sábado, 7 de janeiro de 2012

Crónica e Análise: Sporting 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

Nem Dragões Nem Leões Marcaram

Ao início da noite deste Sábado o Sporting recebeu em Alvalade o FC Porto, em jogo a contar para a décima quarta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

O clássico entre leões e dragões ficou abaixo do esperado por muitos. Foi um jogo intenso, com muita luta a meio campo e por isso pobre em termos de jogadas e de oportunidades de golo. Costuma-se dizer que: cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. E assim foi, nenhuma das equipas entrou apostada em arriscar demasiado. Através de livres, cantos ou cruzamentos a bola, de quando em vez, ia aproximando-se da baliza adversária. Mas Rui Patrício e Helton estiveram exemplares na defesa das respectivas balizas.

Até ao intervalo prevaleceu a luta a meio campo, mas no segundo tempo a velocidade entrou em jogo e com ela alguns momentos de proximidade com o golo. Hulk chegou mesmo a marcar, mas o tento foi anulado por fora de jogo. Mais próximo do final surgiram duas oportunidades flagrantes, uma para cada lado. Ao FC Porto valeu Álvaro Pereira, que sobre a linha negou o golo a Izmailov. Já ao Sporting valeu Polga, que também negou o golo a James.

Assim Sporting e FC Porto dividiram o nulo e os pontos em Alvalade. Os dragões somam 34 pontos e assumem a liderança do campeonato, ficam agora à espera do que vai fazer o Benfica amanhã.

2 – Análise

Eu não estava à espera de um jogo fácil, porque no futebol não há jogos fáceis, além do que num clássico, normalmente, ninguém gosta de se expor. E por tudo o que referi, também não acreditava em goleadas, apenas pedia um golo. Assim não aconteceu, dividiram-se os pontos, justo. Na minha opinião o jogo foi equilibrado, intenso, de muita luta, um jogo onde creio que brilharam os guarda-redes. Se esperava mais do FC Porto? Sim, esperava, mas percebo que as circunstâncias do jogo não o permitiram. Repito, julgo que o empate foi um resultado justo. O FC Porto permanece na liderança à espera de saber o resultado do Benfica para perceber se, com o empate em Alvalade, ficou a perder muito ou não. Ah! Com este empate os dragões já somam 53 jogos sem perder na Liga! Vítor Pereira igualou a melhor marca que pertencia a Robson!

3 comentários:

Emanuel disse...

Foi um jogo razoavel com resultado justo, mais uma vez vou dizer o que digo desde que a epoca começou falta-nos um pl de topo e continuamos á espera que chegue... hulk fez um bom jogo para mim mais uma vez foi o melhor em campo, mas se jogasse na ala e tivesse na area um jogador que desse sequencias ás suas jogadas teriamos uma equipa muito mais forte, vamos esperar para ver o que acontece até ao fim do mes.

53 jogos sem perder, record de robson igualado, faltam 4 jogos para tirar mais um record aos vermelhos.

dragao vila pouca disse...

Talvez tivesse colocado a fasquia para o jogo de ontem demasiado alta, tendo em conta que vinhamos de uma pausa competitiva de 17 dias e isso pesa, mas sinceramente esperava mais. Espera um sinal diferente, de força, pelo menos na mesma linha dos últimos jogos e no jogo de ontem, sem voltarmos aos tempos do Apoel, Olhanense, Académica, voltamos a ser pouco consistentes, pouco soltos, trapalhões e atrapalhados.
Aguardemos pelos próximos jogos para ver se apenas acusamos a paragem ou se é mais qualquer coisa e aproveitemos para arrumar a casa. Depois, empatar em Alvalade não é um drama, na época passada foi igual.

bjs

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Esperava muito mais do FC Porto, e claro uma vitória.
Foi um mau jogo de futebol, muitos individualismos, e os defesas e guarda redes venceram os avançados sem dificuldade.
Um árbitro com um trabalho fraquinho quer técnicamente, quer disciplinarmente.
Muito mal VP no final com uma análise redutora do que foi o jogo. O FC Porto não empatou porque o Polga não foi expulso, empatamos sim, porque o barco ruma para onde a ambição do seu capitão quer que ele rume.
Faltou ambição, entramos muito a medo, e o individualismo de Hulk chegou a ser penoso para qualquer portista.
Destacaram-se individualmente os jogadores da nossa defesa e Fernando.
O melhor em campo foi Palito. O uruguaio galgou quilómetros e tantas vezes cruzou para o ponta de lança inexistente.
Para quando o ponta de lança que saiba responder a cruzamentos, que saiba jogar de costas para a baliza, rodar e tabelar com os médios que vem de trás.
Espero que o mercado feche rápido, para que se defina o plantel. É preciso concentração competitiva para atacar o título.
Hoje vamos por certo perder o primeiro lugar, mas a equipa não pode esmorecer, pois o empate em Alvalade acaba por não ser mau de todo.
Nota muito positiva para o civismo entre adeptos, grande festa em Alvalade.

Abraço e boa semana

Paulo