos a começar e é difícil, no ano passado também não arrancámos assim tão bem. Estamos a ganhar jogos e a ganhar confiança", projecta quem sente que o ponto de viragem pode chegar a qualquer momento.

Aliás, convém que chegue já. O Barcelona assim exige. "Gostamos de ter a bola, será um jogo de posse", avisa, ciente de que ainda nenhuma equipa conseguiu que os catalães passassem a maior parte de um jogo em trabalho defensivo. É um dado que assusta sem abalar a predisposição portista. "Queremos reclamar a bola, é assim que jogamos. Se começarmos a correr atrás da bola não vai ser bom para nós. É muito mais fácil quando se tem a bola", sentencia Sapunaru. Essa é uma verdade absoluta para ambas as equipas. Não há um acordo tácito que satisfaça ambas as partes. O FC Porto sabe que se pode ganhar de várias formas, mas quer fazê-lo tocando no ponto mais sensível do rival, no seu orgulho: a bola.

Com Villas-Boas, essa era uma obsessão. Por isso, Sapunaru fala de "um ano de sonho", não como recordação, mas como referência. "Fizemos grandes jogos", diz quem quer voltar a abrir os jornais e a ler apreciações eloquentes: "Todos nós queremos dar mais. Pensamos no ano passado porque toda a gente falava bem de nós…" Se ganhar ao Barcelona, o FC Porto volta a tocar o céu…

"Temos de ajudar o Hulk"

Ora aí está um título para barulho. Ajudar como? Sapunaru vai marcar outra vez? "Agora vou ficar à espera do próximo. Mas o meu trabalho é defender, não marcar. Não conheço muitos laterais que marquem golos. Fico contente é por ganhar campeonatos. Se marco ou não, é-me indiferente", foi avisando. Portanto, lá voltamos a olhar para Hulk. "O Hulk é um grande jogador, mas se o deixarmos sozinho vai ser complicado. Temos de o ajudar", remata, salientando que Messi também não funcionará a solo no Barcelona. Não?

"Playstation? O Moutinho joga bem"

Sapunaru compara o Barça de Guardiola a um videojogo: "Toda a gente sabe a equipa que é o Barcelona, joga à bola como se fosse Playstation. Temos de estar concentrados." L1+X: passa e desmarca. Talvez não resulte tão fluído no famoso jogo que até tem Messi na capa. Aí, pelo menos, Sapunaru sabe que é possível vencer. "Na Playstation conseguimos ganhar. O João Moutinho joga bem. O futebol parece muito fácil quando vemos o Barcelona jogar. É a melhor equipa do mundo", sentencia. Parecendo que não, há outras vantagens nas consolas: não é preciso correr e até a duração do jogo é virtual.”

Em

www.ojogo.pt

Notícias Portistas

Antevisão da Final da Supertaça Europeia; Fase de Grupos da Liga dos Campeões; Reacção ao Sorteio; Declarações de Pinto da Costa

1 – Antevisão da Supertaça Europeia

Depois da lista de convocados, publicada no post anterior, eis a antevisão de Vítor Pereira, de Hulk e de Helton, da final da Supertaça Europeia, jogo frente ao Barça, que vai realizar-se amanhã no Mónaco.

1.1 – Antevisão do treinador do FC Porto

“"NÃO VIEMOS PARA OS VER JOGAR"

Vítor Pereira agradeceu e retribuiu. Os elogios feitos por Guardiola, cerca de uma hora antes, naquele mesmo local, foram prontamente devolvidos. No Fórum Grimaldi, no Mónaco, o treinador do FC Porto não teve problemas em reconhecer no Barcelona a melhor equipa que alguma vez viu jogar. Só que, desta vez, com a Supertaça Europeia em disputa, tenciona fazer muito mais do que assistir.

Na véspera da grande decisão, o objectivo foi assumido abertamente pelo técnico: o FC Porto está no Mónaco para ganhar. E disse-o sublinhando repetidamente a qualidade individual e colectiva do adversário, que, como os Dragões, cultiva o futebol positivo e aberto. Por isso mesmo, deixou o resultado também em aberto, sem apontar o favorito.

Identidade

"O FC Porto será igual a si próprio, será uma que acredita no seu jogo e nas suas ideias. Temos vindo a trabalhar já há um ano em 433 e é natural que a estrutura seja a mesma. É nela que trabalhamos e não há motivos para a mudar."

Mérito

"Estamos cá por mérito próprio, na sequência de uma época brilhante, mas reconhecendo no Barcelona uma grande equipa e um grande treinador. Não viemos cá para os ver jogar, mas para vencer. Somos também um grande clube, habituado a muita exigência e cujo jogo também prima pela qualidade."

Prova de qualidade

"Vamos procurar ter bola e acreditamos sinceramente que temos argumentos para colocar problemas ao Barcelona. Não tenho qualquer problema em reconhecer que o Barcelona é, provavelmente, a melhor equipa que alguma vez vi jogar, mas eu também lidero um grande equipa com jogadores com muita qualidade. É um momento para desfrutar e para continuar a provar a nossa qualidade."

Futebol positivo

"Os elogios do Guardiola, por virem de quem vêm, têm grande significado. Também gostamos de proporcionar grandes jogos e de futebol positivo, pelo que acredito que a final de amanhã será um grande espectáculo de futebol."

Em aberto

"O jogo também é feito de criatividade, pelo que acredito que a concentração e a inspiração de cada um dos intérpretes pode definir o jogo. O Messi pára-se com um colectivo forte, entreajudas e capacidade de antecipação. Não sou apologista de qualquer marcação individual. FC Porto e Barcelona são duas equipas experientes, com grande qualidade individual e colectiva e que praticam um jogo aberto. Como tal, o resultado também está em aberto."”

Em

www.fcporto.pt

1.2 – Antevisão de Hulk e de Helton.

“"ESTOU POUCO ME LIXANDO PARA O MERCADO"

Hulk e Helton responderam, cada um na sua vez, a perguntas em tudo idênticas e formuladas para ambos, já depois da abordagem de Vítor Pereira ao jogo da Supertaça Europeia. Repisaram, sobretudo, as ideias do treinador. Mas Hulk fez muito mais, proporcionando o melhor momento da conferência, ao recorrer a uma expressão bem brasileira para assegurar concentração absoluta no jogo com o Barcelona.

Hulk sem medo do Barça

"Vamos enfrentar o Barcelona de sempre, que constrói os seus resultados através do colectivo e com várias soluções. A ideia não nos aterroriza, porque a verdade é que não há motivação maior do que defrontar a melhor equipa do momento. Estamos muito motivados para levar o troféu. Quem cá está, está concentrado no jogo de amanhã. Eu estou pouco me lixando para o mercado. Quero dar o melhor e ganhar o troféu."

Helton com atenção redobrada

"Vamos tentar jogar o nosso futebol. Sabemos da capacidade do adversário, mas isto é uma final. A solução é ter personalidade e tentar fazer o melhor dentro de campo. Um guarda-redes nunca tem jogos tranquilos, especialmente tratando-se de uma final. Por isso, o jogo merece atenção redobrada."”

Em

www.fcporto.pt

2 – Fase de Grupos da Liga Dos Campeões

Realizou-se esta tarde no Mónaco o sorteio da fase de grupos da mais importante prova de clubes da Europa, a Liga dos Campeões. O FC Porto ficou no grupo G, com: Shaktar Donetsk da Ucrânia, Zenit S. Petersburg da Rússia e APOEL Nicósia do Chipre. Resta acrescentar que, pela primeira vez, o FC Porto esteve no pote 1 por “ranking”.

2.1 – Reacção de Fernando Gomes ao sorteio

“FERNANDO GOMES: "OBJECTIVO É PASSAR FASE DE GRUPOS"

Fernando Gomes, em representação do FC Porto, reagiu ao sorteio da Liga dos Campeões, afirmando que o objectivo do FC Porto na competição é, para já, “passar a fase de grupos”.

“O FC Porto tem sido feliz nas deslocações ao Leste Europa, já assim era no meu tempo, e esperamos continuar a ser felizes, mas para isso é sempre preciso uma pontinha de sorte”.

Gomes relembrou que o objectivo do FC Porto, para já, é garantir o apuramento, ao mesmo tempo que recordou que o principal objectivo da época é a conquista do campeonato nacional: “O nosso objectivo é passar a fase de grupos e depois ver-se-á, jogo a jogo, mas a nossa grande prioridade é o campeonato nacional”.”

Em

www.fcporto.pt

3 - Declarações de Pinto da Costa

“"Nem sempre ganham os favoritos"

ADALBERTO RAMOS

O FC Porto não parte derrotado para o Mónaco, mesmo sabendo que vai defrontar a melhor equipa do mundo, vincou ontem o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, em declarações aos jornalistas durante a apresentação, no Porto, da equipa do Sport Progresso, da I Divisão da Associação de Futebol do Porto, que fez questão de "apadrinhar". Entre elogios ao técnico Vítor Pereira pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no meio de muitas dúvidas relativas ao futuro de alguns futebolistas, Pinto da Costa recordou que não há forma de impedir a saída dos que possuem cláusulas de rescisão no caso de surgirem clubes

Interessados em pagar os respectivos montantes.

"Claro que o jogo do Mónaco é difícil, mas será daqueles em que o importante é estar lá, porque todos os anos há dois clubes na disputa da Supertaça europeia e este ano o FC Porto é um deles, o que constitui motivo de grande orgulho. E se há jogos em que há favoritos, este é um deles, pois o Barcelona surge nitidamente como a melhor equipa do mundo, mas nem sempre ganham os favoritos e não vamos lá apenas para participar. Vamos apostados em tentar fazer o melhor possível, e isso é ganhar."

Revelando-se muito satisfeito com o trajecto, em termos de resultados, da equipa neste início de temporada, o presidente do FC Porto voltou a recordar que não está surpreendido com o desempenho do técnico Vítor Pereira, a quem endereçou os maiores elogios.

"Já o conhecia, daí não ter sido colhido de surpresa. Vítor Pereira tem trabalhado em condições muito difíceis, porque depois de amanhã [sexta-feira] vai disputar uma prova importantíssima com a melhor equipa do mundo e neste momento não pode ter a garantia dos jogadores que vai ter ou não. Há jogadores com cláusulas de rescisão e, se vierem propostas e eles quiserem sair, não podemos impedi-los. É uma situação delicada, daí a ausência de alguns jogadores, mas o técnico tem feito um trabalho excelente."

Pinto da Costa confirmou a proposta apresentada pelo Chelsea por Álvaro Pereira, referindo que "demorou 30 segundos a responder negativamente" e desmentindo, por outro lado, que o clube tenha entrado na corrida por Leandro Damião.

"Sei que é um bom jogador, mas não admitimos a hipótese de o contratar. Aliás, não estamos à procura de qualquer substituto para o lugar de Falcao."

Na óptica do líder do FC Porto, o excesso de ruído em torno da arbitragem neste início de campeonato só descredibiliza o futebol, atribuindo responsabilidades a alguns comentadores de programas televisivos.

"Há pseudo-intelectuais a falar de futebol como se percebessem alguma coisa do assunto e a darem opiniões ridículas sobre arbitragem. Estão a chegar fogo ao futebol, são incendiários que julgam estar a fazer um grande papel. Criam um clima insustentável aos próprios árbitros, que têm sido uns heróis."”

Em

www.ojogo.pt

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Convocados Para A SuperTaça Europeia

Aqui está a lista de convocados para a Final da Supertaça, jogo frente ao Barcelona, que vai realizar-se na próxima Sexta-Feira. Nesta lista é de destacar as saídas de Álvaro Pereira – será que o lateral vai mesmo sair? – e de Walter, e as entradas de Defour e Cristian Rodríguez.

Lista de Convocados:

Bracali, Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Defour, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza, Cristian Rodríguez, Djalma, Hulk, Kleber e Varela

sábado, 20 de agosto de 2011

Muito Bem Mister!

Ontem Vítor Pereira arrasou na resposta a Jorge Jesus, que tinha dito na conferência de imprensa de antevisão do jogo do Benfica que a grande penalidade que na semana passada deu a vitória ao FC Porto não existiu. Pois bem, Vítor Pereira esteve muito bem na resposta a Jorge Jesus, disse o que tanta gente pensa e não diz. Para dar este tipo de respostas não há tempos indicados para o fazer, ou se responde logo depois do sucedido, ou não se responde. Eu gostei e concordo com o que disse o treinador do FC Porto.

Aqui ficam as declarações, para quem ainda não teve o prazer de as ouvir, ou simplesmente para memória futura.

www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/fc-porto-vitor-pereira-jesus-maisfutebol-futebol-iol/1274251-1304.html

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Gil Vicente 1

1 – Crónica

De Bola Parada Também Se Ganham Jogos

No início de noite desta Sexta-Feira, FC Porto e Gil Vicente defrontaram-se no Estádio do Dragão, em partida a contar para a segunda jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-1.

Com o mercado de transferências ainda aberto, e o futuro de alguns jogadores incerto, o FC Porto recebeu o Gil Vicente, que na jornada inaugural havia conquistado um ponto perante o Benfica, por essa razão os de Barcelos entraram em campo com a moral em alta. E começaram bem, já que começaram a ganhar. Aos dois minutos - certamente que ainda havia muitos adeptos à espera para entrar no estádio – o Gil Vicente beneficiou de uma grande penalidade. Sapunaru perdeu a bola, otamendi cometeu falta no interior da área e o árbitro assinalou o consequente castigo máximo que João Vilela converteu. O FC Porto não estava numa situação confortável, estava a perder no início do jogo com um adversário motivado e acomulava uma ansiedade sem limites. Mas o empate surgiria instantes depois, aos dez minutos e também através de uma grande penalidade. Uma grande penalidade que Hulk sofreu e que o próprio converteu. Com o empate restabelecido o FC Porto procurou o golo da tranquilidade que viria a surgir instantes depois, ao minuto dezasseis, também de bola parada, desta vez um canto, Sapunaru concretizou-o de cabeça. Mesmo a vencer o FC Porto não tranquilizou e o Gil Vicente, com calma, foi fazendo o seu jogo e várias vezes esteve próximo do empate. No segundo tempo o FC Porto decidiu deixar a ansiedade no balneário. E o Terceiro tento apareceu, mais uma vez de bola parada, agora de livre que João Moutinho cobrou, o médio

2 – Análise

Ai Porto, há que ter calma, há que ter muita calma. O jogo não foi fácil, tal como eu esperava. E não foi fácil porque o Gil Vicente tem uma boa equipa, que vinha super motivada. Para além disso o FC Porto jogou o primeiro tempo numa ansiedade que não ajudou nada. Terá essa ansiedade alguma coisa a ver com a saída de Falcao? Não sei, talvez sim, talvez não, o que eu sei é que na próxima semana os jogadores não podem facilitar, a defesa tem de estar concentrada, porque o Barça não brinca em serviço. Mas isso fica para depois, agora este jogo. Foi mais uma vitória, mas sem brilho quase nenhum. O segundo tempo foi um pouco melhor que o primeiro, e por isso gostei um pouco mais da segunda parte que da primeira. Acredito que o FC Porto vai estabilizar com o fecho do mercado e que nessa altura as ideias do treinador já vão ser postas em prática. Mais uma vez o melhor foi o resultado e a consequente soma dos três pontos.

Notas:

Bem Hulk, o Brasileiro marcou dois golos e mais uma vez, na minha opinião, levou a equipa às costas.

Não tão bem Varela, precisa de estar mais concentrado.

Muito bem o público do Dragão a apoiar sempre a equipa, mesmo com um jogo fraquinho.

Muito bem Vítor Pereira na resposta a Jorge Jesus!

Ainda Sobre Falcao e as Palavras Do Colombiano

Bom, tinha prometido que não voltava a este assunto, mas é inevitável. Ontem o FC Porto vendeu Falcao e Ruben Micael, ambos fizeram com que entrasse nos cofres do Dragão uma quantia astronómica. O colombiano “rebentou” com a escala de valorização, se não vejamos, o FC Porto deu 5000000 de euros pelo passe do jogador e dois anos depois encaixou 40000000. Já o disse aqui – o FC Porto fica a ver Braga por um canudo, com o dinheiro na conta é certo, mas sem um grande avançado. Mas outros grandes avançados se seguirão, e a história irá repetir-se. Também já o disse aqui que tenho pena que Falcao vá para um clube da segunda linha do futebol europeu, aliais, entre os portistas a opinião de que o avançado colombiano merecia ir para um clube maior é unânime. Mas não deixo por isso de lhe estar grata pelos golos que marcou ao serviço do FC Porto.

Na hora da despedida, no seu site oficial, Falcao deixou as seguintes palavras:

“Tigre coração de Dragão!

Em primeiro lugar queria agradecer a toda a família portista, liderada pelo seu presidente, pela fantástica oportunidade que me proporcionaram.

Desde o início senti que estava a chegar a um local muito querido, onde todos me receberiam da melhor forma possível, desde os meus companheiros, às pessoas do clube e da cidade e até todos os adeptos. A verdade é que nunca imaginei receber tanto carinho desta cidade, pelo que ficará para sempre na minha memória e no meu coração.

Foram duas épocas incríveis onde aprendi e cresci muitíssimo a todos os níveis. Sempre trabalhei para que a minha passagem pelo clube não fosse esquecida e sempre me esforcei para ganhar o carinho e o respeito de todos.

Este foi o meu primeiro passo na Europa e era impossível ter corrido melhor. Num momento como este apenas me consigo sentir extremamente grato a todos por esta inesquecível experiência.

Foi, desde o início, uma história de amor à primeira vista entre "O Tigre e O Dragão". Não vos posso prometer que um dia irei regressar, mas uma coisa posso garantir: serei Dragão até ao fim!

Muito obrigado a todos!

Falcao”

EM

www.falcao.com.co

Mais uma vez, obrigada por tudo, Falcao!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Já É Oficial

E pronto, já é oficial, Falcao e Ruben Micael vão mesmo ser jogadores do At. Madrid. Sou daquelas pessoas que só acredito que os jogadores saíram quando está preto no branco no site oficial do clube ou quando há uma comunicação oficial à CMVM, como é o caso não restam mais dúvidas.

Apesar de tudo ainda não consegui habituar-me às saídas de grandes jogadores, sei que tem de ser assim, porque o FC Porto precisa de lucrar com essas saídas, mas nunca vou conseguir habituar-me. Já vi grandes jogadores partirem, e também já vi grandes jogadores entrarem exactamente para os lugares dos que partiram, o ciclo é sempre o mesmo, porque tem de ser assim, porque o FC Porto não tem dinheiro à farta, porque o nosso país é pequeno e pobre.

Mas passemos a falar dos dois atletas que acabaram de rumar a Madrid. Sei que já falei aqui demasiado deste assunto, e como tal prometo que é a última vez que o faço. Custa-me realmente que Falcao saia para um clube menor, mas a opção foi certamente dele. Por outro lado o dinheiro que vai entrar nos cofres do Dragão dá perfeitamente para cobrir as compras. Quanto ao Ruben Micael, tenho pena que tenha saído, mas como disse num outro post, prefiro que saia o Ruben que o Moutinho – se bem que não sabemos o que vai acontecer até ao bendito fecho deste maldito mercado.

Resta-me agradecer ao Falcao por todos os golos que marcou ao serviço do FC Porto; principalmente por aquele golo na final da Liga Europa, que deu ao FC Porto uma Taça que julguei que demoraria mais anos até voltar a ver o meu clube vencer. Espero que o Falcao nunca se esqueça que foi o FC Porto que o projectou e que foi no FC Porto que foi considerado o melhor marcador de uma prova Europeia. E apesar de achar que faz mal em sair para o At. Madrid, desejo-lhe toda a sorte, menos quando jogar contra o FC Porto.

Ao Ruben Micael agradeço tudo o que fez no clube e desejo-lhe tudo de bom.

Olhando para estas duas saídas de uma forma económica - apesar de eu não ser uma profissional na questão, nem tão pouco mais ou menos – mesmo assim percebo perfeitamente que é sem dúvida um bom negócio para o FC Porto.

Resta-nos apoiar os que ficam e seguir em frente, porque o FC Porto precisa sempre dos portistas ao lado.

Vítor Pereira Em Antevisão Da Segunda Jornada e os Convocados

1 – Antevisão de Vítor Pereira

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da segunda jornada da Liga.

“"O PRÓXIMO BARCELONA CHAMA-SE GIL VICENTE"

Concentração absoluta na Liga. Entre duas Supertaças, a portuguesa e a europeia, Vítor Pereira reclama focalização exclusiva no jogo com o Gil Vicente, projectando-o seguro da inatacável qualidade da equipa e da eventual perda de Falcao e Rúben Micael para o Atlético de Madrid. Porque, argumentou, "o FC Porto continuará fortíssimo", dispondo ou não do "jogador A,B ou C".

A conferência de imprensa de antevisão do encontro da segunda jornada da Liga decorreu ao princípio da tarde desta quinta-feira, no auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, com o treinador do FC Porto a guardar, para o final, “um abraço” a Ilídio Vale, poucas horas depois de o técnico, também formado pelos Dragões, ter conduzido a selecção portuguesa de Sub20 à final do Campeonato do Mundo da categoria.

Equipa fortíssima

"A minha preocupação é que a equipa esteja preparada para ganhar ao Gil Vicente. Com o Falcao, sem o Falcao, o nosso objectivo foi prepararmo-nos para defrontar o Gil Vicente. O Falcao, inclusivamente, não tem jogado. Temos um plantel que nos permite estar tranquilos e confiantes. O FC Porto continuará a ser uma equipa fortíssima, independentemente de ter o jogador A, B ou C. O FC Porto vive da qualidade colectiva e a minha preocupação é potenciar ao máximo o plantel."

Adversário competente

"Esperamos um jogo complicado, porque o Gil Vicente já provou a sua competência no último jogo. O que é preciso, neste momento, é ganhar. Enquanto a equipa não estabiliza comportamentos, o mais importante é que vença, podendo elevar, progressivamente, a qualidade de jogo, sem nos preocuparmos em demasia com a nota artística."

Concentrados

"É importantíssimo perceber que, entre duas finais, a da Supertaça portuguesa e a da Supertaça europeia, não podemos desconcentrar-nos do objectivo imediato, que é vencer o Gil Vicente. Será o meu primeiro jogo no Dragão na qualidade de treinador principal e eu vou esperar o apoio incondicional dos adeptos para derrotarmos um adversário que vem de um reforço de confiança, que foi capaz de fazer uma recuperação no resultado de 0-2 para 2-2. O próximo Barcelona chama-se Gil Vicente. É importantíssimo vencer este jogo."

Mangala e Defour

"O Mangala e o Defour vêm acrescentar aqualidade. São dois belíssimos jogadores que vão reforçar a qualidade que nós já temos."

Abraço a Ilídio Vale

"Aproveito para enviar um grande abraço ao Ilídio Vale, mais um treinador formado neste clube, que, com a sua competência, acabou de provar que é possível conseguir coisas grandes sem que as expectativas sejam elevadas. Envio-lhe um abraço e aproveito para lhe dizer para trazer o título."”

Em

www.fcporto.pt

2 – Convocados

Aqui está a lista de convocados, destaque para as entradas de Fernando e Walter e para as óbvias ausências de Ruben Micael e Falcao.

Bracali, Helton, Alvaro Pereira, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza, Djalma, Hulk, Kleber, Varela e Walter.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Portistas À Beira De Um Ataque De Nervos

À beira de um ataque de nervos, é como estou neste momento, nem com nervos de aço para abstrair-me desta loucura que é o mercado de transferências ainda estar aberto. Não percebo, afinal não há ninguém na UEFA que tenha cabeça para ver que isto assim não está bom? Afinal de contas as provas europeias já estão em andamento, e alguns campeonatos já começaram. Todas as equipas do mundo precisam de estabilidade para trabalhar, todos os treinadores precisam de saber com quem vão contar para elaborar estratégias, e nesta situação acredito que muitos devem andar com a cabeça à roda.

Um desses treinadores deve ser de certeza Vítor Pereira. Se não vejamos: não sabemos como vai terminar mesmo a história de Falcao – ou sabemos e não queremos acreditar nesse desfecho – e agora surge o nome de Ruben Micael como jogador pretendido pelo At. Madrid. Claro que com a vinda do médio Belga Defour era espectável que alguém do meio campo saísse. E a bem dizer, talvez seja melhor sair Ruben Micael que João Moutinho. Não quero com isto dizer que o Ruben não tem importância no plantel portista, mas a verdade é que Moutinho é um dos pilares e se ele sair será uma perda maior. Depois há outra questão, o At. Madrid está claramente a aproximar-se, mas e será o único? Estamos de olho no Atlético que está tão perto e estamos a esquecer os de mais tubarões que de certeza não se afastaram, devem é estar a aproveitar para, lentamente, ganharem terreno. E isso é o que me preocupa.

Além de me preocupar com o lugar de avançado do FC Porto. Kleber precisa de tempo para adaptar-se aos novos colegas de equipa e ao seu estilo de jogo, Walter não dá de todo garantias – é bom jogador, mas titular absoluto não é. E se Falcao sair mesmo – o que penso que mais hora menos hora vai acabar por confirmar-se, infelizmente – o FC Porto vai precisar de ir às compras, e mesmo que o alvo já esteja definido, o jogador precisará, tal como Kleber, de tempo para adaptar-se. O problema é que o FC Porto não tem tempo para dar-lhes esse espaço de adaptação. Tudo isto seria bem mais simples se Falcao não quisesse de forma nenhuma sair, porque cada vez é mais incompreensível que um jogador da categoria de Falcao esteja contente por ir para uma equipa da segunda linha do futebol Europeu. Se o Colombiano procura única e exclusivamente ganhar mais dinheiro, então a escolha talvez não seja má, se bem que há quem possa pagar mais ainda. Agora se Falcao pretende continuar a prestigiar a carreira e a ganhar títulos, então pode estar à beira de fazer uma péssima escolha. Mas isso é um problema dele. O FC Porto é que pode estar próximo de ficar a ver Braga por um canudo, com o dinheiro na conta é certo, mas sem um grande avançado.

Tenho medo, tenho muito medo do que possa ainda vir por aí.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um Texto Que Reflecte Exactamente O Que Penso

“Pela porta do cavalo... para burro

ANDRÉ VIANA

Deu um murro na mesa e, remetendo para valores de berço, anunciou toda a verdade. Debalde! Falcao não foi sincero, foi vulgar. Falou como se fosse um mero novato e disparou uma série de lugares-comuns que cabem na ficha de apresentação de aspirantes a qualquer coisa, mas não na boca de um dos melhores avançados da história do futebol português. Afinal, Falcao quer mesmo sair do FC Porto, o que, por si só, nem configura nenhuma heresia. É ao falar de clubes que tenham "grandes adeptos" que o colombiano remata ao lado, porque não é um St. Pauli ou um Glasgow Rangers qualquer que vai levar um jogador que sonha com os maiores campeonatos. Visto por este prisma, até o Rayo Vallecano, o Cesena e o West Bromwich podem ter esperanças, sobretudo daquelas que se guardam no banco e se materializam em dígitos num cheque ao portador. Um mês depois de ter renovado contrato e em vésperas de jogar uma Supertaça Europeia e uma Liga dos Campeões, Falcao tem de ser mais "verdadeiro" para que possamos perceber o que raio viu ele no Atlético de Madrid. De outra forma, o que disse no domingo só prepara uma saída pela porta do cavalo... E para burro!”

Em

www.ojogo.pt

Nem mais, está aqui tudo dito… resta-nos esperar para ver o que acontece, com a certeza de que Falcao enganou muitos portistas com falsas promessas. Onde raio eu já vi tal coisa acontecer?

E termino este post com uma frase que ontem também utilizei:

Que feche logo esse maldito mercado de transferências!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Falcao … Falcao …

Como disse ontem, ainda falta meio mês para o fecho do mercado de transferências e como tal muita coisa pode acontecer. Até lá, nós portistas vivemos com a certeza que os tubarões andam perto e com a incerteza de quem possa mesmo sair. Ontem Falcao não contribuiu para acalmar as hostes portistas, bem pelo contrário, ao fazer as seguintes declarações.

“”Todos os jogadores pensam em alinhar em Inglaterra, Espanha ou Itália. Quem disser o contrário está a mentir. Os meus pais ensinaram-me a ser honesto e gostaria de jogar nessas Ligas”, começou por dizer Falcao.

