quinta-feira, 18 de julho de 2013

Carta Aberta a Iturbe



Caro Iturbe,

Antes de mais, permite-me que te trate por tu…

Sei que és proveniente de um país onde os talentos no futebol são muitos e como exemplos mais flagrantes temos os casos de Maradona, Messi ou Lucho. Muitos outros compatriotas teus espalham magia pelos relvados dessa Europa do futebol e outros ainda permanecem nos relvados da Argentina à espera de ver reconhecido o seu valor por algum grande clube do velho continente. Portanto, tu poderás considerar-te um sortudo, porque o FC Porto, um grande clube do futebol português e sobejamente conhecido a nível Europeu, e não só, encontrou-te e apostou em ti.

Sei que foste rotulado de “mini Messi”, sem dúvida que tens talento, mas talvez esse rótulo te tenha pesado demasiado. Sim, às vezes os rótulos não ajudam muito e parece ser claramente este o caso, concordas?

Quando o FC Porto te contratou, criou-se uma grande expectativa à tua volta, exactamente por causa do rótulo que trazias contigo. Mas acontece que tiveste azar na primeira época, quando num jogo da Taça de Portugal partiste um braço. A recuperação dessa lesão demorou algum tempo e seguramente que o tempo que tiveste sem competir te custou um lugar na equipa. No entanto, na pré-época seguinte fizeste bons jogos, marcaste, inclusive, um grande golo. E nessa altura, muita gente voltou a alimentar uma grande expectativa à tua volta, para nós portistas era um sinal de que a época passada iria ser diferente para ti e que iria surgir aquele “mini Messi”. Mas não foi isso que aconteceu. Porquê? Porque não soubeste lidar com o facto de seres suplente. Sabes Iturbe, nem todos podem ser titulares, há sempre uns que jogam mais do que outros, é inevitável. Para além disso, no FC Porto ninguém é titular por decreto, antecipação, à que trabalhar e mostrar ao treinador que pode contar.

Por isso meu caro, aprende que falar nas redes sociais ou por intermédio do teu empresário ou pai não é de todo a solução. Pelo contrário, acabas por ficar prejudicado. Mostra antes em campo aquilo que vales. Mostra ao treinador que pode confiar em ti, que podes ser titular.

Se tiveres de ir à equipa B, então vai, vai à B, não faz mal, não é nenhuma vergonha, estás a defender na mesma as cores do Futebol Clube do Porto e isso é o que mais importa neste momento, porque afinal de contas, é o clube que te paga o salário. E não te esqueças de aproveitar todos os minutos para mostrar ao treinador o teu talento e que mereces ser chamado a equipa A. E quando tiveres a oportunidade de ser chamado à equipa A, então mostra ao treinador que tens capacidade para lá estar.

Só assim é que podes conseguir um lugar na equipa principal do FC Porto, com trabalho, paciência e humildade, muita humildade. Põe os olhos no Lucho, aprende com ele, acredita que é um bom mestre para qualquer jogador jovem que chegue ao clube. Mas tu já deves saber isso, não é?

Iturbe, se queres mostrar ao Paulo Fonseca, aos dirigentes e aos portistas que tens realmente valor para cá estar, então prova-o dentro de campo. Mas pára de fazer declarações polémicas nas redes sociais, pede ao teu empresário e ao teu pai que parem de falar à imprensa e que te deixem trabalhar em paz.

Espero que esta época ponhas todo o teu talento ao serviço do FC Porto.


6 comentários:

Anónimo disse...

Sou suspeito...acredito desde há muito neste menino....aliás, desde o mundial do nélson oliveira até antes e, o iturbe, continua por aqui...onde andam essa promessas que fizeram capas de jornais, inclusivé capas daquele que o querido manhoso vai ser director para a semana...força meu porto...

ass..art. 255º da Constituição - Regionalização

Anónimo disse...

P.S. - ele não nasceu nesse país "onde os talentos são muitos" porque te referias à Argentina, mas, também são muitos os talentos do Estado-Cantão onde ele nasceu realmente, o Uruguai!

Ana Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Andrade disse...

Caro Anónimo,
Segundo a Wikipédia, Iturbe não nasceu no Uruguai, mas sim na Argentina...

«Nascido na Argentina
, foi ainda jovem para o Paraguai»
Se está correto ou não, não sei...

Cumprimentos

Ana Andrade

Anónimo disse...

http://www.iturbe.org/2011/03/iturbe-no-porto-%C2%ABe-um-grande-num-grande%C2%BB-diz-chilavert/

Não nasceu nem na Argentina nem no Uruguai mas sim no Paraguai, país cuja camisola da selecção chegou a envergar nos escalões jovens, como se pode ler no link acima referido! Não é que seja importante, mas é para repor a verdade. :)

Ana Andrade disse...

Caro Anónimo,
Ok... obrigada pela informação...

Cumprimentos

Ana Andrade