quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quinto Jogo da Pré-Época 2013-2014: Millionarios 0 - FC Porto 4



Quinto jogo da pré-época, quinta vitória, mais quatro golos marcados e, mais uma vez, sem resposta, tal como havia acontecido em três das anteriores partidas disputadas.
O jogo realizou-se de madrugada, horas portuguesas, pois claro, logo, provavelmente para a grande maioria dos portistas o resultado final só foi conhecido hoje de manhã. Basicamente foi o que me aconteceu, sabia que três golos o FC Porto tinha marcado, porque até ao terceiro golo vi, mas não sabia qual tinha sido o resultado final. Posto isto, vamos ao que realmente importa, a análise do jogo, que hoje surge sem crónica, tendo em conta que já estamos bem no final do dia e que já foram descritos e revistos todos os pormenores. Deixo, contudo, umas linhas retiradas do site oficial do FC Porto.

Com o relógio a bater na meia-hora, Danilo chamou a si o protagonismo e abriu o activo num excelente lance individual, culminado em grande estilo com um remate cruzado com o pé esquerdo, sem hipóteses para Delgado. O primeiro grande momento da noite do internacional brasileiro, que ainda se deu ao luxo de guardar o melhor para a segunda parte.

Dos 17 golos já apontados pelo FC Porto nesta pré-temporada, enchem-se as mãos aos de belo efeito. Danilo acrescentou mais dois à galeria. Aos 52 minutos, livre directo... ao ângulo. Tão belo quanto irrepreensível. Sensivelmente 20 minutos depois, nova obra de arte, da mesma zona. Noite de sonho e a triplicar para o internacional canarinho, que se revela um verdadeiro mestre na arte das bolas paradas.

Mas o recital azul e branco não se ficou por aqui e foi mesmo de se lhe tirar o chapéu. O mesmo que Jackson Martínez aplicou a Róbinson Zapata com a genialidade e a classe do costume. No seu país natal, o internacional colombiano reforçou um currículo impressionante nesta pré-temporada: quatro golos em quatro jogos. Ao ritmo de Cha Cha Cha, assim se despediu o FC Porto de Bogotá.”


Gostei mais deste jogo, talvez porque os jogadores já estavam mais ambientados às condições meteorológicas do que o verificado no passado domingo, talvez houve uma evolução, ou talvez um conjunto de fatores, a verdade é que este jogo pareceu-me muito mais positivo. Quero com isto dizer que pareceu-me mais competitivo, talvez o plantel esteja a aproximar-se do ponto certo para começar a competir verdadeiramente, o que é bom. Contudo, ainda há uma parte do caminho para percorrer até que tudo fique perfeito.

Entretanto este jogo teve um herói improvável, Danilo, que marcou três golos, sendo o primeiro de bola corrida e os outros dois de livre direto. Será que está descoberto um defesa com o pé quente? Que tal estado de coisas se mantenha durante a época!

E que dizer mais sobre a quinta vitória portista? Talvez que foi de Jackson o quarto golo da partida, um golo “de se lhe tirar o chapéu”!

Domingo há mais, na apresentação aos sócios.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Sem embandeirar em arco, ainda é muito cedo para grandes conclusões, estamos a trabalhar bem e no bom caminho, temos muita qualidade. A Emirates Cup, frente a adversários bem mais difíceis, Nápoles e Galatasaray, ajudará a clarificar mais alguma coisa e a definir o grupo que vai iniciar a época.

Bjs