Questionado directamente sobre o At. Madrid, o avançado deu a entender que esse é, de facto, o principal interessado. “O Atlético de Madrid tem grandes adeptos e seria uma grande oportunidade para a minha carreira”, frisou. Mas o F.C. Porto não é superior ao At. Madrid? Falcao desconfia da análise. “Inferior? Depende do ponto de vista.””

em

maisfutebol.iol.pt

Eu entendo perfeitamente que o avançado tenha a ambição de jogar nos grandes campeonatos europeus, mas sinceramente não percebo como é que o At. Madrid pode ser uma boa opção nesta altura. Ó Falcao, no FC Porto a oportunidade de jogar esta época na Liga dos Campeões, mesmo que não passemos da fase de grupos, é uma realidade, já no At. Madrid, nem a Liga Europa é uma certeza. No FC Porto ser campeão e vencer a Taça de Portugal são uma forte possibilidade, já no Atlético … Além disso o FC Porto está a fazer um esforço para manter no plantel as jóias da coroa, e Falcao é sem dúvida uma delas, a prova disso foi a renovação do colombiano e o consequente aumento da cláusula de rescisão. O dinheiro faz mal as pessoas, cada vez me convenço mais disso. Ó Falcao, menos, muito menos.

Que feche logo esse maldito mercado de transferências!

domingo, 14 de agosto de 2011

Crónica e Análise: Vitória de Guimarães 0 – FC Porto 1

1 – Crónica:

Entrar Com O Pé Direito

No final de tarde de hoje, Vitória de Guimarães e FC Porto encontraram-se no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo a contar para a primeira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-1.

Uma semana depois da final da Supertaça, Vitória de Guimarães e FC Porto voltaram a defrontar-se, desta vez não estava em jogo um troféu mas estavam em jogo três importantes pontos. Na primeira meia hora o Vitória de Guimarães deu ao FC Porto a iniciativa de jogo, e os dragões aproveitaram esse facto para controlar as operações. As oportunidades de golo apareceram desde cedo, a primeira pertenceu a Varela. Kleber, por duas vezes, também esteve próximo do golo, mas os vimaranenses também andaram lá perto. E nos instantes finais do primeiro tempo, ao minuto 45, na sequência de um canto, Sapunaru sofreu falta no interior da área e o árbitro assinalou grande penalidade a favor do FC Porto. Hulk foi o homem escolhido para converter o castigo máximo e, apesar de Nilson ter tocado na bola, esta acabou por entrar. Estava feito o primeiro e único golo da partida. No segundo tempo o Vitória de Guimarães imprimiu velocidade em busca do golo do empate, e os dragões procuraram ampliar a vantagem. Mais próximo do final do encontro os jogadores portistas acusaram desgaste, que se fez notar em falhas de concentração. Ainda assim, o FC Porto dispôs de uma boa oportunidade de golo que Falcao não conseguiu finalizar.

2 – Análise

Primeiro jogo da Liga Portuguesa, primeiros três pontos. E é como andar de bicicleta, quem sabe nunca esquece, o FC Porto começou a liga a ganhar, somou três pontos e assim, mais um jogo vitorioso é acrescentado aos números que transitam das duas últimas épocas, já são 40 jogos a ganhar! Não gostei muito do jogo, e não gostei principalmente do segundo tempo, estava a espera de melhor. No entanto nesta fase da época não podemos esperar que estejam todos em forma. Nesta fase, como em qualquer outra, o importante é somar os três pontos, claro que jogos bons todos gostamos. E todos agradecemos que os jogadores do FC Porto não liguem o complicómetro, como aconteceu em determinados momentos do segundo tempo. Vamos esperar por melhores jogos. O melhor de tudo foi começar a liga a ganhar, é importante.

E ainda falta meio mês para o maldito mercado de transferências fechar…

Notas:

Muito bem a claque pportista no apoio incondicional à equipa.

sábado, 13 de agosto de 2011

Convocados Para A Primeira Jornada Da Liga

Aqui está a lista de convocados para a primeira jornada da Liga, cuja principal novidade é a entrada de Álvaro Pereira.

Bracali, Helton, Alvaro Pereira, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Guarín, João Moutinho, Rúben Micael, Souza, Djalma, Falcao, Hulk, Kleber e Varela.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Primeira Jornada da Liga Portuguesa

Aqui ficam as palavras do treinador do FC Porto na conferência de imprensa de antevisão da primeira jornada da Liga, jogo que será disputado frente ao Vitória de Guimarães.

““ESTAMOS PREPARADOS”

Depois da vitória na final da Taça de Portugal, no encerramento da época 2010/11, e da conquista da Supertaça, em Aveiro, o FC Porto volta a defrontar o Vitória de Guimarães, no arranque da Liga (domingo, 19h00). Em terreno adversário, o treinador Vítor Pereira pede “mais consistência” à equipa para repetir os dois triunfos anteriores. Para além disso, assume o favoritismo na Liga.

Vitória nos pormenores

“Sabemos das dificuldades. É já o terceiro jogo consecutivo entre as equipas, que assim têm um conhecimento profundo relativamente à outra. Estamos preparados. Temos consciência de que era necessário trabalhar um ou outro pormenor para sermos mais fortes e foi isso que fizemos. Acreditamos na vitória.”

Mais bola, mais controlo

“Quero relembrar que em Aveiro estava em disputa um troféu. Ganhámos, fomos competitivos e esperamos ganhar muitos mais. Não seria sincero se não dissesse que queremos uma equipa, ao nível dos comportamentos, mais consistente. Trabalhamos para ser consistentes e dominarmos, mas, a espaços, o controlo do jogo não foi feito da forma que gostamos. Teremos de ter mais bola e retirar a iniciativa ao Guimarães. Espero um adversário rápido, a apostar nas transições ofensivas, a actuar de uma forma muito semelhante ao último encontro. Esperamos esse padrão e durante a semana preparamo-nos para isso.”

Ausência dos internacionais

“Este clube tem muitos internacionais, mas isso faz parte do dia-a-dia de uma equipa deste nível. Independentemente disso, fizemos o nosso trabalho da mesma forma, durante a semana, esperando que esses jogadores recuperem para estar disponíveis para o jogo de domingo.”

