terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Entradas e Saídas no Mercado de Inverno e Algumas Reflexões

Entradas e Saídas no Mercado de Inverno

Desde que abriu o mercado de Inverno muita coisa se escreveu, muito se especulou. Durante alguns dias as questões faziam parte do dia à dia dos adeptos do FC Porto. Será que Lucho ia mesmo voltar? Será que ia ser contratado algum ponta de lança? E quem sairia? Pois bem, Lucho voltou mesmo, o ponta de lança foi contratado e houve saídas. O FC Porto deixou os movimentos no plantel para os dois últimos dias de mercado.

O regresso de Lucho, já o disse, é uma óptima notícia para os portistas, é o regresso a casa de um jogador admirado pela sua personalidade e classe dentro e fora das quatro linhas. Vítor Pereira poderá contar com o argentino na Liga Europa.

Marc Janko, o ponta de lança, é um jogador de nacionalidade austríaca, de 28 anos que mede 1,96. Jogava nos Holandeses do Twente onde, até agora, já tinha marcado 10 golos. Ora, em relação a este jogador não sei nada, mas sei que Vítor pereira não o poderá utilizar na Liga Europa, uma vez que Janko já disputou essa prova ao serviço do Twente esta época. Assim sendo, à semelhança do que aconteceu na Liga dos Campeões, o treinador do FC Porto só poderá contar com Kleber.

Foi também durante este mês de Janeiro que Danilo chegou ao FC Porto, embora já estivesse contratado desde o Verão.

Em relação a saídas, Fucile, Belluschi e Guarin deixam o dragão para rumar a Itália. O uruguaio rumou, por impréstimo, ao Santos. O argentino vai jogar, por empréstimo, no Génova, sendo que os Italianos ficam com opção de compra no final da presente época. Já o colombiano vai ingressar no Inter, também por empréstimo, sendo que os italianos ficam com opção de compra no final da presente temporada. Das três saídas, creio que Fucile e Belluschi poderão fazer mais falta. O primeiro pela sua polivalência, o segundo por ser uma opção para o meio campo. É verdade que quer um quer outro já foram mais incontestáveis do que estavam a ser agora. Quanto a Guarin, o médio sempre foi um tanto ou quanto inconstante. Fará falta o seu potente remate. Aos três desejo boa sorte e quem sabe se não regressam um dia?

Algumas Reflexões

Vamos retroceder à anterior reabertura de mercado. Com a saída de Falcao no Verão, o FC Porto passou a contar com Kleber e com Walter. Isto foi um facto incontornável durante a primeira metade da época, além do que só um deles, no caso Kleber, estava inscrito na Liga dos Campeões. Voltemos então à reabertura de mercado, que à poucos minutos encerrou, mas sempre sem deixar de lado a primeira abertura de mercado. Com o empréstimo de Walter, no início do mês de Janeiro, sobrava apenas Kleber. Voltemos outra vês ao Verão, para constatar que talvez a SAD portista, perante a possível saída de Falcao, devesse ter agido e contratado mais alguém. Não o fez e, até hoje, notou-se que deveria tê-lo feito. De regresso à actualidade. Finalmente foi contratado Marc Janko, o ponta de lança que desde o início do mês de Janeiro era ansiosamente aguardado. Mas tendo em conta que o ponta de lança que foi contratado nesta reabertura de mercado não pode jogar na Liga Europa, persiste o problema que a equipa tinha antes, ou seja, continua a ser pouco uma só opção para a prova europeia. De qualquer forma, salvaguardando a devida adaptação que espero que seja muito rápida, parece-me bom a contratação de alguém que partilhe com Kleber a responsabilidade de marcar golos, quem sabe assim o brasileiro começa a dar nas vistas?

Sem comentários: