sábado, 14 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Rio Ave 0

1 – Crónica

James Bisou Na Vitória Que Bateu Recorde

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Rio Ave, em partida a contar para a décima quinta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.

Na jornada após a perda da liderança do campeonato, em noite de chuva, o FC Porto regressou ao estádio do Dragão. Vítor Pereira viu-se obrigado a mexer no onze inicial, devido à ausência, por castigo, de João Moutinho. Para o lugar do português entrou o belga Defour. A espaços, timidamente e sem criar demasiado perigo, o FC Porto dava sinais de que queria somar os três pontos. Mas passada a primeira meia hora, Vítor Pereira viu-se obrigado a trocar uma das pedras do xadrez, Hulk saiu lesionado, para o seu lugar entrou Kleber. Mas o golo portista, que ainda chegou antes do intervalo foi da autoria de James. Durante a primeira parte Helton viu-se obrigado a intervir para impedir o golo dos vila-condenses.

Após o descanso pouca coisa mudou, o FC Porto continuava, timidamente a aproximar-se da área adversária, somando cantos. Helton voltou a impedir um golo dos visitantes e viu Belluschi ter oportunidades para ampliar o marcador, mas na hora H, o argentino não conseguiu colocar a bola no sítio desejado. Quem acabou por o fazer foi novamente James - o colombiano bisou e já soma 7 golos na liga.

Com esta vitória o FC Porto soma 37 golos e permanece no segundo lugar da prova, a dois pontos do líder. E também com esta vitória o FC Porto bateu um recorde, que já lhe pertencia, agora já soma 54 jogos sem perder.

2 – Análise

Começo por dizer que o jogo foi fraco, talvez por João Moutinho – considerado por muitos o motor desta máquina por outros um jogador perfeitamente dispensável – ter ficado de fora, talvez isto faça pensar muita gente. Bom, adiante, o jogo foi fraco, ainda assim positivo, na minha opinião somar três pontos é sempre positivo. Além do mais a vitória foi inteiramente justa, de qualquer forma eu esperava mais. Mas também convém acrescentar que os dragões já sabiam que os rivais e lideres tinham somado três pontos, logo a motivação foi certamente outra. Quanto a Hulk, espero sinceramente que a lesão não seja grave, porque o brasileiro mesmo a jogar no meio dá dores de cabeça aos adversários. Parece-me que Kleber está a acusar a pressão que sentiu no início da época, não está a ser de todo o jogador que já mostrou ser. Gostei do jogo de Álvaro Pereira, o uruguaio está em forma e a equipa agradece. Iturbe teve mais uns minutos de jogo, é preciso dar-lhe tempo como deram a James e como resultou! O colombiano bisou e deu literalmente os três pontos ao FC Porto. E meus caros, já são 54 jogos, foi batido o recorde!

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Pressionado pela obrigação de ganhar, o F.C.Porto entrou bem, dominador e com um futebol agradável, tricotado e em triangulações, foi encostando o Rio Ave atrás. Embora sem contundência no último terço, sem criar muito perigo e abusando das jogadas pelo meio, o Campeão prometia uma noite agradável aos seus adeptos. Só que a qualidade durou pouco e a partir dos 20 minutos, mais coisa menos coisa, começaram os passes errados, o futebol portista tornou-se complicativo, trapalhão, as soluções passaram a não ser as melhores, o que parecia fácil, começou a ficar difícil e até ao intervalo, salvo o golo de James, nada mais de relevante a equipa azul e branca conseguiu. A vantagem mínima era justa, mas se o jogo tivesse chegado empatado ao intervalo, não se pode dizer que era um grande castigo para os pupilos de Vítor Pereira. A juntar e fazer aumentar as preocupações da massa adepta do F.C.Porto, a lesão de Hulk, que sem estar a um nível alto, estava bem e é um jogador importantíssimo na manobra da equipa.

Na segunda-parte, já com Kléber no lugar do Incrível, foi um Porto melhor, com menos zonas sombrias na sua exibição e se podia ter sofrido o empate, que Yazalde desperdiçou isolado e só com Helton pela frente, também é verdade que por várias vezes podia ter aumentado a vantagem, até mesmo antes da jogada do jovem avançado da equipa vilacondense. Veio a consegui-lo já perto do final do jogo, 80 minutos, novamente por James, dando um colorido ao resultado mais de harmonia com o desenrolar da partida.

Tudo resumido, numa noite fria e chuvosa e com meia casa no Dragão, o Campeão cumpriu a sua obrigação e venceu, sem brilho, mas com justiça. E ganhar, nesta altura, é o mais importante para manter pressão e não permitir que a distância para o primeiro lugar aumente.

James marcou dois golos e foi, por isso, decisivo, mas para mim, Fernando, Defour, Cebola e Alvaro, o uruguaio, mais na segunda-parte, estiveram a cima do jovem colombiano, que, está visto, tem de jogar pelo meio e sem preocupações defensivas.

Atingimos uma marca bonita no campeonato, 54 jogos sem perder, mas isso de nada valerá se não atingirmos o principal objectivo, o título de campeões nacionais.

Espero que a lesão de Hulk não seja grave e não obrigue a uma paragem prolongada. Se há jogos, como foi o caso de hoje, que podemos dispensar o Incrível, há outros que a sua presença é muito importante.
Espero também, que esta semana haja fumo branco no que ao avançado diz respeito. Não podemos correr riscos.

Nota final:
Hoje deu para ver mais tempo de Iturbe e sinceramente, não foi o que esperava. Tem atenuantes: é um jovem, está a dar os primeiros passos no F.C.Porto, entrou e quis mostrar serviço, é natural. Mas fê-lo da pior maneira, enveredando pelo individualismo, foi trapalhão, esteve demasiado sôfrego. Iturbe, ficou-me a sensação, ainda tem muitas etapas para queimar. Começo a perceber melhor a razão porque tem estado tanto tempo no laboratório...

Beijinhos

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Foi uma vitória justa, mas uma exibição com pouca qualidade.

Entramos com um ritmo forte na partida, e mantivemo-lo a maior parte do jogo, mas vieram mais uma vez ao de cima as dificuldades que temos em definir o jogo quando chegamos à grande área adversária.
Muitas vezes os jogadores olharam e sem linhas de passe para finalização, viam-se obrigados a recuar o jogo.

Com a saída de Hulk, as coisas poderiam-se ter complicado, mas a noite de ontem teve um James inspirado que resolveu o jogo.
James foi o mais inconformado e inspirado no ataque, causando imensos desequilíbrios.
Otamendi e Fernando tiveram igualmente uma excelente prestação.
Iturbe entrou muito ansioso, e com vontade de resolver tudo sozinho, e por conseguinte a sua prestação ficou aquém do esperado.
Vamos esperar que a SAD contrate o ponta de lança, caso contrário será muito difícil atacar o título.


Abraço e bom domingo

Paulo

Rui Morais disse...

Não foi um bom jogo do Porto que continua apresentar as lacunas referentes ao desequilibro que tem na equipa, mas vamos acreditar que o Porto vai melhorar e voltar ao 1º lugar.