Equilíbrio no campeonato

“Naturalmente, atribuem favoritismo ao FC Porto por aquilo que conquistou no ano passado. Sabemos que o campeonato vai ser equilibradíssimo, bem disputado e teremos provavelmente de estar a um nível superior ao do ano passado. Teremos maiores dificuldades, porque o conhecimento da nossa equipa e do padrão de jogo é maior, mas também estaremos de certeza mais fortes. Aceito que somos favoritos, mas teremos de provar o nosso valor e qualidade, trabalhando com rigor, seriedade e qualidade.”

Mercado em aberto

“O FC Porto e todos os outros clubes vivem neste mercado aberto até ao final de Agosto. Já manifestei a minha opinião, penso que ele deveria fechar a meio de Agosto, para que os clubes pudessem trabalhar com tranquilidade e mais certeza. Mas isso não é possível e estamos num mercado aberto, com cláusulas. O mais importante é que estou satisfeitíssimo com o trabalho de todos, com o seu empenho, dedicação e profissionalismo. O Falcao está a trabalhar para chegar ao nível da época anterior. Veio tarde e precisou de descansar. Quando acharmos que o momento é o ajustado contaremos com ele, o Guarín e com todos os que chegaram mais tarde.”

“Guerra” dentro do campo

“Estou pronto para a guerra dentro do campo. Em relação às palavras, cada um tem a sua personalidade e forma de estar. Gosto de me agarrar àquilo em que acredito e acredito no trabalho. É a isso que me vou agarrar durante toda a época. Estou pronto para um campeonato disputadíssimo, para potenciar ao máximo a equipa e ela é que tem de dar resposta, não o Vítor Pereira. Aceito as interrogações mas tenho consciência das minhas competências e das da equipa técnica. Vamos ter um FC Porto fortíssimo e quem se distrair vai ser surpreendido, como no ano passado.””

Em

www.fcporto.pt

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais Um Comunicado Portista E A Entrevista de Kleber

1 – Comunicado do FC Porto

“Uma mentira, duas mentiras, três mentiras...

À força de tanto desejar o enfraquecimento da equipa do FC Porto, o jornal “A Bola” é um depósito infinito de mentiras. Na edição de hoje, lê-se na primeira página, de forma taxativa, “Real Madrid em cima de Guarín” e depois acrescenta-se: “Colombiano vai deixar o Dragão”. Mentira, mil vezes mentira.

Impressionante o desejo incontido do jornal “A Bola” de escrever sucessivas mentiras sobre o FC Porto e o seu plantel. Habituados como estamos aos devaneios deste género de imprensa parcial e militante, já nem ligamos muito, só que a paciência tem limites.

Ao contrário do que escreve “A Bola”, sem qualquer fonte, como é habitual, o FC Porto não recebeu uma única proposta para a transferência de Guarín, seja ela do Real Madrid ou de qualquer outro clube, nem pretende negociar o passe deste e de outros jogadores. Por muito que isso doa a clubes e jornais que às vezes até se confundem.

Desenganem-se também os que pensam que com este género de notícias vão conseguir perturbar o trabalho da equipa do FC Porto. No domingo vencemos o 70.º

troféu e iniciamos a época com a mesma sede de vitórias com que terminamos a anterior e, para nos enfraquecer, vai ser preciso muito mais do que umas mentiras cirurgicamente colocadas na primeira página de “A Bola”. Já o deviam saber.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Entrevista de Kleber

“"A primeira já está!"

ANDRÉ VIANA

Kléber caiu em graça. Ao único reforço a passar nos testes de acesso à titularidade faltava ainda tomar o pulso à opinião popular. Fê-lo em dia de folga, na tradicional Ribeira do Porto, sede do clubismo mais fervoroso e sem papas na língua. "Ó filho, não tenhas vergonha, aqui podes falar à vontade", ouviu de uma comerciante quando a miudagem lhe pediu opinião sobre... o Benfica!

Kléber precisaria de um bloco de notas para registar todas as requisições. Das mais simples às mais complexas e inesperadas, como a de um turista espanhol que se acercou para lhe encomendar golos... ao Barcelona! E de golos percebe o avançado, que deixou garantias a quem lhe confidenciou já ter bilhete comprado para a Supertaça Europeia: "No Mónaco marco eu." De surpreendido a afirmativo, Kléber contornou um fervor popular que, nitidamente, não tinha imaginado. A ensolarada Ribeira agitou-se com a sua presença. Saiu das casas e das esplanadas e percorreu com ele a margem do rio. "É maravilhoso. Ainda não conhecia, mas a vista é bonita. É muito legal e vou aproveitar mais vezes, até porque quero conhecer estes restaurantes", disse a O JOGO, ainda de barriga cheia depois de um almoço no D.O.P., do chef Rui Paula, junto ao Palácio da Bolsa.

Ainda lhe falta o sabor dos golos nos jogos a doer, mas foi um Kléber plenamente satisfeito aquele que se passeou pelo Porto profundo. Desde logo, porque tinha ganho o seu primeiro título na véspera e fez questão de se passear com ele: "A primeira já está."

"Isso é a Supertaça? A verdadeira?", perguntava a pequenada, surpreendida pela presença do goleador e tocada pela sua disponibilidade para intermináveis e improvisadas sessões de fotos e autógrafos que o deixaram a suar em bica! O Porto genuíno acolheu o jogador e a figura. "Ai filho, se eu fosse mais nova não me escapavas", foi um dos muitos piropos atirados à beira-rio. No meio do povo, Kléber ficou a compreender um dos mais pertinentes ditados portugueses: "Mais vale cair em graça do que ser engraçado".

"Escolhi a pensar na carreira porque quero viver de títulos"

ANDRÉ VIANA

Há uma onda de entusiasmo em seu torno. Já se sente um ídolo?

Não me considero como tal ainda. Tenho de trabalhar muito para lá chegar. É óptimo sentir este carinho, é gratificante, mas tenho de mostrar mais trabalho até me tornar num ídolo.

