sábado, 13 de julho de 2013

Terceiro Jogo da Pré-Época 2013-2014: Marselha 0 - FC Porto 3



Como não tive a oportunidade de ver o jogo todo, aqui fica a crónica do mesmo retirada do site oficial do FC Porto


“PLENO DE VITÓRIAS COM NOTA ARTÍSTICA ELEVADA

O adversário era de maior nomeada mas nem por isso o Dragão se atemorizou no segundo teste de pré-temporada. Em Sion, na Suíça, o FC Porto bateu o Marselha por 3-0 e somou novo triunfo neste período de preparação depois da goleada ao Maastricht (6-0), aproveitando ainda para erguer a Taça Valais, como vencedor da competição.

Com apenas três repetentes em relação ao “onze” apresentado por Paulo Fonseca frente ao Maastricht (Alex Sandro, Josué e Lucho), o FC Porto entrou igual a si próprio no duelo com o vice-campeão francês da época transacta. Dinâmico e intenso, o tricampeão nacional vai aprimorando a pressão alta, criando dificuldades ao adversário logo à saída do sector defensivo. Ainda assim, foi o Marselha o primeiro a dar um ar da sua graça. Depois de ganhar a bola a Mangala, Jordan Ayew ainda ultrapassou Helton mas viu Otamendi negar-lhe o golo "in extremis" (19 minutos).

Na outra baliza o desfecho foi consideravelmente diferente. Após um lance de insistência de Lucho, Kelvin rematou à trave mas a bola devolvida pelo ferro encontrou Izmaylov pelo caminho. O internacional russo, com toda a frieza do mundo, inaugurou o marcador com um cabeceamento tão simples quanto oportuno (29 minutos). Já depois do cartão vermelho directo mostrado a Morel por agressão a Fucile (40), Helton negou o empate a Cheyrou (43) e ainda viu Kelvin falhar o 2-0 após um grande lance individual (44).

A etapa complementar trouxe um FC Porto ainda mais dominador, pese embora as muitas alterações feitas por Paulo Fonseca. Pouco antes da hora de jogo, Defour lançou deliciosamente Jackson Martínez para o segundo golo da noite. Na cara do guardião francês, o melhor marcador da Liga em 2012/13 fez o que melhor sabe e dobrou a vantagem portista (56 minutos). Mas o momento da noite foi assinado por Iturbe, autor de um golo capaz de levantar qualquer estádio e que promete correr o mundo. A uns bons 35 metros da baliza, o extremo argentino puxou o pé esquerdo bem atrás e colocou a bola no ângulo superior esquerdo, sem hipóteses para o desamparado guarda-redes gaulês (76). Para ver e rever.

Destaques naturais para as estreias dos internacionais mexicanos Héctor Herrera e Diego Reyes com a camisola do FC Porto, que mantém o pleno de vitórias e a balizada inviolada nesta pré-temporada, após triunfos sobre Maastricht (6-0) e Marselha (3-0).

FICHA DE JOGO

Marselha-FC Porto, 0-3
Jogo de Preparação
13 de Julho de 2013
Estádio Tourbillon, em Sion (Suíça)

Árbitro: Alain Bieri
Assistentes: Johannes Vogel e Remy Zgraggen

MARSELHA: Brice Samba; Rod Fanni, Diawara, Lucas Mendes, Morel, Abdullah, Cheyrou, André Ayew, Amalfitano, Jordan Ayew e Gignac.

FC PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e Josué; Izmaylov, Kelvin e Jackson Martínez Jogaram ainda: Fabiano,
Danilo, Carlos Eduardo, Defour, Varela, Iturbe, Maicon, Abdoulaye, Héctor Herrera, Ghilas, Castro, Diego Reyes, Tiago Rodrigues e Licá.
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Izmaylov (29m), Jackson Martínez (56m) e Iturbe (76m)”

Em




Posto isto, tenho a dizer que pelo que se pode ler na crónica, foi um bom primeiro tempo. Da segunda parte retive o grande golo de Iturbe – convinha alguém dizer-lhe que é assim que ele pode convencer e não a falar nas redes sociais – e a estreia dos dois reforços mexicanos. De resto, com as múltiplas alterações fica complicado perceber o raciocínio do treinador, contudo, o FC Porto dominou o segundo tempo.




PS. Será pedir muito aos senhores do jornal abola ou do record que incluam no palmarés do FC Porto a taça Valais?

3 comentários:

Penta disse...


caríssima, este não é para publicar.

há uma incorrecção no texto: este foi o terceiro encontro particular do FC Porto. o primeiro foi o dos 14-0 ao Valadares. pode não parecer, mas contou como jogo-treino/encontro particular de pré-época.

depois, afirmo que o seu ps está "delicioso" :D

beijinhos
Miguel

Ana Andrade disse...

Caro Miguel,
Obrigada pela correcção...

Cumprimentos

Ana Andrade

dragao vila pouca disse...

Muitas coisas boas, algumas menos boas. Mas é para isso que servem os jogos particulares, são jogos em que se pode errar, ainda não é muito grave, ainda há tempo para corrigir. Como aquilo que esteve menos bem, também não passou despercebido ao treinador, esperemos que esses deslizes já não aconteçam.

Bjs