O que acha que as pessoas esperam de si? Pesa-lhe esta expectativa?

Não, acho que até ajuda a melhorar. São portistas, são pessoas que torcem por mim e que esperam que lhes dê muitas alegrias.

Só fez um jogo oficial e já tem um troféu. Isso significa que escolheu bem?

Claro. Quando se tem a possibilidade de vir para o FC Porto, pesa muito o facto de ser um clube vencedor. Escolhi a pensar na carreira, porque a história dos jogadores vive de títulos, eu quero viver de títulos e o FC Porto dá-me isso. Foi uma óptima escolha.

Está no FC Porto há um mês. Consegue dizer o que diferencia o clube dos outros?

Desde logo, a humildade. No plantel, impressionou-me a forma como tratam as pessoas. Ninguém é melhor do que ninguém. As pessoas estão sempre disponíveis para ajudar, procuram que estejamos confortáveis. Sente-se humildade e isso é um ponto forte.

Quando é que meteu na sua cabeça que ia jogar no FC Porto?

Tinha isso em mente, mas eu tinha um contrato e tive de o cumprir. Quando ele terminou, sentámo-nos e conversámos e foi fácil chegar a acordo. Estou feliz por isso.

Chegou a falar-se do interesse de Benfica e Sporting. Houve mesmo conversas ou nem sequer admitiu essa possibilidade?

Apenas o José Couceiro, do Sporting, chegou a ligar ao meu empresário, mas comigo ninguém falou directamente. Sempre deixei clara a vontade de jogar pelo FC Porto, nunca a escondi de ninguém. É um clube que projecta bem as carreiras e que ganha títulos.

Um avançado dorme descansado quando a equipa ganha com dois golos de um central?

Nada disso. Chateado não fico porque ganhámos um título, independentemente de quem marca. É claro que seria melhor se fosse eu a marcar, queria muito um golo meu, mas fico feliz pela conquista do título, é mérito de todos. Todos lutaram com o Rolando.

Mas não está ansioso pelo primeiro golo?

Não, ele vai sair no momento certo. Fiz uma boa pré-época, só tenho de dar continuidade. Agora é a valer, mas a única ansiedade que carrego é a de vencer todos os jogos.

Contou que observava Falcao mesmo quando estava no Marítimo. Porquê? O que é que o Falcao tem que o Kléber não tem?

O posicionamento dele é fora do normal, a forma como ele ataca a bola. Tenho de aprender isso ainda e o Falcao vai-me ajudar muito. Espero que ele continue para que possa aprender com ele, a forma como segura a bola, como a protege dos defesas, como finaliza, é excepcional. É um enorme jogador e merece todo o respeito que tem aqui no clube.

Ficou provado que podem jogar juntos?

Isso é com o treinador e depende de cada jogo. Acho que estou a evoluir e a encontrar o meu espaço no clube. O resto é com o treinador.

Pediu a Falcao para ficar?

Isso aí não é comigo. Não sei o que se passa, pelo que não posso dizer muito sobre isso. Ele deu-me um abraço de boas-vindas, desejou sorte e disse que espera que eu seja muito feliz no clube.

Falcao ou Cardozo?

Falcao, sem dúvida. Sou admirador. É humilde, trabalha sério no dia-a-dia. Neste momento não vejo melhor do que o Falcao, à frente do Ibrahimovic mesmo. Para mim, é o melhor ponta-de-lança da actualidade. E não o digo por estarmos na mesma equipa. Não é simpatia não.

Quase todos os brasileiros da sua geração têm o Ronaldo Fenómeno como referência. É a sua também?

Entre milhares, eu sou mais um fã do Ronaldo. Foi o maior avançado de todos os tempos, um goleador. É um ídolo, tal como o Ibrahimovic e o Falcao.

"Abraço para Carlos Pereira"

Ficou magoado por ter ficado no Marítimo há um ano? Como é a sua relação com Carlos Pereira? Cumprimenta-o se o vir na rua?

Claro. Dar-lhe-ia um abraço de agradecimento, porque foi ele que me projectou e me deu oportunidades no clube. Sou muito grato a todos os clubes por onde passei. O Marítimo foi muito importante e ajudou-me em tudo o que precisei.

Curto percurso em retrospectiva

De Vitória (Espírito Santo) a Belo Horizonte, Kléber fez mais de 500 quilómetros para tentar a sua sorte no futebol. Foram tempos de grande dureza para o brasileiro. "A adaptação foi terrível e eu era muito franzino. Fui para muito longe de casa e é duro estar longe da família. Sempre tivemos dificuldades financeiras, nos clubes por onde passei antes do Atlético (onde chegou aos 17) não tinha uma boa alimentação, não tinha boas condições, não tinha nada...", revive quem completou 21 anos em Maio.

Tripas à moda do Porto em agenda

Os colegas de Kléber no Marítimo tinham contado a O JOGO que o avançado é doido por piza. Ao almoço, o brasileiro esteve num restaurante da moda, junto ao Palácio da Bolsa, e ficou-se por um prato de peixe. Sorriu perante a fama e acrescentou que é um bom garfo: "Eles dizem que só como piza? (risos) Gosto muito de peixe e de carne também, mas piza nunca deixo para trás, isso é verdade. Mas gosto de experimentar coisas." Na Ribeira, que tal sugerir a Kléber que prove umas tripas à moda do Porto? "Nunca ouvi falar, mas é como digo, gosto de experimentar, portanto vamos a isso", prometeu para uma ocasião futura quem garante que, em casa, o máximo que sabe fazer é aquecer uma lasanha. Nem sempre a máxima "querer é poder" foi verdadeira para o avançado dos dragões. Para jogar futebol, recorda, passou por algumas privações. "Saí de casa aos 15 anos para tentar a sorte. Quando era preciso, não havia dinheiro, nem sempre consegui pagar as passagens para a minha família me visitar", conta.”

Em

www.ojogo.pt